Autores
Rodrigues, L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)  ; Lima, S.K.S. (UECE)  ; Oliveira, M.S.C. (UECE)  ; Borba, R.N.S. (UECE)
Resumo
Os cientistas fazem parte de um grupo seleto de cabeças privilegiadas no mundo, 
pois dedicam suas vidas a descobertas para melhoria da vida da população mundial. 
O objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos alunos da disciplina de CTS 
ofertada no primeiro semestre de 2022 pelo curso de Química na Universidade 
Estadual do Ceará (UECE) através de um questionário do Projeto Ibero-americano de 
Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade 
(PIEARCTS). Após um longo período em casa, decorrente do isolamento social devido 
a pandemia da Covid-19, os respondentes da pesquisa mostraram muita confiança, 
segurança e esperança no trabalho da Ciência,  de acordo com índices atitudinais 
(Ia) obtidos através do questionário.
Palavras chaves
QUÍMICA; PIEARCTS; CTS
Introdução
É inegável o potencial da ciência e da tecnologia (C&T) como integrantes 
fundamentais para construção do que se tem hoje, e graças a ela foi possível 
evoluir em diversas esferas do conhecimento teórico e prático. A cada dia vários 
pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo e maior 
eficiência, facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a 
alimentação, a educação, a saúde, dentre outros. Pessoas fazem ciência e a 
ciência ajuda as pessoas. Assim, pessoas ajudam pessoas. O atual contexto vem se 
desenhando dessa 
forma, ao mostrar o quão importante tem sido a participação dos cientistas e das 
suas pesquisas para combater a pandemia causada pelo Corona vírus, desde o fim 
de 
2019 (UNESP, 2022). Considerando a ciência como conhecimento produzido em todas 
as áreas e a importância do método científico para promover as pesquisas, um 
projeto de extensão da UNESP, foi inserido em 2020, teve a proposta de 
oferecer lives para a comunidade, explicou a professora Ana Cristina Duarte, 
pesquisadora da UNESP. Assim, foram realizadas cerca de 15 lives da “Escola de 
Pesquisadores”, com participação de até mil pessoas em cada, de diversos estados 
do país. Pesquisas e ações de extensão, realizadas por esses e outros tantos 
cientistas,  reforçam a necessidade de ter a ciência como base para auxiliar a 
vida das pessoas e o gerenciamento de crise (FERRAZ, 2021).
Material e métodos
A pesquisa fortificou-se na ação do planejamento da disciplina de Ciência, 
Tecnologia e Sociedade (CTS) ao serem realizadas aulas expositivas, seminários, 
apresentação de documentário, vídeos, palestras e jogos. Os alunos participantes 
da pesquisa tinham entre 18 e 24 anos, num total de 22 participantes. Ao final 
do curso foi aplicado o Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia 
(COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, 
Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e opiniões em 
CTS (AZEVEDO et al., 2001), o qual é composto por 100 questões de múltipla 
escolha. O modelo escolhido para aplicação é uma versão baseada no original e 
idealizada pela equipe de CTE do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso 
Suckow da Fonseca (CEFET – RJ) localizado na cidade do Rio de Janeiro, 
questionário BR 19, forma 2. As questões avaliadas neste trabalham foram Q - 
40131 e Q - 40211 (https://www.redalyc.org/pdf/155/15508205.pdf), que relatam a 
opinião das pessoas sobre o uso 
da Ciência e Tecnologia na Sociedade atual. Após o respondente atribuir o grau 
de concordância, entre 1 e 5, para cada uma das frases das questões, estes 
valores são convertidos em um intervalo de [-1, +1] criando-se um índice 
atitudinal que representa os indicadores quantitativos das opiniões e atitudes 
dos entrevistados.
Resultado e discussão
Com um Índice Atitudinal Geral Médio (IaGM) de 0,205, observou-se que os 
respondentes quando indagados sobre os cientistas serem responsáveis por novas 
descobertas, como exposto na questão 40131, demonstraram interesse sobre as 
pesquisas científicas em andamento, resultados similares foram obtidos por Silva 
(2012). Talvez o momento de pandemia vivido por nós nos últimos quase três anos, 
fez com que toda a população ficasse mais alerta ao mundo científico. Ocorreu 
uma linearidade entre os respondentes de 6 a 22, mostra-se com isso que as 
cabeças críticas desses jovens estão antenadas cada vez mais para o elo ciência 
e  informação. E a tecnologia com a internet em tempo real favorece que essas 
informações chegam mais rápido para população, contribuindo assim com a 
divulgação científica.
Na questão 40211 o IaGM foi relativamente baixo, em torno de 0,092. Isso pode 
ter sido decorrente da fundamentação da questão, onde a mesma afirma que os 
cientistas devem ser os únicos a decidir assuntos científicos porque são 
especialistas. Porém a maioria da população não está muito ciente no que 
acontece no meio científico, como por exemplo, eles não acreditavam que seria 
possível desenvolver uma vacina em tempo recorde para minimizar os efeitos 
letais do vírus da Covid. No gráfico 2, observamos pouca linearidade nas 
respostas, apresentando similaridade apenas em 50% da pesquisa, dos respondentes 
de 7 a 14. Diante da falta de informação sobre os avanços da ciência, deveríamos 
como químicos e profissionais das ciências naturais corroborar com os cientistas 
no que concerne à sua credibilidade. 


Conclusões
Vimos que nossos alunos acreditam na ciência e a colocam como um movimento de 
pesquisa que dá segurança e confiança para sociedade. Principalmente nesses 
últimos dois anos e meio, o trabalho dos cientista foi essencial para a esperança 
de viver, depois de um momento pandêmico como esse que ainda estamos vivenciando.
Agradecimentos
Aos alunos do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE, pela 
participação na pesquisa.
Referências
ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., & MANASSERO, M. A. (2001). El movimiento Ciencia, Tecnología y Sociedad y la enseñanza de las ciencias. En: M. A., Manassero; A. Vázquez; J. A. Acevedo (Eds) Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. (pp. 14-32) Palma de Mallorca, ES: Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Ballears.
SILVA, M. A. F. B. da (2012). O Conceito de Tecnologia a partir das pesquisas do PIEARCTS. (Tesis de doctorado inédita). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil.
FERRAZ, M. (2021). http://www.uesb.br/noticias/ciencia-pela-vida-pesquisadores-destacam-a-importancia-da-pesquisa-na-pandemia








