Autores
Bastos Costa, N. (UFG)  ; Souza Bento, B. (UFG)  ; Silva, A.K. (UFG)  ; Echeverría, A.R. (UFG)
Resumo
Este trabalho analisa a implementação de uma Situação de Estudo (SE) 
(ECHEVERRIA, 2021) realizada em modo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo 
uma 
proposta curricular com elementos de interdisciplinaridade, que utiliza temas 
geradores envolvendo profissionais de todos os níveis de formação. Procuramos 
entender, apoiados na Teoria Histórico- Cultural de Vigotski (VIGOTSKI, 2001), 
quais 
os impactos no processo de formação dos conceitos científicos nesse modo de 
ensino, 
que faz surgir um novo ambiente de estudo, com relações mediatizadas de formas 
diferentes. Buscamos analisar  eventos psicológicos que pudessem nos ajudar a 
entender melhor o processo de significação conceitual neste novo formato de 
ensino e analisar suas potencialidades e suas dificuldades de implementação. 
Palavras chaves
Conceitos Científicos ; Significação conceitual ; ERE
Introdução
Nesta investigação analisamos dados construídos em um período marcante da 
história contemporânea, em que o mundo fora surpreendido pela disseminação do 
SARS-
Cov-2 que, inegavelmente, teve impactos em vários setores das sociedades no 
mundo 
todo. 
Discutiremos aqui sobre os impactos na educação, pois, impedidos de irem às 
escolas, os alunos tiveram que, nas condições de cada um, assistir suas aulas em 
casa.
Esse cenário flagra uma questão educacional pouco discutida até então, mas que 
ganha uma máxima devido ao contexto histórico: o ensino remoto veio implementado 
por interesses privatistas colocados para uma educação vista como mercadoria; 
pela exclusão tecnológica, a ausência de democracia nos processos decisórios 
para 
adoção desse modelo e a precarização e intensificação do trabalho para docentes 
e demais servidores da educação (GALVÃO, SAVIANI 2021, p.38) o que o torna 
falacioso.
No âmbito educacional, construir, gerir e controlar uma sala de aula virtual é 
uma tarefa que, além de exigir equipamentos que ofereçam qualidade – que 
geralmente o telefone celular não pode oferecer –, é tema necessário na formação 
dos professores e nas pautas das pesquisas educacionais para que se entenda 
quais os reais impactos no processo de ensino e aprendizagem, visto que as 
condições são totalmente diferentes do ensino presencial. Segundo Saviani: 
deve-se ter presente que, pela sua própria natureza, a educação não pode não ser 
presencial. Com efeito, como uma atividade da ordem da produção não material – 
na modalidade em que o produto é inseparável do ato de produção –, a educação se 
constitui necessariamente como uma relação interpessoal, implicando, portanto, a 
presença simultânea dos dois agentes da atividade educativa: o professor com 
seus alunos.
Material e métodos
Os processos de investigação da formação de conceitos são de extrema 
complexidade, dada a série de fatores envolvidos neles. Recorremos, neste 
estudo, principalmente, aos conceitos da psicologia vigotskiana. Vigotski tem 
sua obra reconhecida também pelo rigor metodológico de suas análises 
investigativas que proporcionaram valiosas generalizações teóricas. Nesta 
pesquisa, realizamos o esforço de analisar os dados numa perspectiva 
materialista histórico-dialética de acordo aos pressupostos metodológicos da 
teoria vigotskiana. 
Nesta SE, estiveram envolvidos dois licenciandos em Química, uma professora de 
Biologia do ensino médio da escola onde foi realizada a SE; a professora 
orientadora do projeto e contou, ainda, com a participação de uma aluna de 
doutorado e pesquisadora na área de alimentos do Instituto de Química; 
participaram também uma nutricionista atuante no Sindicato dos Professores da 
mesma universidade e um professor de Educação Física. A divulgação do Projeto 
de Ensino deu-se por intermédio de um convite enviado aos alunos por e-mails com 
os dizeres “Aprendendo sobre os alimentos a partir de uma Situação de Estudo”, 
uma breve ementa, as datas de início das aulas e o link da sala de aula virtual 
pela plataforma do Google Meet, onde seriam realizados os encontros semanais. 
