Autores
Yamaguchi, K.K.L.Y. (ISB/UFAM)  ; Rodrigues, C.N. (ISB-UFAM)  ; Yamaguchi, H.K.L. (IFAM)
Resumo
Os conceitos de Química estão presentes no cotidiano, porém nem sempre os 
discentes conseguem fazer essa associação. O objetivo desse artigo foi 
apresentar um relato sobre uma atividade de aplicação dos conceitos de química 
utilizando ferramentas tecnológicas didáticas como forma de contribuição para a 
popularização dos conhecimentos de Ciências. Como metodologia, foram elaborados 
vídeos de curta duração, folders e publicações apresentando os conceitos 
químicos aplicados ao cotidiano. Os materiais elaborados foram publicitados nas 
redes sociais que foram criadas para o projeto. O projeto contribuiu para a 
aprendizagem de química, promovendo assim, uma aquisição de conhecimento para os 
alunos, associação da teoria com a prática e motivação para formação de cidadãos 
críticos e reflexivo
Palavras chaves
Rede social; TIC; Ensino Remoto
Introdução
A química é uma ciência que permeia todas as áreas do conhecimento e envolve 
conceitos, reações químicas e transformação da matéria, contribuindo de forma 
considerável para o avanço e desenvolvimento social e tecnológico da humanidade 
(SCHNETZLER, 2003). Porém, nem sempre os discentes conseguem aplicar o que 
estudam de forma teórica com a sua Vicência cotidiana (YAMAGUCHI; SILVA, 2019).
Ela é parte integrante da grade curricular do Ensino Médio e de alguns cursos 
universitários, e busca de forma geral, desenvolver o conhecimento científico e 
a compreensão dos fenômenos químicos. Os conhecimentos obtidos possuem 
finalidade educativa para a formação de bases científicas e vai além, preparando 
os discentes para serem cidadãos mais críticos e reflexivos (BRASIL, 2018).
A popularização dos conhecimentos científicos por tecnologias digitais vem sendo 
crescente ao longo dos anos por propiciar flexibilidade e conseguir atender a 
demanda de uma maior quantidade de estudantes, minimizando os impedimentos 
geográficos que algumas cidades apresentam (FIORI, 2020; YAMAGUCHI, 2021). Além 
disso, são materiais de apoio que fortalecem os conteúdos teóricos estudados em 
sala de aula (SAMPAIO, 2020).
Para isso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas 
essenciais como recursos didáticos para propagar os conhecimentos. Entre elas 
tem-se o uso de plataformas virtuais, vídeos, redes sociais, entre outros 
(VERGNA; SILVA, 2018).  
Existem inúmeras discussões sobre o ensino da química, suas dificuldades de 
aprendizagem, a formação dos professores e as metodologias didáticas que podem 
colaborar com um ensino que visa maior compreensão dos conteúdos, de forma que o 
ensino possa ser útil para a formação do indivíduo como um todo (SCHNETZLER, 
2002).
O objetivos geral do projeto foi divulgar os conceitos de química aplicados ao 
cotidiano utilizando ferramentas tecnológicas para a popularização dos 
conhecimentos de Ciências. Os objetivos específicos foram elaborar materiais 
didáticos digitais sobre a aplicação dos conceitos químicos no cotidiano; 
Divulgar os materiais didáticos elaborados nas redes sociais; Aproximar a 
química teórica do cotidiano dos alunos;
Assim, esse projeto de extensão buscou contribuir para a aprendizagem de 
química, promovendo assim, uma aquisição de conhecimento para os alunos, 
associação da teoria com a prática e motivação para formação de cidadãos 
críticos e reflexivos.
Material e métodos
O percurso metodologico consistiu no desenvolvimento de tecnologias digitais, 
adotando como sujeitos alvos alunos do Ensino Médio.
As atividades realizadas foram: 
1) Reuniões com os participantes 
Nessa etapa a coordenadora realizou reuniões em plataformas virtuais para a 
apresentação da equipe e planejamento das atividades. Foi realizado um 
cronograma para publicação e propostas envolvendo as três áreas: a) Química do 
cotidiano; b) curiosidades em química; c) aprendendo química.
