• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

VISÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DE UM CURSO DE QUÍMICA DO CEARÁ SOBRE OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÚLTIMA DÉCADA.

Autores

Rodrigues, L.A. (UECE) ; Oliveira, M.S.C.O. (UECE) ; Lima, S.K.S. (UECE) ; Borba, R.N.S. (UECE)

Resumo

A educação é a construção de uma porta para uma sociedade melhor, por isso ela deve ser acessível e com qualidade para todos. Visando a necessidade da obtenção de informações sobre o conhecimento tecnológico e científico para nortear futuros trabalhos que possam ser realizados para uma alfabetização C&T. O objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos alunos da disciplina de CTS ofertada no primeiro semestre de 2022 pelo curso de Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE) através de um questionário do Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS). Os resultados obtidos mostraram que os respondentes da pesquisa estão bem centralizados na Ciência e Tecnologia, de acordo com índices atitudinais (Ia) apresentados.

Palavras chaves

CIÊNCIA ; TECNOLOGIA; QUÍMICA

Introdução

A cada ano a sociedade vem-se tornando mais dependente da tecnologia, seja no estudo, nas tarefas domésticas, na mobilidade urbana, na saúde, na economia, e outras atividades importantes do cotidiano. A tecnologia tem como definição um conjunto de técnicas e instrumentos que fornecem meios sejam eles positivos ou negativos para execução de atividades, SILVA (2003). A união de conjuntos é dada pelo percurso entre a ciência e tecnologia que afetam diretamente as esferas sociais enfatizando a não neutralidade e a necessidade de uma cultura de participação para o bem-estar do ser no ambiente em que se encontra. Na tentativa de maximizar e analisar a interação das pessoas nas decisões coletivas sobre a sociedade que o movimento Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS) nasceu, diante disso, é fato relacionar a preocupação ambiental em todo enfoque CTS. É inegável o potencial da ciência e da tecnologia (C&T) como integrantes fundamentais para construção do que se tem hoje, e graças a ela foi possível evoluir em diversas esferas do conhecimento teórico e prático. A cada dia vários pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo que facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a alimentação, a educação, a saúde, dentre outros. No entanto, a crescente evolução da C&T sem um poder democrático na sociedade em sua maioria, também traz consequências negativas para o meio. A Covid-19 demonstrou a importância da CTS para o combate e prevenção da doença que afetou negativamente todos os continentes. Percebeu-se que países que investem em ciência e tecnologia, em união com a propagação de informações, formação e conscientização obtiveram maior taxa de sucesso na diminuição da curva de contaminação em relação ao tempo (BBC,2020).

Material e métodos

A pesquisa fortificou-se na ação do planejamento da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ao serem realizadas aulas expositivas, seminários, apresentação de documentário, vídeos, palestras e jogos; inclusive após a construção de casos de experiências vivenciadas durante o processo ensino- aprendizagem. Ao final do curso foi aplicado o Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e opiniões em CTS (ACEVEDO, VÁZQUEZ e MANASSERO, 2001)), o qual é composto por 100 questões de múltipla escolha. O modelo escolhido para aplicação é uma versão baseada no original e idealizada pela equipe de CTE do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET – RJ) localizado na cidade do Rio de Janeiro, questionário BR 19, forma 2. As questões avaliadas neste trabalham foram Q 40421 e Q 20511, que relatam a opinião das pessoas sobre o uso da Ciência e Tecnologia na Sociedade atual. Após o respondente atribuir o grau de concordância, entre 1 e 9, para cada uma das frases das questões, estes valores são convertidos em um intervalo de [-1, +1] criando-se um índice atitudinal (Ia), que representa os indicadores quantitativos das opiniões e atitudes dos entrevistados com enfoque CTS. Se, por comparação com a classificação previamente feita pelos juízes, as respostas obtiverem índice igual ou maior que (+1), caracteriza-se uma atitude informada, crítica, contemporânea e contextualizada aos padrões desses juízes. No entanto, se índice for igual ou próximo a (-1), a opinião é considerada desinformada, simplista ou inexperiente.

Resultado e discussão

Observou-se na questão 40421 que tratou de como os cientistas podem decidir assuntos científicos no país por serem especialistas no assunto. O IaGM foi de 0,060 como mostra o Gráfico 1, isso nos mostrou que os alunos respondentes apresentaram uma opinião crítica, atual e contextualizada no assunto, talvez essas opiniões podem ter sido decorrentes da pandemia da Covid-19, vividas por nós nos últimos 03 anos, onde o isolamento social e a pesquisa científica na busca de soluções para minimizar os efeitos pandêmicos, que foram terríveis e irão permanecer em nossas mentes por décadas. Nunca o trabalho dos cientistas foi tão valorizado, produziram em tempos recorde uma vacina capaz de diminuir a mortalidade do vírus, fato este que nos fez voltarmos a vida normal, com precauções e muitos cuidados, claro. No gráfico ! também observou-se uma linearidade dos respondentes 7 ao 19, fato esse nos deixou muito feliz no tocante a juventude estar cada vez mais antenada e não alienada no que acontece na Ciência e Tecnologia a nível global. Em contra partida a questão 20511, exposta no gráfico 2, apresenta IaGM negativo de -0,190, isso nos levou a crer, quando os respondentes foram indagados se é necessário que os alunos estudem mais ciências para que ocorra êxito da C&T no país, eles se mostraram em duvida sobre o assunto, vejamos no gráfico 2, que a maioria dos Ia estão entre - 0,2 e 0,2. nem tão próximo nem tão distante do intervalo de análise de -1 a +1. A pesquisa científica ainda é pouco divulgada e deveria sair das universidade e Institutos de pesquisa e se mostrar mais para sociedade em geral , para que essa mesma acompanhe as incríveis pesquisas em andamento, que podem contribuir muito com a qualidade e prolongamento da vida da população.

Gráfico 1



Gráfico 2



Conclusões

Vimos com a análise dessas questões que a Ciência e a Tecnologia tiveram um grande avanço na última década, através das lentes dos respondentes. Mas ainda precisamos de mais incentivos e políticas nacionais para dar bons frutos, como também maior visibilidade para sociedade.

Agradecimentos

Aos alunos da Universidade Estadual do Ceará, do Curso de Química, semestre 2022.1, que aceitaram participar da pesquisa.

Referências

ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., & MANASSERO, M. A. El movimiento Ciencia, Tecnología y Sociedad y la enseñanza de las ciencias. En: M. A., Manassero; A. Vázquez; J. A. Acevedo (Eds) Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. (pp. 14-32) Palma de Mallorca, ES: Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Ballears. 2001.

BBC Brasil.com, 2 de Dezembro de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55095323. Acesso em: 06 set. 2022.

SILVA, J. C. T. da. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Production, v. 13, p. 50-63, 2003.

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