Autores
Pereira, M.B.C. (IFMA)  ; Pereira, L.N.S. (IFMA)  ; Nascimento, E.H.A. (IFMA)  ; Miranda, J.C. (IFMA)
Resumo
É perceptível que para muitos alunos aprender os conteúdos de química é uma 
aflição. E uma das dificuldades é decorrente da compreensão da teoria com a 
prática. Assim, o trabalho tem como objetivo o uso dos conceitos básicos de 
meteorologia e climatologia como uma ferramenta no ensino de química para os 
alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Raimundo das 
Mangabeiras. O estudo foi realizado por testes de luminância, pressão 
atmosférica, temperatura, altitude e velocidade do vento, no período de dez dias 
sucessivos. Após isso, os parâmetros climáticos obtidos foram correlacionados 
com os principais conteúdos de química abordados em sala de aula. Os resultados 
demonstraram a viabilidade dessa estratégia como forma de aperfeiçoar e 
estimular o aprendizado dos estudantes.
Palavras chaves
Meteorologia; Climatologia; Ensino de Química
Introdução
O interesse do estudo do tempo e do clima é fundamental para as previsões 
meteorológicas e possui uma grande interação na cadeia produtiva do sistema 
agropecuário. No entanto, para entender climatologia é necessário conhecer os 
fatores do clima, que são agentes causais que provocam os elementos climáticos 
(pressão, umidade do ar, precipitação, irradiação solar, velocidade e direção do 
vento, etc.). Alguns fatores podem também atuar como elementos meteorológicos, 
como a radiação solar que é a fonte primária de todos os fenômenos atmosféricos 
(STEINKE, E. T., 2012 & YNOUE, R. Y. et al., 2017). Tais assuntos são abordados 
com frequência em diversas áreas do conhecimento tais como: Agrometeorologia, 
Topografia, Química, Geologia, entre outras. Desse modo, levando em consideração 
que as aulas práticas despertam a atenção e o rendimento escolar dos alunos. O 
presente trabalho consiste em utilizar os princípios de meteorologia e 
climatologia como ferramenta no ensino de química aos alunos do IFMA, Campus 
São Raimundo das Mangabeiras, possibilitando a obtenção de medidas climáticas e 
a associação dos conceitos teóricos de química.
Material e métodos
As medidas dos fatores climáticos foram realizadas no próprio campus de ensino 
(7°02’18”S 45°31’05”W) pelos alunos do curso superior de Zootecnia.  Os dados 
foram coletados no período matutino nos dias 12/08/2022 a 22/08/2022 no horário 
de 10h às 11h, por meio dos seguintes instrumentos portáteis: mini anemômetro 
Uni-T® (0-30 m/s)/termômetro (faixa de -10 a 50 °C), altímetro digital (-700 a 
9000 m)/barômetro digital (resolução 0,1 mbar) ambos da OOTDTY® e sensor de 
luminosidade Gaqqee® (faixa de 0 - 2000 Lux). Após isso, os parâmetros climáticos 
obtidos foram correlacionados com os tópicos de química abordados em sala de aula 
e discutidos para fins didáticos.
Resultado e discussão
Tendo em vista que a Química é uma ciência experimental, considera-se importante 
o desenvolvimento de práticas contextualizadas que se relacionam com outras 
áreas causa uma expectativa positiva no ambiente de aprendizagem. (BRASIL, 
2000). Diante disso, o estudo dos fatores climáticos foi monitorado conforme os 
resultados na tabela 1. E correlacionados com conteúdos de química (Quadro 1). 
As medidas da temperatura, pressão atmosférica, altitude, radiação solar e 
umidade do ar estão interligadas aos conhecimentos prévios de química tais como: 
estados físicos da matéria, densidade, ligações químicas e forças 
intermoleculares, propriedades coligativas, Lei dos Gases Ideais e cinética 
química. Os testes obtidos por equipamentos de baixo custo e fácil acesso 
permitiram a participação do aluno de forma efetiva nas aulas práticas, desde a 
calibração dos instrumentos, coleta, registro de dados e a interação com os 
assuntos de química trabalhados em sala de aula. Sendo assim, uma forma de 
enriquecimento e inovação na aprendizagem no ensino de química.


Conclusões
A climatologia e a meteorologia são assuntos abordados com frequência em diversas 
áreas do conhecimento. Com base no estudo realizado, percebe-se que a prática 
educacional envolvendo assuntos de áreas correlatas favorece a diminuição no 
distanciamento de áreas afins na educação. Além de desenvolver novas competências 
e familiaridade com os princípios básicos de meteorologia e climatologia para o 
ensino de química, sendo essencial no ensino aprendizagem dos estudantes do curso 
de Zootecnia.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus 
São Raimundo das Mangabeiras.
Referências
BRASIL. Orientações educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN + Ensino médio. Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso e: 09/09/2022.
STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de textos, 2012.
YNOUE, R. Y. et al. Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de textos, 2017.








