• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Química Verde no ensino básico: o uso de uma metodologia promissora envolvendo experimento de baixo custo para auxiliar na Educação ambiental.

Autores

Sousa, H.V.Q. (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS) ; Barros, M.V.C. (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS) ; Marques, M.M. (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS) ; Almeida, Q.A.R. (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS)

Resumo

ATUALMENTE, A QUÍMICA VERDE NÃO POSSUI ESPAÇO NO ENSINO MÉDIO E O SEU FORTE CARÁTER TÉCNICO ACABA POR AFASTÁ-LA DO AMBIENTE ESCOLAR MESMO APRESENTANDO TEMÁTICAS PERTINENTES E IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DISCENTE. A EXPERIMENTAÇÃO NA ÁREA NECESSITA DE GRANDE INVESTIMENTO PARA TORNÁ-LA POSSÍVEL O QUE TAMBÉM INFLUENCIA NA AUSÊNCIA DA TEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO. NESSE TRABALHO,DOIS ALUNOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, DESENVOLVERAM UMA PROPOSTA DE ENSINO SIGNIFICATIVO PARA INTRODUZIR CONCEITOS DA QUÍMICA VERDE A PARTIR DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, RELACIONANDO SUSTENTABILIDADE, QUÍMICA LIMPA, PRODUTOS NATURAIS E A MÉTRICA DA ESTRELA VERDE.

Palavras chaves

Ensino de Química; Química Verde; Sustentabilidade

Introdução

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das iniciativas de política de formação inicial de professores, um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que possui o propósito de contribuir na iniciação profissional de estudantes em cursos de Ensino Superior completamente voltados à Licenciatura. Dessa forma, o licenciando adquire experiência ao decorrer do programa, aprimorando seu desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico em conjunto. A Química Verde (QV) estuda o desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos com o objetivo de reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente (ANASTAS; WARNER, 1998). A Base Nacional Comum Curricular não contempla nenhum conteúdo sobre essa temática e com a nova BNCC do Ensino Médio, essa realidade torna-se ainda mais difícil, já que química e outras disciplinas não serão obrigatórias. A não-obrigatoriedade de química e a ausência de QV no currículo dos discentes alarmam e preocupa a comunidade docente, pois dificulta e atrapalha o processo de formação de indivíduos mais conscientes com o meio ambiente. A Química Verde não contribui somente com a formação de indivíduos e construção de conhecimentos, mas também na compreensão de processos químicos e forma de descarte adequada dos materiais, visando gerar o menor impacto possível para a natureza. A temática possui uma gama de conteúdos interessantes e apresenta versatilidade durante sua aplicação, sendo possível realizar contextualizações e trabalhar de forma interdisciplinar com diferentes segmentos. A sustentabilidade é frequentemente utilizada como eixo transversal em diversas propostas no Ensino de Química, mesmo com as dificuldades encontradas no currículo escolar, sendo frequentemente relacionada com conteúdo de química e biologia, apresentada em sala de aula a partir de uma perspectiva mais sutil. Já a QV é um dos temas que vem crescendo no ensino de Química frente às alterações no currículo obrigatório, porém ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a mesma seja abordada de forma eficiente e didática para o aluno. Atualmente, um dos principais objetivos é apresentar a QV de forma responsável e significativa, sem parecer abstrata e extremamente técnica, assemelhando e correlacionando com o cotidiano discente e o aproximando do conteúdo, gerando familiaridade com o mesmo. Apesar de carregar um viés mais técnico, possui grande potencial para auxiliar na formação dos alunos durante o Ensino Médio, conscientizando os discentes e formando uma geração com maior responsabilidade ecológica. Independentemente do nível, todos os estudantes devem ser introduzidos à prática e filosofia da QV (ANASTAS; KIRCHHOFF, 2002). Ao introduzir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no currículo escolar, é possível debater e desenvolver propostas beneficiando a população, formando indivíduos mais engajados e preocupados com o futuro do planeta. De acordo com Feynman (1997), ocupar-se com problemas não é irracional, devemos fazer e aprender o que puder, melhorando as soluções. É possível observar a realização de experimentos nas aulas de química durante o Ensino Médio, mas a realização dessas práticas não garante o entendimento do conteúdo de forma significativa se não for relacionado ao cotidiano da turma. Além de gerar interesse pela ciência e facilitar o desenvolvimento conceitual (LIMA e MARCONDES, 2005), as atividades experimentais devem atrelar a teoria e a prática no intuito de desmistificar a química, apresentando-a de forma acessível e contextualizada, aprimorando a compreensão do conteúdo. Neste trabalho foi desenvolvido uma proposta por alunos do PIBID de experimentação de baixo custo envolvendo a Química Verde e diversos questionamentos acerca de temáticas ambientais, estimulando o pensamento crítico da turma. Vale ressaltar a importância da abordagem e realização de experimentos de baixo custo durante a construção de conhecimentos, já que durante a prática, o aluno consegue observar que o conteúdo ensinado está presente no cotidiano e que não é preciso de um grande investimento para observá-lo com maior especificidade.

