• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

Pereira, M.B.C. (IFMA) ; Pereira, L.N.S. (IFMA) ; Nascimento, E.H.A. (IFMA) ; Miranda, J.C. (IFMA)

Resumo

É perceptível que para muitos alunos aprender os conteúdos de química é uma aflição. E uma das dificuldades é decorrente da compreensão da teoria com a prática. Assim, o trabalho tem como objetivo o uso dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia como uma ferramenta no ensino de química para os alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Raimundo das Mangabeiras. O estudo foi realizado por testes de luminância, pressão atmosférica, temperatura, altitude e velocidade do vento, no período de dez dias sucessivos. Após isso, os parâmetros climáticos obtidos foram correlacionados com os principais conteúdos de química abordados em sala de aula. Os resultados demonstraram a viabilidade dessa estratégia como forma de aperfeiçoar e estimular o aprendizado dos estudantes.

Palavras chaves

Meteorologia; Climatologia; Ensino de Química

Introdução

O interesse do estudo do tempo e do clima é fundamental para as previsões meteorológicas e possui uma grande interação na cadeia produtiva do sistema agropecuário. No entanto, para entender climatologia é necessário conhecer os fatores do clima, que são agentes causais que provocam os elementos climáticos (pressão, umidade do ar, precipitação, irradiação solar, velocidade e direção do vento, etc.). Alguns fatores podem também atuar como elementos meteorológicos, como a radiação solar que é a fonte primária de todos os fenômenos atmosféricos (STEINKE, E. T., 2012 & YNOUE, R. Y. et al., 2017). Tais assuntos são abordados com frequência em diversas áreas do conhecimento tais como: Agrometeorologia, Topografia, Química, Geologia, entre outras. Desse modo, levando em consideração que as aulas práticas despertam a atenção e o rendimento escolar dos alunos. O presente trabalho consiste em utilizar os princípios de meteorologia e climatologia como ferramenta no ensino de química aos alunos do IFMA, Campus São Raimundo das Mangabeiras, possibilitando a obtenção de medidas climáticas e a associação dos conceitos teóricos de química.

Material e métodos

As medidas dos fatores climáticos foram realizadas no próprio campus de ensino (7°02’18”S 45°31’05”W) pelos alunos do curso superior de Zootecnia. Os dados foram coletados no período matutino nos dias 12/08/2022 a 22/08/2022 no horário de 10h às 11h, por meio dos seguintes instrumentos portáteis: mini anemômetro Uni-T® (0-30 m/s)/termômetro (faixa de -10 a 50 °C), altímetro digital (-700 a 9000 m)/barômetro digital (resolução 0,1 mbar) ambos da OOTDTY® e sensor de luminosidade Gaqqee® (faixa de 0 - 2000 Lux). Após isso, os parâmetros climáticos obtidos foram correlacionados com os tópicos de química abordados em sala de aula e discutidos para fins didáticos.

Resultado e discussão

Tendo em vista que a Química é uma ciência experimental, considera-se importante o desenvolvimento de práticas contextualizadas que se relacionam com outras áreas causa uma expectativa positiva no ambiente de aprendizagem. (BRASIL, 2000). Diante disso, o estudo dos fatores climáticos foi monitorado conforme os resultados na tabela 1. E correlacionados com conteúdos de química (Quadro 1). As medidas da temperatura, pressão atmosférica, altitude, radiação solar e umidade do ar estão interligadas aos conhecimentos prévios de química tais como: estados físicos da matéria, densidade, ligações químicas e forças intermoleculares, propriedades coligativas, Lei dos Gases Ideais e cinética química. Os testes obtidos por equipamentos de baixo custo e fácil acesso permitiram a participação do aluno de forma efetiva nas aulas práticas, desde a calibração dos instrumentos, coleta, registro de dados e a interação com os assuntos de química trabalhados em sala de aula. Sendo assim, uma forma de enriquecimento e inovação na aprendizagem no ensino de química.

Tabela 1 – Parâmetros climáticos monitorados.



Quadro 1 – Relação dos principais conteúdos de química com os fatores



Conclusões

A climatologia e a meteorologia são assuntos abordados com frequência em diversas áreas do conhecimento. Com base no estudo realizado, percebe-se que a prática educacional envolvendo assuntos de áreas correlatas favorece a diminuição no distanciamento de áreas afins na educação. Além de desenvolver novas competências e familiaridade com os princípios básicos de meteorologia e climatologia para o ensino de química, sendo essencial no ensino aprendizagem dos estudantes do curso de Zootecnia.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Raimundo das Mangabeiras.

Referências

BRASIL. Orientações educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN + Ensino médio. Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso e: 09/09/2022.
STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de textos, 2012.
YNOUE, R. Y. et al. Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de textos, 2017.

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