Autores
Trindade, A.P. (UEAP)  ; Gama, B.M. (UEAP)  ; Silva, F.O. (UEAP)  ; Ramos, K.P. (UEAP)  ; Moraes, L.C.P. (UEAP)  ; Matos, M.J.S. (UEAP)  ; Quintela, R.B. (UEAP)  ; Santos, Y.C.R. (UEAP)  ; Queiroz, F.A. (UEAP)  ; Silva, F.D. (UEAP)
Resumo
O presente artigo trata-se da abordagem do assunto “funções orgânicas oxigenadas” 
através do tema gerador “aditivos alimentares”. Objetivou-se mensurar a eficiência 
no processo de ensino e aprendizagem dos alunos através da utilização do mesmo, 
adotando-se o passatempo palavras cruzadas para facilitar a construção, de forma 
descontraída, do conhecimento. Aplicou-se um questionário de pesquisa para coletar 
os dados a fim de avaliar a eficiência desse projeto no que tange a utilização do 
tema gerador, bem como a utilização do jogo lúdico adotado, obtendo-se, portanto, 
resultados positivos que mostraram a eficiência da proposta vinculada ao ambiente 
escolar. Concluindo assim, que há necessidade de introduzir metodologias que 
facilitem o processo de ensino-aprendizagem desses alunos. 
Palavras chaves
Funções Orgânicas; Palavras Cruzadas; Tema Gerador
Introdução
O tema trabalho proposto tem objetivo de conhecer e diferenciar os aditivos 
alimentares de produtos orgânicos e quais suas funções orgânicas. Outro objetivo 
almejado é que o aluno associe os aditivos com a química orgânica, além de fazer 
com que o mesmo consiga reconhecer quando um produto é orgânico e ainda 
compreender as funções oxigenadas ensinadas. 
Conforme Silva (2016), os compostos orgânicos podem ser agrupados quanto à 
semelhança de acordo com suas estruturas químicas, nomeando-se, essas 
semelhanças nas estruturas, funções orgânicas. 
Um aditivo alimentar é
[...] qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem 
propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, 
químicas, biológicas ou sensoriais[...](BRASIL, 2020)
Para Hurtado (1993), um tema geral, é na realidade um tema gerador porque 
desenvolve um conteúdo não explicito e formula conceitos auxiliando para 
formular detalhes do conteúdo que devem ser desenvolvidos no processo educativo.
O jogo das palavras cruzadas foi um dos meios utilizados a fim de contribuir com 
o processo de aprendizagem, pois o 
que diferencia o jogo de qualquer outra atividade é seu caráter voluntário 
relacionado com a motivação intrínseca. Motivação interna que leva a iniciar 
diferentes formas de brincadeira sem a ajuda de familiares e educadores, se 
impõe a ela alguma atividade por mais prazerosa que nos pareça, deixará de se 
interessar, poderá se aborrecer e se livrar dela rapidamente” (MURCIA, 2005, 
p.31). 
A criação do trabalho justifica-se pela melhoria na qualidade de ensino da 
disciplina química para possibilitar absorção qualitativa do conteúdo funções 
orgânicas, sendo, o assunto, visto por partes dos alunos como conteúdo 
complicado e difícil.
Material e métodos
A oficina foi realizada na Escola Estadual Professora Nancy Nina da Costa, em 3 
turmas da 3ª série, turma 333 com 30 alunos, turma 332 com 47 alunos e turma 333 
com 38 alunos, das 19 horas e 30 minutos as 21 horas e 30 minutos, totalizando 3 
turmas e 115 discentes, no mês de setembro de 2021.
As aulas ocorreram presencialmente e dividiu-se em 3 momentos. O primeiro 
momento foi a realização da aula teórica, conceituando produtos orgânicos .O 
momento 2 foi a exibição de um experimento, gravado, no qual foi dividida uma 
maçã em 4 partes e passado açúcar, vitamina C e limão, em 3 partes, 
respectivamente. No momento 3, desenvolveu-se a aplicação de uma atividade 
educacional onde os alunos responderam perguntas relacionadas ao conteúdo 
ensinado, jogando o passatempo palavras cruzadas.