Material e métodos

Ocorreram dois encontros síncronos de aproximadamente uma hora e meia com o intervalo de 14 dias entre eles. A turma possuía 23 alunos e cerca de 17 participavam efetivamente entregando atividades, comparecendo aos encontros e interagindo durante as aulas. No primeiro encontro síncrono, os alunos foram orientados a escolher uma planta que eles já tivessem tido contato. A turma foi unânime em escolher a erva cidreira. Foi realizado um mapeamento de conhecimentos prévios que trabalhou em conjunto com a primeira etapa da proposta, a seleção da planta, onde haviam perguntas que exigiam maior concentração dos alunos,envolvendo produtos naturais, artificiais e sintéticos, questionando suas diferenças e abordando conceitos da QV. O mapeamento de conhecimentos prévios foi respondido de forma anônima através da plataforma Google Forms. Foi apresentado um vídeo curto denominado “Produtos Naturais”, que mostra o caráter mais técnico sobre o assunto quando comparado aos materiais abordados anteriormente, indicando os principais produtos naturais e como eles estão inseridos no cotidiano. Ao final da primeira aula, os alunos e os mediadores debateram sobre as respostas obtidas no mapa de conhecimentos prévios e as alterações que as mesmas sofreram após a compreensão do conteúdo e os conceitos construídos neste primeiro momento. Foi inserida na plataforma google classroom orientações para a produção do extrato da planta selecionada pelo discente na primeira etapa. Para o extrato foi necessário as folhas da planta separadas, álcool 70°, um recipiente com tampa. Os discentes foram orientados a mexer suavemente o extrato todos os dias, por uma semana. No segundo encontro síncrono, foi realizado a finalização da produção do extrato que consistiu na filtragem do material com o auxílio de um filtro de café de papel. Posteriormente foi iniciado o processo de aprendizagem e experimentação sobre cromatografia em papel, prática utilizada na identificação e separação de substâncias. Para essa etapa, utilizamos lápis, tesoura, régua, filtro de café de papel, o extrato produzido, acetona com eluente, outro recipiente com tampa e um conta gotas ou garfo. Foi apresentado os conceitos da QV para os alunos, o resultado da cromatografia de todos os presentes na aula foi avaliado e observado o arraste das substâncias. O experimento foi analisado através da estrela verde (EV); essa métrica possui uma natureza gráfica permitindo comparações visuais bem nítidas. Ela é constituída por uma estrela com o número de pontas necessárias, de acordo com o número de princípios da Química Verde analisados em um determinado experimento (Machado 2014). A possibilidade de diminuir o impacto no meio ambiente e tornar a prática mais sustentável foi colocada em pauta e as alternativas foram debatidas entre os mediadores e a turma. Após a aula, foi divulgado um formulário confeccionado no Google Forms para os pibidianos receberem a avaliação dos alunos sobre a proposta apresentada.

