Autores
Melo, J.O.M. (UEPA)  ; Palheta, .W.C. (UEPA)  ; Santos, V.L. (UEPA)  ; Silva, M.D.B. (UEPA)
Resumo
Os espaços não-formais de ensino se caracterizam por promover a divulgação 
científica, porém, o advento da pandemia da Covid-19 fez com que esses espaços 
adaptassem suas ações para o meio digital, sendo também o caso do Centro de 
Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), localizado no município de Belém-PA. 
Desse modo, o trabalho teve como objetivo desenvolver um relato de experiência 
sobre as ações desenvolvidas no meio digital pelos estagiários de Química do 
CCPPA no ano de 2021. Diante disso, observou-se a realização de duas principais 
ações: a mediação no Planetário Virtual e a elaboração e publicação do 
Planetário Curioso. Portanto, verificou-se que os estagiários de Química do 
CCPPA relataram um bom número de ações desenvolvidas no contexto de realização 
de atividades de forma remota.
Palavras chaves
Espaços não-formais; Ensino remoto; Divulgação científica
Introdução
Os espaços não formais de ensino (ENF) se caracterizam por criar uma ambientação 
científica importante para a construção dos saberes científicos, uma vez que 
ampliam as possibilidades de aprendizado (SOUZA; BARROSO, 2022). Nesse âmbito, 
esses espaços de divulgação científica surgem como importantes artifícios para a 
complementação do conhecimento escolar.
No entanto, o advento da pandemia da Covid-19 fez com que os ENF reavaliassem 
suas formas de comunicação com o público, havendo a necessidade de se adaptar 
aos novos recursos tecnológicos para que suas atividades de divulgação 
científica não fossem interrompidas (SILVEIRA; ROCHA, 2021)
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) caracteriza-se como um ENF 
localizado no município de Belém-PA e vinculado à Universidade do Estado do Pará 
(UEPA). O CCPPA possui diferentes ambientes de divulgação científica, os quais 
são: Astronomia, Química, Biologia, Matemática, Geologia, Física e a cúpula de 
projeções (OLIVEIRA; ALMEIDA, 2019). Ainda de acordo com as autoras, no CCPPA 
são realizadas diversas ações educativas, como visitações guiadas, cursos, 
palestras, observações astronômicas, aplicação de experimentos, contando ainda 
com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Até o início de 2020, essas atividades eram desenvolvidas totalmente de forma 
presencial, contudo, com o advento da pandemia da Covid-19, as atividades 
tiveram que ser organizadas e adaptadas para o meio digital, emergindo muitos 
desafios frente às novas demandas impostas pela sociedade, bem como estratégias 
para dar continuidade ao trabalho realizado no Centro. Nesse sentido, o presente 
trabalho teve como objetivo desenvolver um relato de experiência sobre as ações 
desenvolvidas no meio digital pelos estagiários de Química do CCPPA no ano de 
2021.
Material e métodos
A presente pesquisa se caracteriza como um relato de experiência sobre as ações 
desenvolvidas pelos estagiários de Química do Centro de Ciências e Planetário do 
Pará, no contexto de Ensino Remoto, no ano de 2021. Embora o CCPPA tenha 
retornado às atividades presenciais a partir de setembro de 2021, algumas ações 
continuaram sendo desenvolvidas no meio digital, o que justifica a delimitação 
temporal em todo o ano de 2021.
	Dessa forma, o percurso metodológico foi dividido em dois momentos. No 
primeiro momento, foi organizado um levantamento geral de ações desenvolvidas 
pelos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021, realizadas no meio 
digital, em virtude do contexto pandêmico e consequente necessidade de 
distanciamento social. Nesse sentido, foram elencadas duas principais ações 
desenvolvidas no referido cenário.
	No segundo momento, foi desenvolvido um detalhamento de cada ação 
elaborada, observando-se pontos como: descrição das ações, objetivos, 
quantitativo de atividades por cada ação e impacto dessas ações nas redes 
sociais do CCPPA.
Resultado e discussão
Ao longo do ano de 2021, verificou-se a realização de duas principais ações nas 
plataformas digitais: 1) Mediação no Planetário Virtual; 2) Produção do 
Planetário Curioso.
1. PLANETÁRIO VIRTUAL
	O Planetário Virtual consiste em uma sessão educativa em ambiente 
virtual de aprendizagem. No ano de 2021, os estagiários do espaço da Química 
desenvolveram diversos experimentos nessas sessões, abordando os conteúdos de: 
reações químicas, cinética química, termoquímica, astroquímica e equilíbrio 
químico. 
	Apesar dos desafios vivenciados, foi possível criar um ambiente 
favorável na construção dos saberes científicos a partir da experimentação, 
mediante ao caráter investigativo e crítico entre o sujeito e o objeto de 
estudo, despertando a curiosidade do público visitante (BALDAQUIM et al., 2018). 
Além disso, a aplicação dos experimentos foi direcionada à contextualização dos 
tópicos abordados, estando as informações científicas relacionadas com a 
estrutura cognitiva do público, visando uma melhor compreensão (PAVNOSKI; 
HILGER; PAVNOSKI, 2021).
2. PLANETÁRIO CURIOSO 
	Outra ação desenvolvida foi o Planetário Curioso, um produto educacional 
pautado na transposição didática do conhecimento científico para uma linguagem 
mais acessível ao público, sendo divulgado nas redes sociais do CCPPA e na rádio 
UEPA.
	Foi desenvolvido um total de 9 Planetários Curiosos, cujas principais 
informações estão no quadro 1. Com isso, é possível observar que o tema 
geralmente está associado ao cotidiano do público. Além disso, os episódios 
totalizaram 651 curtidas nas redes sociais do CCPPA, demonstrando um 
considerável alcance. Desse modo, é possível afirmar que o trabalho de 
divulgação científica do Espaço da Química do CCPPA obteve um resultado positivo 
no meio digital no ano de 2021. 
 

Fonte: Autores (2022)
Conclusões
Foi possível observar que os estagiários de Química do CCPPA desenvolveram 
importantes ações de divulgação científica no meio digital no ano de 2021, 
destacando-se duas principais: a mediação no Planetário Virtual, através de 
sessões educativas realizadas em ambiente virtual; e a elaboração do Planetário 
Curioso, um produto educacional pautado na transposição didática. Ademais, 
verificou-se que apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano de 2021, os 
estagiários de Química do CCPPA relataram um bom número de ações desenvolvidas no 
contexto de realização de atividades de forma remota.
Agradecimentos
Referências
BALDAQUIM et al. A experimentação investigativa no Ensino de Química: construindo uma torre de líquidos. ACTIO: Docência em Ciências. v. 3, n. 1, p. 19-36, 2018.
OLIVEIRA, E.M.; ALMEIDA, A.C.P.C. O espaço não-formal e o ensino de ciências: um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Investigações em Ensino de Ciências. v. 24, n. 3, p. 345-364, 2019.
PAVNOSKI, L.; HILGER, T.; PAVNOSKI, F. A Tecnologia digital e as metodologias alternativas: ferramentas para promoção da aprendizagem significativa no Ensino de Ciências. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 56701-56712, 2021.
SOUZA, M.; BARROSO, F. Lugar para aprender Ciências: os espaços não formais e a educação científica. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar. v. 6, n. 2, p. 74-87, 2022.
SILVEIRA, J.; ROCHA, M. Museu Nacional em tempos de Pandemia: estudo netnográfico das Lives no Instagram. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2021.








