Autores
Cunha, R.R. (SEDUC MA)  ; Catapreta, J.C.A. (UFPI)  ; Noronha, E.P.A. (SEDUC-MA)  ; Viana, V.S. (SEDUC MA)  ; Sousa, L.S. (SEDUC MA)
Resumo
Com o advento da pandemia mundial do Corona Vírus, atividades simples como o uso 
de álcool como desinfetante tornou-se algo primordial. Nesse sentido, o ensino de 
química utilizou-se de técnicas largamente conhecidas para produção de álcool gel 
como forma de conscientizar os estudantes para a necessidade dos cuidados e 
assepsia, impactando sobremaneira a vida destes.
Palavras chaves
Educação; Ensino ; Álcool Gel
Introdução
Atualmente, os únicos meios conhecidos para inativar rápida e efetivamente uma 
grande variedade de microrganismos potencialmente prejudiciais nas mãos são os 
géis antissépticos à base de álcool (BRASIL, 2020).
Diversos procedimentos foram estabelecidos visando facilitar o acesso pela 
população a produtos auxiliares na prevenção do contágio em virtude da 
emergência de saúde pública internacional relacionada ao vírus SARS-CoV12, 
causador da Covid 19 (BRASIL, 2020).
Observa-se que o álcool gel possui propriedades microbicidas eficazes para 
eliminar os germes mais conhecidos, sendo indispensável na realização de 
prevenção como a antissepsia das mãos (SANTOS, 2002). 
Nesse contexto resolveu-se que uma excelente forma de experiência prática no 
ensino-aprendizagem no campo da Educação Química foi a produção conjunta com 
estudantes da educação básica, de forma a fixar a necessidade de cuidados com a 
pandemia.
O presente trabalho teve como objetivo geral correlacionar o processo prático de 
produção do álcool gel utilizando as boas práticas de laboratório com o ensino 
de Química olhando para as funções orgânicas com foco na função álcool. 
E como objetivos específicos compreender o mecanismo de ação do álcool gel na 
limpeza e assepsia dos matérias e do corpo; correlacionar o processo de 
fabricação do álcool gel com o conteúdo de álcoois; explicitar a importância e 
aplicação do álcool gel na sociedade “pós pandêmica”.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Educa Mais Deputado Remy Soares, 
localizado no município de Presidente Dutra – MA. Para a realização, necessitou-
se de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira foi apresentada a importância 
do uso de álcool gel e uma rápida introdução acerca do conteúdo de funções 
orgânicas com um enfoque no álcool. Após isso, no segundo momento foi 
desenvolvido a atividade experimental no laboratório da escola. Para a produção 
de aproximadamente 1,1 litros do álcool gel foram utilizados 1L de álcool 70%, 
glicerina, carbopol 940, AMP 95 (trietanolamina), corante, essência, espátula, 
bastão de vidro, coador, mixer e um vasilhame de 2 L. 
Nessa linha processual, no vasilhame de 2L foram adicionados todos os 
componentes seguindo a seguinte ordem: despejo de 1L de álcool 70%; adição de 
10g de carbopol 940; homogeneização da mistura com o auxílio de um mixer; adição 
aos poucos de AMP 95 (trietanolamina) até a neutralização do sistema; adição de 
30 mL de glicerina; essência e o corante artificial a gosto. Por fim, se a 
mistura ficar muito pastosa, adicionar mais álcool, até chegar na consistência 
desejada e armazena-se o produto em um recipiente adequado. 
Resultado e discussão
Ao final da atividade prática, os estudantes puderam associar o conteúdo 
ministrado em com o experimento construído em laboratório conseguindo relacionar 
com a teoria química e com isso se mostram mais receptivos quanto ao estudo da 
química.
De acordo com os questionários analisados a grande maioria dos alunos preferem 
aulas práticas, cerca de 95% afirma que a disciplina de química quando 
trabalhada através de experimentos é de fácil entendimento ao contrário dos 
textos e formulas que são vistos em sala de aula.   
Observa-se também que com a atividade pratica o entendimento do conteúdo foi 
simplificado e que um total de 90% dos estudantes absorveu o assunto de forma 
satisfatória conseguindo associar a pratica trabalhada em laboratório com o 
conteúdo visto em sala de aula.
É valido destacar também que cerca de 80% dos alunos afirmaram que conseguem 
reproduzir novamente a determinada atividade sem o auxilio do professor pelo 
fato de terem realizado ela no laboratório e de forma prática.      
Além disso, foi possível constatar o desenvolvimento de competências e 
habilidades de trabalho em grupo e aprofundamento do referido componente. 
O álcool produzido no laboratório adquiriu a consistência desejada e aroma. 
Conclusões
Concluímos ao término da fabricação que os discentes conseguiram compreender como 
o álcool gel age no combate ao Covid e também conseguem identificar a função 
oxigenada álcool nas atividades de sala de aula.    
Percebeu-se como determinadas substâncias como o álcool gel, inicialmente algo 
difícil de ser encontrado e com elevado custo, pôde ser feito por eles, estudantes 
da educação básica, com relativa facilidade.
Agradecimentos
Agradecemos à Secretaria de Educação do estado do maranhão que nos proporcionou a 
oportunidade de realizar a atividade, bem como nosso orientador prof. Jean 
Catapreta que nos auxiliou nas horas mais difíceis. 
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Orientações Gerais para Produção de Formulações Antissépticas Alcoólicas, 24 de março de 2020, disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/743json-file-1. Acesso em: 04 set. 2022. 
SANTOS, M. S.. Higienização das mãos no controle das Infecções Hospitalares. Disponível em: www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/higienizacao_mao. Acesso em 19 de set. de 2022.