Em sequência foi criado um grupo no WhatsApp, uma conta no e-mail, uma conta no 
Instagram e outra no Youtube.
2) Elaboração de materiais didáticos:
Os discentes extensionistas elaboraram materiais digitais sobre aplicação do 
Ensino de Química no cotidiano e sua relação com estudos científicos baseados em 
pesquisa bibliográfica. 
3) Divulgação: 
Houve a publicitação dos materiais elaborados de forma semanal nas redes sociais 
do projeto. Nas plataformas foi disponibilizado um canal de atendimento para 
esclarecimentos sobre as temáticas químicas apresentadas nas publicações 
semanais. A metodologia empregada na divulgação consistiu em imagens e vídeos 
relacionadas com os elementos químicos da tabela periódica bem como da química 
em geral, sendo sempre acompanhadas de uma breve descrição das imagens e a 
explicação dos mecanismos e reações.
Resultado e discussão
As redes sociais são plataformas populares com potencial para atingir uma grande 
quantidade de indivíduos. No entanto, poucos são os projetos e estudos que focam 
o processo de aprendizagem no ensino de química, em ambientes fora de um 
contexto não-formal de ensino por meio desta rede social (MARTINS, 2021).
Durante o desenvolvimento do projeto, as atividades desenvolvidas convergiam 
para as etapas descritas na metodologia, baseando-se no planejamento, elaboração 
e divulgação. Pode-se trabalhar nas 4 habilidades:  produção e  compreensão  dos 
conceitos científicos,  compreensão  e  produção dos recursos didáticos com 
aplicação de situações  de prática  voltadas a  contextos do cotidianos.
Foram realizadas 30 publicações: publicações nos feeds, stories e vídeos, e 
apresentou interação com 113 seguidores. Os resultados demonstram a contribuição 
das redes sociais como uma forma de atuar como um incentivador na atenção e 
interesse pelos fenômenos químicos presentes no cotidiano.
A aplicação do projeto trouxe uma nova experiência de ensinar a química através 
do ensino remoto, que foi um grande desafio para todos os participantes, 
discentes e docentes.
Durante a execução das atividades os discentes puderam desenvolver materiais 
didáticos que contribuíram para que os conceitos químicos pudessem ser 
popularizados, despertando motivação e apresentando de forma aplicável os dados 
científicos. 
O público alvo inicialmente foi idealizado para ser discentes do Ensino Médio, 
visando a divulgação dos conteúdos estudados no ensino básico. No entanto, com o 
desenvolvimento das atividades, verificou-se que o público foi amplo, abrangendo  
professores das escola públicas, graduandos e professores universitários. Esses 
resultados demonstram o interesse do público pelo conhecimento dos conteúdos e a 
importância da divulgação científica em uma linguagem acessível e com 
conhecimentos que ultrapassam os exemplos ministrados em sala de aula.
Verificou-se com a pandemia que as tecnologias de informação e comunicação 
utilizando mídias digitais foi uma estratégia descrita por diversos 
pesquisadores e que apresentou resultados favoráveis (LAUERMANN, 2020). 
Esse pace permitiu que fosse trabalhado de uma maneira mais didática, para o 
público em geral, conceitos químicos presentes no cotidiano. Nessa perspectiva, 
as redes sociais configuraram-se como espaço de geração de dados sobre a 
proposta de ensino-aprendizagem em química no contexto virtual.
Conclusões
Observou-se que o uso das ferramentas virtuais(instagram, whatsapp e Youtube) 
oportunizou a criação de atividades com foco em aplicações químicas e 
proporcionou ganhos de aprendizagem por meio de experiências em um contexto não 
formal como a rede social. Para os extensionistas foi uma oportunidade para ter o 
contato com o público externo, respondendo as dúvidas e atuando na prática 
docente.
Agradecimentos
A Proext e a UFAM
Referências
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