Autores
Silva, C.R.F. (IFCE)  ; Sampaio, C.G. (IFCE)  ; Freitas, H.W.S. (IFCE)  ; Araújo, F.M. (IFCE)  ; Vasconcelos, A.K.P. (IFCE)  ; Barroso, M.C.S. (IFCE)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar como a abordagem Ciência, Tecnologia, 
Sociedade e Ambiente (CTSA) contribui para a compreensão do assunto de adsorção de 
metais em curso de licenciatura em Química do IFCE - campus Maracanaú. A 
metodologia aplicada baseou-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de 
caso, com uma turma de 7 alunos matriculados na disciplina de Química Analítica 
III. Houve 3 encontros, abordando aspectos do movimento CTSA, poluição da água por 
metais tóxicos e o uso da técnica de adsorção para minimizar a problemática 
ambiental. Os dados foram coletados através de questionários. Os resultados 
mostraram que os participantes apresentaram boa compreensão do assunto da técnica 
de adsorção, facilitado pelo uso da abordagem CTSA.
Palavras chaves
Adsorção; Metais tóxicos; CTSA
Introdução
A maneira de ensino considerada tradicional não alcançava com sucesso a formação 
científica do discente, o que fez com que fosse necessário repensar o currículo 
escolar. Neste momento, a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 
(CTSA) encontra sua porta de entrada para a área da educação, influenciando nas 
mudanças realizadas (SANTOS; MORTIMER, 2002). O currículo passou a ter como 
objetivo desenvolver a capacidade do discente em questionar-se sobre assuntos da 
área técnico-científica, sendo capaz de tomar decisões por si, tornando-o um ser 
transformador da sociedade na qual está inserido (BRITO e CORRÊA, 2012). As 
questões ambientais têm ganhado bastante destaque nos últimos anos, tanto pela 
gravidade dos impactos causados, quanto por ter relação direta com o cotidiano 
dos indivíduos que estão inseridos na sociedade (BORGES et al., 2010). No 
Brasil, o rompimento da barragem da Companhia Vale da Mina do Córrego do Feijão, 
em Brumadinho (MG), ocasionou um aumento nas quantidades de metais dissolvidos 
(SOARES; DINIZ; SILVA, 2019). A técnica de adsorção tem despertado bastante 
interesse no que diz respeito à remoção de metais tóxicos dos recursos hídricos. 
Adsorção é um processo de transferência de massa que estuda a capacidade de 
certos sólidos em concentrar determinadas substâncias existentes em fluidos 
líquidos ou gasosos na sua superfície, permitindo a separação dos componentes 
desses fluidos (NASCIMENTO et al., 2014). 
Material e métodos
Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso com uma 
turma da disciplina de Química Analítica III, do Curso Superior de Licenciatura 
em Química do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – 
Campus Maracanaú, composta por 7 alunos. O trabalho foi realizado de forma 
remota, utilizando a plataforma Google Meet, pois foi realizada durante a 
pandemia da COVID–19. Foram realizados 3 encontros: o 1° foi realizada uma 
discussão sobre o movimento CTSA, o 2° encontro foi discutido sobre a poluição 
da água por metais tóxicos e o 3° encontrou foi apresentado a técnica de 
adsorção de metais como estratégia para descontaminação e remoção dos 
contaminantes. No mesmo encontro, após a aula sobre adsorção, houve a aplicação 
de outro questionário, buscando-se verificar a visão dos participantes sobre a 
relevância da dos assuntos trabalhados nas aulas. As questões são: 1)  Na sua 
concepção, contextualizar os conteúdos de química facilita a compreensão? 2) 
Qual a sua visão sobre a importância da técnica de adsorção no tratamento da 
contaminação da água por metais pesados? 3) Qual relevância você identifica a 
respeito do tema “Poluição da água por metais tóxicos e o tratamento pela 
técnica de adsorção” estudado? As respostas dos alunos foram avaliadas conforme 
os aspectos da contextualização da temática e a sua relação com a abordagem 
CTSA.  
Resultado e discussão
A pesquisa trouxe dados qualitativos acerca da visão do futuro licenciado em 
química e a sua preocupação com as questões ambientais e a compreensão da 
técnica de adsorção de metais como temática de contextualização. Durante a 
aplicação deste trabalho, observou-se que somente 2 alunos sabiam sobre o 
movimento CTSA no ensino, ressaltando que faz-se necessário a inserção dessa 
temática para a formação de professores. Com relação ao posicionamento dos 
alunos quanto à relevância de se contextualizar no ensino de química, todos 
ressaltaram que a contextualização é importante e necessária. Um participante 
afirma que "abordar a química presente no cotidiano acaba facilitando e tornando 
mais palpável a aprendizagem do assunto". Dessa forma, o cunho socioambiental da 
temática de adsorção de metais tóxicos relaciona-se ao uso do movimento CTSA na 
formação do licenciado em química. Outro participante da pesquisa afirma "o mau 
descarte de resíduos industriais são um dos principais causadores da 
contaminação. Existem alguns métodos de separação que permitem retirar esses 
componentes da água, como o método da troca iônica. A técnica de adsorção também 
pode ser utilizada para esse fim, por ser relativamente barato e possuir uma 
grande disponibilidade de adsorventes". Como é possível observar na resposta do 
participante, há uma compreensão acerca da técnica de adsorção e qual o seu 
papel no tratamento de água. Assim, esse trabalho é apenas um passo para 
impulsionar novos estudos sobre a importância da abordagem CTSA na formação de 
professores, pois é uma abordagem que surge em meio ao desenvolvimento técnico-
científico como uma forma de diminuir a autonomia unilateral da ciência e da 
tecnologia,  permitindo a formação de um cidadão crítico e de compreensão do 
mundo que está inserido. 
Conclusões
A partir da aplicação deste trabalho foi possível verificar que o uso de uma 
abordagem CTSA no ensino de conteúdos específicos, como o estudo de adsorção de 
metais tóxicos, pode facilitar a compreensão dos indivíduos participantes, que 
além de assimilar melhor aspectos teóricos de um determinado assunto, tornam-se 
mais conscientes quanto a um problema social real. Aplicar a abordagem CTSA na 
formação de professores destaca-se como uma estratégia que pode auxiliar na 
difusão deste movimento na sociedade, formando cada vez mais indivíduos críticos e 
conhecedores dos problemas sociais/ambientais.
Agradecimentos
Agradecemos os órgãos de fomento CNPq, Capes, Funcap; e a instituição IFCE - 
campus Fortaleza e campus Maracanaú.
Referências
BORGES, C. O. et al. Vantagens da Utilização do Ensino CTSA Aplicado à Atividades Extraclasse. Instituto de Química da Universidade de Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Distrito Federal, jul. 2010. 
BRITO, M. R; CORRÊA, E. M. Ciência-Tecnologia-Sociedade e o currículo de ciências na educação de jovens e adultos: pela transversalidade de saberes. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 2011.
NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do et al. Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 256 p.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.110-132, dez. 2002.
SOARES, A. F. S. S.; DINIZ, P. S.; SILVA, L. F. M. Valoração dos danos aos recursos hídricos decorrentes dos resíduos da barragem de mineração em brumadinho-mg. II Congresso Sul-Americano De Resíduos Sólidos E Sustentabilidade. Foz do Iguaçu: IBEAS, 2019.








