• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

O ESTUDO DE ADSORÇÃO DE METAIS TÓXICOS UTILIZANDO A ABORDAGEM CTSA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE

Autores

Silva, C.R.F. (IFCE) ; Sampaio, C.G. (IFCE) ; Freitas, H.W.S. (IFCE) ; Araújo, F.M. (IFCE) ; Vasconcelos, A.K.P. (IFCE) ; Barroso, M.C.S. (IFCE)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar como a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) contribui para a compreensão do assunto de adsorção de metais em curso de licenciatura em Química do IFCE - campus Maracanaú. A metodologia aplicada baseou-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com uma turma de 7 alunos matriculados na disciplina de Química Analítica III. Houve 3 encontros, abordando aspectos do movimento CTSA, poluição da água por metais tóxicos e o uso da técnica de adsorção para minimizar a problemática ambiental. Os dados foram coletados através de questionários. Os resultados mostraram que os participantes apresentaram boa compreensão do assunto da técnica de adsorção, facilitado pelo uso da abordagem CTSA.

Palavras chaves

Adsorção; Metais tóxicos; CTSA

Introdução

A maneira de ensino considerada tradicional não alcançava com sucesso a formação científica do discente, o que fez com que fosse necessário repensar o currículo escolar. Neste momento, a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) encontra sua porta de entrada para a área da educação, influenciando nas mudanças realizadas (SANTOS; MORTIMER, 2002). O currículo passou a ter como objetivo desenvolver a capacidade do discente em questionar-se sobre assuntos da área técnico-científica, sendo capaz de tomar decisões por si, tornando-o um ser transformador da sociedade na qual está inserido (BRITO e CORRÊA, 2012). As questões ambientais têm ganhado bastante destaque nos últimos anos, tanto pela gravidade dos impactos causados, quanto por ter relação direta com o cotidiano dos indivíduos que estão inseridos na sociedade (BORGES et al., 2010). No Brasil, o rompimento da barragem da Companhia Vale da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ocasionou um aumento nas quantidades de metais dissolvidos (SOARES; DINIZ; SILVA, 2019). A técnica de adsorção tem despertado bastante interesse no que diz respeito à remoção de metais tóxicos dos recursos hídricos. Adsorção é um processo de transferência de massa que estuda a capacidade de certos sólidos em concentrar determinadas substâncias existentes em fluidos líquidos ou gasosos na sua superfície, permitindo a separação dos componentes desses fluidos (NASCIMENTO et al., 2014).

Material e métodos

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso com uma turma da disciplina de Química Analítica III, do Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Maracanaú, composta por 7 alunos. O trabalho foi realizado de forma remota, utilizando a plataforma Google Meet, pois foi realizada durante a pandemia da COVID–19. Foram realizados 3 encontros: o 1° foi realizada uma discussão sobre o movimento CTSA, o 2° encontro foi discutido sobre a poluição da água por metais tóxicos e o 3° encontrou foi apresentado a técnica de adsorção de metais como estratégia para descontaminação e remoção dos contaminantes. No mesmo encontro, após a aula sobre adsorção, houve a aplicação de outro questionário, buscando-se verificar a visão dos participantes sobre a relevância da dos assuntos trabalhados nas aulas. As questões são: 1) Na sua concepção, contextualizar os conteúdos de química facilita a compreensão? 2) Qual a sua visão sobre a importância da técnica de adsorção no tratamento da contaminação da água por metais pesados? 3) Qual relevância você identifica a respeito do tema “Poluição da água por metais tóxicos e o tratamento pela técnica de adsorção” estudado? As respostas dos alunos foram avaliadas conforme os aspectos da contextualização da temática e a sua relação com a abordagem CTSA.

Resultado e discussão

A pesquisa trouxe dados qualitativos acerca da visão do futuro licenciado em química e a sua preocupação com as questões ambientais e a compreensão da técnica de adsorção de metais como temática de contextualização. Durante a aplicação deste trabalho, observou-se que somente 2 alunos sabiam sobre o movimento CTSA no ensino, ressaltando que faz-se necessário a inserção dessa temática para a formação de professores. Com relação ao posicionamento dos alunos quanto à relevância de se contextualizar no ensino de química, todos ressaltaram que a contextualização é importante e necessária. Um participante afirma que "abordar a química presente no cotidiano acaba facilitando e tornando mais palpável a aprendizagem do assunto". Dessa forma, o cunho socioambiental da temática de adsorção de metais tóxicos relaciona-se ao uso do movimento CTSA na formação do licenciado em química. Outro participante da pesquisa afirma "o mau descarte de resíduos industriais são um dos principais causadores da contaminação. Existem alguns métodos de separação que permitem retirar esses componentes da água, como o método da troca iônica. A técnica de adsorção também pode ser utilizada para esse fim, por ser relativamente barato e possuir uma grande disponibilidade de adsorventes". Como é possível observar na resposta do participante, há uma compreensão acerca da técnica de adsorção e qual o seu papel no tratamento de água. Assim, esse trabalho é apenas um passo para impulsionar novos estudos sobre a importância da abordagem CTSA na formação de professores, pois é uma abordagem que surge em meio ao desenvolvimento técnico- científico como uma forma de diminuir a autonomia unilateral da ciência e da tecnologia, permitindo a formação de um cidadão crítico e de compreensão do mundo que está inserido.

Conclusões

A partir da aplicação deste trabalho foi possível verificar que o uso de uma abordagem CTSA no ensino de conteúdos específicos, como o estudo de adsorção de metais tóxicos, pode facilitar a compreensão dos indivíduos participantes, que além de assimilar melhor aspectos teóricos de um determinado assunto, tornam-se mais conscientes quanto a um problema social real. Aplicar a abordagem CTSA na formação de professores destaca-se como uma estratégia que pode auxiliar na difusão deste movimento na sociedade, formando cada vez mais indivíduos críticos e conhecedores dos problemas sociais/ambientais.

Agradecimentos

Agradecemos os órgãos de fomento CNPq, Capes, Funcap; e a instituição IFCE - campus Fortaleza e campus Maracanaú.

Referências

BORGES, C. O. et al. Vantagens da Utilização do Ensino CTSA Aplicado à Atividades Extraclasse. Instituto de Química da Universidade de Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Distrito Federal, jul. 2010.

BRITO, M. R; CORRÊA, E. M. Ciência-Tecnologia-Sociedade e o currículo de ciências na educação de jovens e adultos: pela transversalidade de saberes. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 2011.

NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do et al. Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 256 p.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.110-132, dez. 2002.

SOARES, A. F. S. S.; DINIZ, P. S.; SILVA, L. F. M. Valoração dos danos aos recursos hídricos decorrentes dos resíduos da barragem de mineração em brumadinho-mg. II Congresso Sul-Americano De Resíduos Sólidos E Sustentabilidade. Foz do Iguaçu: IBEAS, 2019.

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