As aulas foram gravadas em vídeo, que sequencialmente foram textualizadas nas 
transcrições realizadas pelos estudantes pesquisadores. Todas as aulas foram 
rigorosamente planejadas com a utilização de vários recursos que visavam uma 
aula interativa e interdisciplinar, como, por exemplo: utilização de vídeos da 
internet ou gravados por participantes que não puderam estar ao vivo, 
documentários, apresentação em slides, aplicação do jogo Quiz e discussão de 
textos.
Resultado e discussão
Os alunos da turma com a qual trabalhamos, por suas idades, encontram-se em fase 
de transição e de amadurecimento. Nos adolescentes, não há abandono das 
estruturas desenvolvidas ao longo da infância, o que se percebe é o emprego 
funcional do signo - da palavra - através do qual o próprio sujeito passa a 
dominar arbitrariamente o fluxo do processo de pensamento. Sendo assim, esses 
alunos estão aptos a atuarem com pensamentos por conceitos, embora o pensamento 
via pseudoconceitos e complexos não seja abandonado. Um exemplo da dificuldade 
é a definição escrita do conceito científico nessa fase do desenvolvimento, o 
que 
já era previsto por Vigotski: o adolescente forma o conceito, emprega-o 
corretamente em uma situação concreta, mas tão logo entra em pauta a definição 
verbal desse conceito o seu pensamento esbarra em dificuldades excepcionais, e 
essa definição acaba sendo mais restrita que a sua aplicação viva. (VIGOTSKI, 
2001).
Para Vigotski, a ação pedagógica é central nos processos de ensino e 
aprendizagem,pois é por meio do uso de uma linguagem mais desenvolvida, 
científica, 
que o sistema de signos torna-se instrumento psicológico no desenvolvimento de 
funções psicológicas superiores (VIGOTSKI, 2021). Assim, no ensino escolar, o 
professor tem o papel de promover nos estudantes a formação do conceito 
científico.  
São diferentes os processos de interpretar que “é preciso ter uma alimentação 
saudável” e o de significar “o que é ter uma alimentação saudável”. O primeiro 
trata de um conhecimento geral; outro, de conhecimento formal. Isso caracteriza 
um movimento em espiral, concebendo a educação como um processo dialético de 
reprodução, caracterizado por dois polos, o da conservação do existente e o da 
produção do novo (Duarte, 2016).
Conclusões
Esta pesquisa fez o esforço de implementação de uma proposta curricular 
interdisciplinar com potencial para formação emancipatória, de sujeitos com senso 
crítico, que não seja só preparatória para a vida, mas que a analise e possa ser 
capaz de transformá-la. Propostas como essa são de complexa realização, pois a 
interdisciplinaridade ainda enfrenta dificuldades frente aos currículos aplicados 
nos cursos de nível de graduação, que ainda têm características que não alicerçam 
uma formação com este caráter, o que é fruto de um processo histórico que precisa 
ser questionado e problematizado.
Agradecimentos
Ao PROLICEN pela bolsa de pesquisa.
Ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Teoria histórico-cultural Papagaios Vermelhos 
pelos debates realizados.
Referências
DUARTE, N.,  Individualidade, conhecimento e linguagem na concepção dialética do desenvolvimento em Vigotski. Fórum linguístico, v. 13 n. 4 p.1559-1571, out./dez.2016. 
ECHEVERRÍA, A. R., Situação de Estudo e Ensino por complexos – semelhanças com 100 anos de diferença. In: MASSENA, E. P; RODRIGUEZ, A. S. M. (org). Reconfiguração curricular no ensino de ciências Ijuí: Ed. Unijuí,  p. 75-96, 2021.
GALVAO, A. C.; SAVIANI, D. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. 67, p. 36-49, 2021.
VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 230.
VYGOTSKY, L. S. História do Desenvolvimento das Funções Mentais Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 117.








