Autores
Palheta, J.W.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)  ; Melo, J.O.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)  ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Um dos episódios mais significativo e não mais importante da História da Química 
foi a Alquimia, a qual foi responsável por dar início a uma química experimental 
com o uso de técnicas e métodos instrumentais para alcançar seus objetivos. 
Neste estudo, procuramos compreender o pensamento dos graduandos do curso de 
Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) acerca das 
contribuições de Andreas Libavius para a constituição da Química a partir da 
aplicação de um minicurso. Nesse sentido, os participantes apontaram que a 
compreensão dos utensílios abordados permite conhecer técnicas laboratoriais a 
nível industrial e que podem ser facilmente trabalhadas no Ensino de Química. 
Portanto, é fundamental refletir sobre este marco de evolução da química.
Palavras chaves
História da Ciência; Alquimia; Ensino de Química
Introdução
Diversos são os estudos que apontam para a necessidade de compreender a Ciência 
como um conhecimento humano passível de transformações, construída de modo 
coletivo e envolvida em um determinado contexto (MATTHEWS, 1995; TRINDADE et 
al., 2010). Desse modo, a História da Ciência pode ser utilizada no ensino de 
ciências com o objetivo de construir uma óptica mais ampla sobre o funcionamento 
da Ciência, levando o aluno a compreender tanto sobre os conceitos científicos 
quanto sobre o papel da Ciência na sociedade (BELTRAN; SAITO; TRINDADE, 2014). 
Além disso, os autores pontuam que esse tipo de abordagem pode promover uma 
maior motivação entre os estudantes com relação ao aprendizado dos conceitos 
científicos, bem como um maior incentivo à participação no debate sobre ciência 
e tecnologia.
Nesse sentido, como componente do processo evolutivo da química enquanto Ciência 
destaca-se a Alquimia, a qual representou um episódio histórico de grande 
relevância para a constituição da Química contemporânea, principalmente devido 
às contribuições de importantes alquimistas do século XVI para os métodos e as 
técnicas de extração e purificação de substâncias químicas que conhecemos nos 
dias atuais (MAAR, 1999).. Desse modo, destaca-se o alquimista Andreas Libavius 
como pioneiro no desenvolvimento dos primeiros laboratórios químicos no século 
XVI.
Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições 
dos utensílios utilizados pelo alquimista Andreas Libavius para a constituição 
da química contemporânea, a fim de averiguar os métodos e técnicas utilizados 
por esse alquimista que ainda permeiam no século atual e que são considerados 
fundamentais para as práticas laboratoriais de extração e manipulação de 
substâncias.
Material e métodos
A presente pesquisa possui um caráter qualitativo, definido por Ludke e André 
(2013) como sendo uma tarefa de análise que implica, em um primeiro momento, a 
organização de todo material, dividindo-o em partes, relacionando essas partes e 
procurando identificar nele tendências e padrões relevantes. Num segundo 
momento, essas tendências e padrões são reavaliados buscando relações e 
inferências em um nível de abstração mais elevado. 
Nesse sentido, a pesquisa foi realizada em formato presencial tendo como público 
participante graduandos do curso de Licenciatura em Química do 6° e 7° semestres 
da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com isso, o percurso metodológico se 
deu mediante três momentos.
No primeiro momento, foi aplicada um minicurso aos participantes da pesquisa com 
a temática “As contribuições de Andreas Libavius para a constituição da Química 
contemporânea”. Nessa apresentação, foi feita a abordagem sobre o período da 
Alquimia, bem como foi apresentado e debatido os utensílios utilizados pelo 
alquimista Libavius para a produção e extração de substâncias químicas naquele 
período. Além disso, foi desenvolvida uma análise das contribuições desses 
métodos experimentais para a compreensão da Química nos séculos atuais.
No segundo momento, foi encaminhado aos participantes da pesquisa um 
questionário por meio do instrumento coletor de dados Google Forms contendo 3 
perguntas, que podem ser visualizadas no quadro 1, a fim de verificar os 
conhecimentos adquiridos pelos participantes a partir da aplicação da oficina. 
