Autores
Rodrigues, L.A. (UECE)  ; Oliveira, M.S.C.O. (UECE)  ; Lima, S.K.S. (UECE)  ; Borba, R.N.S. (UECE)
Resumo
A educação é a construção de uma porta para uma sociedade melhor, por isso ela 
deve ser acessível e com qualidade para todos. Visando a necessidade da obtenção 
de informações sobre o conhecimento tecnológico e científico para nortear 
futuros trabalhos que possam ser realizados para uma alfabetização C&T. O 
objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos alunos da disciplina de CTS 
ofertada no primeiro semestre de 2022 pelo curso de Química na Universidade 
Estadual do Ceará (UECE) através de um questionário do Projeto Ibero-americano 
de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade 
(PIEARCTS). Os resultados obtidos mostraram que os respondentes da pesquisa 
estão bem centralizados na Ciência e Tecnologia, de acordo com índices 
atitudinais (Ia) apresentados.
Palavras chaves
CIÊNCIA ; TECNOLOGIA; QUÍMICA
Introdução
A cada ano a sociedade vem-se tornando mais dependente da tecnologia, seja no 
estudo, nas tarefas domésticas, na mobilidade urbana, na saúde, na economia, 
e outras atividades importantes do cotidiano. A tecnologia tem como 
definição um conjunto de técnicas e instrumentos que fornecem meios sejam eles 
positivos ou negativos para execução de atividades, SILVA (2003). A união de 
conjuntos é dada pelo percurso entre a ciência e tecnologia que afetam 
diretamente as esferas sociais enfatizando a não neutralidade e a necessidade de 
uma cultura de participação para o bem-estar do ser no ambiente em que se 
encontra. Na tentativa de maximizar e analisar a interação das pessoas nas 
decisões coletivas sobre a sociedade que o movimento Ciência-Tecnologia-
Sociedade (CTS) nasceu, diante disso, é fato relacionar a preocupação ambiental 
em todo enfoque CTS. 
É inegável o potencial da ciência e da tecnologia (C&T) como integrantes 
fundamentais para construção do que se tem hoje, e graças a ela foi possível 
evoluir em diversas esferas do conhecimento teórico e prático. A cada dia vários 
pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo que 
facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a alimentação, 
a educação, a saúde, dentre outros. No entanto, a crescente evolução da C&T sem 
um poder democrático na sociedade em sua maioria, também traz consequências 
negativas para o meio. A Covid-19 demonstrou a importância da CTS para o combate 
e prevenção da doença que afetou negativamente todos os continentes. Percebeu-se 
que países que investem em ciência e tecnologia, em união com a propagação de 
informações, formação e conscientização obtiveram maior taxa de sucesso na 
diminuição da curva de contaminação em relação ao tempo (BBC,2020).
Material e métodos
A pesquisa fortificou-se na ação do planejamento da disciplina de Ciência, 
Tecnologia e Sociedade (CTS) ao serem realizadas aulas expositivas, seminários, 
apresentação de documentário, vídeos, palestras e jogos; inclusive após a 
construção de casos de experiências vivenciadas durante o processo ensino-
aprendizagem. Ao final do curso foi aplicado o Questionário de Opiniões sobre a 
Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes 
Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar 
as atitudes e opiniões em CTS (ACEVEDO, VÁZQUEZ e MANASSERO, 2001)), o qual é 
composto por 100 questões de múltipla escolha. O modelo escolhido para aplicação 
é uma versão baseada no original e idealizada pela equipe de CTE do Centro 
Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET – RJ) localizado 
na cidade do Rio de Janeiro, questionário BR 19, forma 2. As questões avaliadas 
neste trabalham foram  Q 40421 e Q 20511, que relatam a opinião das pessoas 
sobre o uso da Ciência e Tecnologia na Sociedade atual. Após o respondente 
atribuir o grau de concordância, entre 1 e 9, para cada uma das frases das 
questões, estes valores são convertidos em um intervalo de [-1, +1] criando-se 
um índice atitudinal (Ia), que representa os indicadores quantitativos das 
opiniões e atitudes dos entrevistados com enfoque CTS. Se, por comparação com a 
classificação previamente feita pelos juízes, as respostas obtiverem índice 
igual ou maior que (+1), caracteriza-se uma atitude informada, crítica, 
contemporânea e contextualizada aos padrões desses juízes. No entanto, se índice 
for igual ou próximo a (-1), a opinião é considerada desinformada, simplista ou 
inexperiente. 
Resultado e discussão
Observou-se na questão 40421 que tratou de como os cientistas podem decidir 
assuntos científicos no país por serem especialistas no assunto.  O IaGM foi de 
0,060 como mostra o Gráfico 1, isso nos mostrou que os alunos respondentes 
apresentaram uma opinião crítica, atual e contextualizada no assunto, talvez 
essas opiniões podem ter sido decorrentes da pandemia da Covid-19, vividas por 
nós nos últimos 03 anos, onde o isolamento social e a pesquisa científica na 
busca de soluções para minimizar os efeitos pandêmicos, que foram terríveis e 
irão permanecer em nossas mentes por décadas. Nunca o trabalho dos cientistas 
foi tão valorizado, produziram em tempos recorde uma vacina capaz de diminuir a 
mortalidade do vírus, fato este que nos fez voltarmos a vida normal, com 
precauções e muitos cuidados, claro. No gráfico ! também observou-se uma 
linearidade dos respondentes 7 ao 19, fato esse nos deixou muito feliz no 
tocante a juventude estar cada vez mais antenada e não alienada no que acontece 
na Ciência e Tecnologia a nível global.
Em contra partida a questão 20511, exposta no gráfico 2,  apresenta IaGM 
negativo de -0,190, isso nos levou a crer, quando os respondentes foram 
indagados se é necessário que os alunos estudem mais ciências para que ocorra 
êxito da C&T no país, eles se mostraram em duvida sobre o assunto, vejamos no 
gráfico 2,  que a maioria dos Ia estão entre - 0,2 e 0,2. nem tão próximo nem 
tão distante do intervalo de análise de -1 a +1. A pesquisa científica ainda é 
pouco divulgada e deveria sair das universidade e Institutos de pesquisa e se 
mostrar mais para sociedade em geral , para que essa mesma acompanhe as 
incríveis pesquisas em andamento, que podem contribuir muito com a qualidade e 
prolongamento da vida da população.


Conclusões
Vimos com a análise dessas questões que a Ciência e a Tecnologia tiveram um grande 
avanço na última década, através das lentes dos respondentes. Mas ainda precisamos 
de mais incentivos e políticas nacionais para dar bons frutos, como também maior 
visibilidade para sociedade.
Agradecimentos
Aos alunos da Universidade Estadual do Ceará, do Curso de Química, semestre 
2022.1, que aceitaram participar da pesquisa.
Referências
ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., & MANASSERO, M. A. El movimiento Ciencia, Tecnología y Sociedad y la enseñanza de las ciencias. En: M. A., Manassero; A. Vázquez; J. A. Acevedo (Eds) Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. (pp. 14-32) Palma de Mallorca, ES: Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Ballears. 2001. 
BBC Brasil.com, 2 de Dezembro de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55095323. Acesso em: 06 set. 2022.
SILVA, J. C. T. da. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Production, v. 13, p. 50-63, 2003.








