• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ E O ENSINO NÃO-FORMAL DE QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO: AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MEIO DIGITAL NO ANO DE 2021

Autores

Melo, J.O.M. (UEPA) ; Palheta, .W.C. (UEPA) ; Santos, V.L. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA)

Resumo

Os espaços não-formais de ensino se caracterizam por promover a divulgação científica, porém, o advento da pandemia da Covid-19 fez com que esses espaços adaptassem suas ações para o meio digital, sendo também o caso do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), localizado no município de Belém-PA. Desse modo, o trabalho teve como objetivo desenvolver um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas no meio digital pelos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021. Diante disso, observou-se a realização de duas principais ações: a mediação no Planetário Virtual e a elaboração e publicação do Planetário Curioso. Portanto, verificou-se que os estagiários de Química do CCPPA relataram um bom número de ações desenvolvidas no contexto de realização de atividades de forma remota.

Palavras chaves

Espaços não-formais; Ensino remoto; Divulgação científica

Introdução

Os espaços não formais de ensino (ENF) se caracterizam por criar uma ambientação científica importante para a construção dos saberes científicos, uma vez que ampliam as possibilidades de aprendizado (SOUZA; BARROSO, 2022). Nesse âmbito, esses espaços de divulgação científica surgem como importantes artifícios para a complementação do conhecimento escolar. No entanto, o advento da pandemia da Covid-19 fez com que os ENF reavaliassem suas formas de comunicação com o público, havendo a necessidade de se adaptar aos novos recursos tecnológicos para que suas atividades de divulgação científica não fossem interrompidas (SILVEIRA; ROCHA, 2021) O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) caracteriza-se como um ENF localizado no município de Belém-PA e vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA). O CCPPA possui diferentes ambientes de divulgação científica, os quais são: Astronomia, Química, Biologia, Matemática, Geologia, Física e a cúpula de projeções (OLIVEIRA; ALMEIDA, 2019). Ainda de acordo com as autoras, no CCPPA são realizadas diversas ações educativas, como visitações guiadas, cursos, palestras, observações astronômicas, aplicação de experimentos, contando ainda com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Até o início de 2020, essas atividades eram desenvolvidas totalmente de forma presencial, contudo, com o advento da pandemia da Covid-19, as atividades tiveram que ser organizadas e adaptadas para o meio digital, emergindo muitos desafios frente às novas demandas impostas pela sociedade, bem como estratégias para dar continuidade ao trabalho realizado no Centro. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas no meio digital pelos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021.

Material e métodos

A presente pesquisa se caracteriza como um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas pelos estagiários de Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará, no contexto de Ensino Remoto, no ano de 2021. Embora o CCPPA tenha retornado às atividades presenciais a partir de setembro de 2021, algumas ações continuaram sendo desenvolvidas no meio digital, o que justifica a delimitação temporal em todo o ano de 2021. Dessa forma, o percurso metodológico foi dividido em dois momentos. No primeiro momento, foi organizado um levantamento geral de ações desenvolvidas pelos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021, realizadas no meio digital, em virtude do contexto pandêmico e consequente necessidade de distanciamento social. Nesse sentido, foram elencadas duas principais ações desenvolvidas no referido cenário. No segundo momento, foi desenvolvido um detalhamento de cada ação elaborada, observando-se pontos como: descrição das ações, objetivos, quantitativo de atividades por cada ação e impacto dessas ações nas redes sociais do CCPPA.

Resultado e discussão

Ao longo do ano de 2021, verificou-se a realização de duas principais ações nas plataformas digitais: 1) Mediação no Planetário Virtual; 2) Produção do Planetário Curioso. 1. PLANETÁRIO VIRTUAL O Planetário Virtual consiste em uma sessão educativa em ambiente virtual de aprendizagem. No ano de 2021, os estagiários do espaço da Química desenvolveram diversos experimentos nessas sessões, abordando os conteúdos de: reações químicas, cinética química, termoquímica, astroquímica e equilíbrio químico. Apesar dos desafios vivenciados, foi possível criar um ambiente favorável na construção dos saberes científicos a partir da experimentação, mediante ao caráter investigativo e crítico entre o sujeito e o objeto de estudo, despertando a curiosidade do público visitante (BALDAQUIM et al., 2018). Além disso, a aplicação dos experimentos foi direcionada à contextualização dos tópicos abordados, estando as informações científicas relacionadas com a estrutura cognitiva do público, visando uma melhor compreensão (PAVNOSKI; HILGER; PAVNOSKI, 2021). 2. PLANETÁRIO CURIOSO Outra ação desenvolvida foi o Planetário Curioso, um produto educacional pautado na transposição didática do conhecimento científico para uma linguagem mais acessível ao público, sendo divulgado nas redes sociais do CCPPA e na rádio UEPA. Foi desenvolvido um total de 9 Planetários Curiosos, cujas principais informações estão no quadro 1. Com isso, é possível observar que o tema geralmente está associado ao cotidiano do público. Além disso, os episódios totalizaram 651 curtidas nas redes sociais do CCPPA, demonstrando um considerável alcance. Desse modo, é possível afirmar que o trabalho de divulgação científica do Espaço da Química do CCPPA obteve um resultado positivo no meio digital no ano de 2021.

Quadro 1 - Ações desenvolvidas no CCPPA em 2021

Fonte: Autores (2022)

Conclusões

Foi possível observar que os estagiários de Química do CCPPA desenvolveram importantes ações de divulgação científica no meio digital no ano de 2021, destacando-se duas principais: a mediação no Planetário Virtual, através de sessões educativas realizadas em ambiente virtual; e a elaboração do Planetário Curioso, um produto educacional pautado na transposição didática. Ademais, verificou-se que apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano de 2021, os estagiários de Química do CCPPA relataram um bom número de ações desenvolvidas no contexto de realização de atividades de forma remota.

Agradecimentos



Referências

BALDAQUIM et al. A experimentação investigativa no Ensino de Química: construindo uma torre de líquidos. ACTIO: Docência em Ciências. v. 3, n. 1, p. 19-36, 2018.

OLIVEIRA, E.M.; ALMEIDA, A.C.P.C. O espaço não-formal e o ensino de ciências: um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Investigações em Ensino de Ciências. v. 24, n. 3, p. 345-364, 2019.

PAVNOSKI, L.; HILGER, T.; PAVNOSKI, F. A Tecnologia digital e as metodologias alternativas: ferramentas para promoção da aprendizagem significativa no Ensino de Ciências. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 56701-56712, 2021.

SOUZA, M.; BARROSO, F. Lugar para aprender Ciências: os espaços não formais e a educação científica. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar. v. 6, n. 2, p. 74-87, 2022.

SILVEIRA, J.; ROCHA, M. Museu Nacional em tempos de Pandemia: estudo netnográfico das Lives no Instagram. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2021.

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