Por fim, os dados coletados foram analisados e discutidos mediante a análise de 
conteúdo, método que inicia com uma “leitura flutuante” do material coletado, 
sendo abstraídas impressões para a sistematização da mensagem contida no texto 
(BARDIN, 2011).
Resultado e discussão
A partir da análise das respostas, foi possível verificar as contribuições do 
Forno de Ponto de Fusão de Libavius para os processos industriais realizados na 
atualidade, emergindo como principais categorias: contribuições aos fornos 
industriais atuais, considerado para os participantes uma grande contribuição de 
Libavius para os fornos industriais que conhecemos nos dias atuais, bem como 
para os processos de fundição de metais. 
De acordo com Baldam (2014), a técnica de fundição leva em consideração algumas 
etapas como a construção de um modelo com o formato aproximado da peça a ser 
fundida. Além disso, verificou-se o surgimento de três categorias no que se 
refere aos conteúdos de Química que podem ser associados ao Forno de Ponto de 
Fusão de Libavius: transformação da matéria, química dos metais e termoquímica.
Nesse sentido, o conceito de reações químicas foi considerado importante por  
parte dos participantes, visto que em todas as práticas realizadas durante o 
período da alquimia tiveram como ponto de partida a formação de novas 
substâncias (BORGES et al., 2020). Com isso, o docente poderá mostrar as 
evidências e os fatores de uma reação química relacionando-os com as reações 
realizadas no período da Alquimia.
Ademais, verificou-se o surgimento de duas categorias a respeito dos conteúdos 
de Química que podem ser abordados na exposição do utensílio Arranjo de 
Putrefação: fermentação, reações químicas. Nesse sentido, verificou-se que o 
funcionamento do utensílio pode ser associado a técnicas e métodos de 
fermentação utilizados na contemporaneidade, a exemplo da produção de bebidas 
alcoólicas. Com isso, observa-se que a fermentação utilizada para a produção de 
bebidas alcóolicas é a fermentação alcoólica (DUARTE, 2014). 

Questões elaboradas para o questionário de avaliação
Conclusões
	A utilização da História da Ciência em sala de aula corrobora para a 
compreensão dos episódios históricos formadores dos conceitos científicos. Com 
isso, a Alquimia representa um episódio muito importante para a constituição da 
química contemporânea, visto que muitas técnicas e práticas experimentais 
desenvolvidas nesse período proporcionaram a consolidação dos métodos 
estabelecidos pela química nos dias atuais. Portanto, o docente é responsável por 
criar um ambiente favorável à construção dos saberes científicos a partir de 
reflexões desse campo de estudo.
Agradecimentos
Referências
MATTHEWS, M.R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
TRINDADE, L.S.P.; et al. História da ciência e ensino: alguns desafios. In: BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L.S.P. (Orgs.). História da Ciência: tópicos atuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 119-132, 2010.
BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L.S.P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora da Física, 2014.
MAAR, Juergen Heinrich. Primeira história da química: dos primórdios a Lavoisier. Santa Catarina: papa-livro, 1999.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. 2a Ed. 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BALDAM, R.L.; VIEIRA, E.A. Fundição: Processos e tecnologias correlatas. 1. Ed. São Paulo: Érica, p. 56, 2014. 
BORGES, Pedro Augusto; GROENER, Louise Vasconcelos; GOMES, Gabriel Pereira; RODRIGUES, Joanna P.; LIMA, Geraldo Magela; MUSSEL, Wagner N.; AUGUSTI, Rodinei; FILGUEIRAS, Carlos A.L. Alquimia Experimental. Química Nova, Belo Horizonte-MG, v. 43, n. 9, ISSN: 1362-1373, 2020. 
DUARTE, F.T.B. A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar. Brasília, 2014. 141 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.