Resultado e discussão

Além da participação e do engajamento da turma observados no decorrer das aulas, com o auxílio do formulário aplicado foi possível observar que a proposta foi muito bem recebida pelos alunos. Na cromatografia obtida, os alunos puderam observar o arraste das substâncias com acetona comercial, do extrato da erva cidreira. Foi observado, por exemplo as clorofilas A e B (Figura 1). A EV obtida pelos alunos sobre o experimento de baixo custo proposto é apresentada abaixo na figura 2. A construção da EV considera pontuações a partir de critérios pré-estabelecidos, podendo ser pontuados de 1 (um) a 3 (três), onde 1 é a ausência de verdura química; 2 uma verdura química parcial e 3, plenamente verde. Para sua construção utilizou-se a plataforma on-line disponível em www.educa.fc.up.pt, permitindo uma análise rápida e fácil partindo das informações que os mediadores, juntamente com os estudantes pesquisaram acerca de todo o material envolvido no experimento. Por se tratar de um experimento sem síntese, foi utilizada a estrela de 6 pontas com 6 princípios da QV, P1 (Prevenção), P5 (Uso de solventes), P6 (Eficiência Energética), P7 (Uso de Matérias-primas renováveis), P10(Degradação) e P12 (Prevenção de Acidentes). Como apresentado na Figura 2, a EV desse experimento possui um índice de preenchimento de 58,33%, onde somente o P6 está totalmente preenchido. Os demais princípios estão parcialmente preenchidos devido ao uso de algumas substâncias prejudiciais tanto para o Meio Ambiente, quanto para o ser humano. Através da metodologia realizada foi possível uma avaliação completa do experimento visando o menor consumo de reagentes, realização de procedimentos que originem uma menor quantidade de produtos potencialmente tóxicos aos alunos e ao meio ambiente, tópico muito importante, pois uma vez que muito se fala dos resíduos originados pelas indústrias e não se leva em consideração os resíduos gerados pelas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, os quais muitas vezes são descartados de forma inadequada no ambiente. A participação dos alunos foi bastante efetiva na construção da EV, e os próprios discentes sugeriram alternativas para que a estrela construída por eles pudesse ter melhorias, para que o experimento ficasse ainda mais ambientalmente correto, assim como, sugeriram outros experimentos para serem feitos dentro dessa temática. A elaboração da proposta levou em consideração a idade, o curso e o ambiente da turma na intenção de tornar o conteúdo apropriado e significativo e também aprimorar a compreensão da temática, abordando conceitos novos com cautela durante a aula e aproximando os tópicos com a realidade vivenciada por eles de forma responsável. Além do cuidado com a abordagem, foi pensado no vocabulário utilizado durante a aula, já que a forma com que o conteúdo é apresentado influencia na recepção dos alunos (Passoni, 2009). Segundo o formulário, apenas 7% dos alunos já sabia da existência de Química Verde e 91% nunca ouviu falar sobre o tema, o que reforça a cautela utilizada para a apresentação do conteúdo. Tratando-se da importância das aulas, 92% dos discentes consideraram os encontros como significativos e 90% compreendeu o conteúdo abordado, quando questionados sobre a estrela verde. O feedback obtido informou que 97% dos alunos acharam o experimento produtivo e interessante e também avaliaram a didática utilizada como leve e prazerosa. Alguns comentários positivos apareceram no formulário, tal como: “As aulas foram legais e bem interessantes. Não conhecia Química Verde, então foi tudo muito novo pra mim. Gostei das atividades que a gente fez e fiquei bastante interessada no assunto. Muito obrigada!” Os alunos também responderam acerca dos questionamentos e escolhas realizadas durante as aulas, onde 98% afirmaram que as decisões tomadas por eles influenciaram nas próximas etapas e isso tornou a aula bastante interessante. Essa característica foi utilizada nos encontros síncronos para os alunos compreenderem que eles eram os protagonistas no momento, já que todas as escolhas consideravam a opinião individual de cada um. Segundo Freire (1997), o docente deve procurar conhecer a realidade em que o aluno vive e que tal atitude é dever que a prática educativa impõe ao professor.

Figura 1

Extrato e cromatografia da erva cidreira

Figura 2

Estrela Verde da cromatografia da erva cidreira elaborada pelos alunos

Conclusões

No Brasil, a Química Verde é uma área desconhecida e com poucos trabalhos no Ensino Básico, o que torna a missão de popularização da temática dificultosa e desafiadora. Contudo, há uma maneira de auxiliar esse processo e torná-lo mais eficaz: inserindo essa filosofia em instituições de ensino. O Ensino em Química carece de metodologias voltadas para a Química Verde e é com urgência que o desenvolvimento de propostas metodológicas seja incentivado. Elaborar essa proposta foi um desafio extremamente enriquecedor para os autores desse trabalho, que colheram frutos de uma tarefa ousada e audaciosa. Aplicar duas aulas de Química Verde com experimento de baixo custo significativo parecia uma realidade muito distante, mas com o auxílio da experiência que o PIBID trouxe e com os conhecimentos adquiridos na graduação sobre a Química Verde e sustentabilidade, foi possível estruturar e executar as ideias de maneira efetiva, desenvolvendo e aplicando propostas inovadoras para a sala de aula contribuindo na construção e formação de indivíduos mais conscientes dos problemas ambientais e das possíveis soluções.

Agradecimentos

CAPES e IFRJ-CAMPUS DUQUE DE CAXIAS

Referências

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SERRÃO, CRG; SILVA, MDB. A Química Verde presente nos artigos da Revista Química Nova: A divulgação científica dos últimos 10 anos. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 15, 2010.

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