E por fim, aplicou-se um questionário de pesquisa com 5 perguntas, 3 para 
avaliar o tema gerador, 1 sobre o jogo lúdico e 1 sobre a metodologia em geral. 
As perguntas foram todas de respostas fechadas e dicotômicas, com sim ou não, a 
fim de produzir respostas qualitativas que agilizam a análise de dados.   
Resultado e discussão
A primeira parte, sendo a aula teórica sobre o conteúdo, ocorreu em 4 aulas e, 
durante esse momento, observou-se a interação gradativa dos alunos nas aulas. Na 
exibição do experimento em vídeo, que foi a segunda parte da aula, foi feita a 
seguinte pergunta, para os discentes: “O que vocês conseguem identificar no 
resultado desse experimento?”, e eles conseguiram responder que visualizaram a 
diferença nas 4 partes da maçã, mas notaram, principalmente, que com o passar do 
tempo, as partes que continham limão e vitamina C não tiveram, aparentemente, 
mudanças. No momento 3 observou-se que atividade educacional, o jogo, 
proporcionou uma maior participação dos alunos. No final deste momento, aplicou-
se um questionário de pesquisa, que representa o êxito da oficina, mostrado 
através dos dados no gráfico abaixo:
Na pergunta 1, sobre o tema gerador contribuir positivamente para o entendimento 
do assunto, observa-se no gráfico que cerca de 93% dos alunos concordam que o 
uso de um tema gerador proporciona um melhor entendimento. Na pergunta 2, é 
mostrado que relacionar o tema gerador com o conteúdo estudado ajudou no 
aprendizado dos alunos, do conteúdo e cerca de 7% acham que não favorece o uso 
do mesmo. Percebe-se que na pergunta 3, sobre os alunos quererem estudar mais 
vezes com o uso do tema gerador, proximamente 96% gostariam de estudar outras 
vezes com o envolvimento entre o assunto e sua realidade. Na pergunta 4, sobre o 
quanto gostaram da metodologia utilizada, próximo de 97% gostaram da 
metodologia. o percentual da pergunta 5, sobre a utilização do jogo lúdico 
ajudar ou não no raciocínio e compreensão do assunto, nos mostra próximo de 97% 
concordam que o jogo palavras cruzadas ajudou a raciocinar e compreender o 
conteúdo estudado.  

Eficácia do uso do tema gerador e jogo lúdico
Conclusões
Com os resultados positivos obtidos no gráfico 1, admite-se a necessidade de 
aderir metodologias semelhantes à essas que incentivem e ajudem o aluno ter um 
novo olhar para a disciplina, nesse caso a disciplina química. Um olhar que traga 
a importância de estudar determinado conteúdo, como por exemplo funções orgânicas, 
e relacioná-los com a realidade, já é um passo importante para que esse olhar se 
se torne real. 
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Aditivos alimentares. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/alimentos/aditivos-alimentares>. Acesso em: 12 ago. 2021.  
HURTADO, C.N. Comunicação e educação popular: educar para transformar, transformar para educar. Petrópolis. 9. ed. RJ: Zahar Editor, 1993.
MURCIA, J. A. M. Aprendizagem Através do Jogo. Porto Alegre. Artmed, 2005.
SILVA, R. APRENDENDO FUNÇÕES ORGÂNICAS POR MEIO DE RÓTULOS DE ALIMENTOS. Belo Horizonte, 2016. 37, p. Monografia de especialização (ensino de ciências por investigação vi – enci vi) - Universidade Federal de Minas Gerais.  Documento Eletrônico. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTPND/1/ronaldosilva_monografia_enci.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2021.








