Autores
Vasconcelos, H.B.T. (IFCE)  ; Sampaio, C.G.S. (IFCE)  ; Barroso, M.C.S. (IFCE)  ; Vasconcelos, A.K.P. (IFCE)  ; Pereira, J.G.N. (IFCE)
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do enfoque Ciência, 
Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na disciplina de Educação Ambiental em 
uma turma de 1º ano do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do 
Instituto Federal do Ceará. A intervenção foi realizado com 42 alunos, divididos 
em 6 equipes, ocorrendo em 4 etapas. Houve discussões sobre Sustentabilidade e 
formação profissional em química. Em seguida, os alunos realizaram ações sociais 
e, em seguida, apresentaram os resultados das ações e responderam um 
questionário. A partir da análise da intervenção, foi observado característica 
de contextualização, problematização e tomada de decisão por parte dos alunos. 
Além de demonstrarem boas reflexões sobre o papel do químico para um mundo mais 
sustentável. 
Palavras chaves
Educação Ambiental; CTSA; Formação Cidadã
Introdução
O ensino de química, aliado à educação ambiental, estimula no educando um 
pensamento crítico ambiental e social, adepto a percepção de como se deve agir 
frente aos recursos renováveis disponíveis no meio ambiente (SANTOS, 2007). 
Segundo Oliveira et al. (2016), a contextualização da química com a educação 
ambiental, favorece a compreensão dos fenômenos e conceitos da química, além de 
uma maior receptividade à disciplina. Nesse sentido, a formação cidadã proposta 
pelo enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) refere-se à 
participação de cada indivíduo como sendo crucial para a sociedade, para isso é 
essencial que ele disponha de informações inerentes ao seu contexto social, os 
quais demandem um posicionamento quanto as suas soluções (SANTOS e SCHNETZLER, 
2015). A partir do movimento CTSA as discussões sobre ciência e tecnologia 
passaram a incluir fatores sociais em suas considerações, tornando-as mais 
democráticas. Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser 
agrupados de acordo com os resultados esperados para cada proposta: 1. Bem-estar 
(objetivos 1, 3, 4, 5, 10 e 16), 2. Infraestrutura (objetivos 2, 6, 7, 8, 9, 11 
e 12), 3. Ambiente natural (objetivos 14 e 15) e 4. Saúde única (objetivo 17) 
(QUEENAR et al., 2017). Dessa forma, para que se consiga atender e proporcionar 
uma formação cidadã, promovendo uma educação ambiental, uma das estratégias se 
faz através do atendimento aos 17 ODS. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 
apresenta os Temas Contemporâneos Transversais, o qual destaca a Educação 
Ambiental de maneira interdisciplinar e transdisciplinar, fazendo associações e 
conduzindo à reflexão sobre questões da vida cidadã. Portanto, observa-se a 
valorização e relevância da abordagem de assuntos de cunho social (BRASIL, 
2019).
Material e métodos
Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do curso Técnico em 
Química Integrado ao Ensino Médio do IFCE - campus Maracanaú, na disciplina de 
Educação Ambiental. A intervenção ocorreu com 42 alunos, os quais foram 
divididos em 6 equipes. Tendo como procedimento o estudo de caso, partindo de 
uma abordagem qualitativa, foram realizados encontros com os alunos, com o 
consentimento da professora da disciplina, trazendo os aspectos recomendados da 
abordagem CTSA. Dividiu-se a intervenção em 4 etapas. A etapa 1 foi realizada em 
dois encontros, nos quais abordou-se a temática de sustentabilidade, 
apresentando aos alunos os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (17 
ODS), que constituem um planejamento para o desenvolvimento econômico e 
socioambiental com a orientação de políticas públicas em nível global, 
respeitando o meio ambiente e com propostas de sustentabilidade (BARBOSA et al., 
2019). Na 2ª etapa, todas as equipes desenvolveram ações sociais a partir de 
temas sustentáveis e sua relação com a química, atendendo aos 17 ODS. Na 3ª 
etapa houve apresentação das ações, ressaltando como a química pode contribuir 
para o meio ambiente. A avaliação das apresentações seguiu as categorias CTSA: 
a) Contextualização; b) Problematização; c) Tomada de decisão (DOMICIANO, 2019), 
cujos resultados foram apresentados no quadro 1. Na 4ª etapa, os alunos foram 
convidados a responder um questionário: 1) Para você qual a importância da 
discussão sobre a temática das 17 ODS para o profissional da química? 2) Você 
acha que o químico pode contribuir com um mundo mais sustentável? Se sim, 
explique. 3) Você acredita ter tido um melhor entendimento sobre a temática ao 
realizar a atividade de forma prática? Explique. Alguns resultados foram 
apresentados no quadro 2.
Resultado e discussão
Com as discussões iniciais em sala, percebeu-se que a maioria dos alunos não 
conheciam sobre a temática dos 17 ODS, por isso, esses encontros mostraram-se um 
fator positivo, uma vez que contribuiu para compreensão do tema. Nos primeiros 
encontros, procurou-se apresentar a importância dos 17 ODS, além de mostrar o 
papel do profissional da química para contribuir com os objetivos propostos. 
Após esses momentos, os discentes foram responsáveis por apresentar suas ações 
sociais. A equipe que ficou responsável por apresentar o 12 ODS (Consumo e 
produção responsável) se destacou entre as equipes que apresentaram suas ações, 
pois conseguiu atender os aspectos avaliados referentes ao CTSA: 
contextualização, problematização e tomada de decisão, conforme foram 
organizados no quadro 1. Temáticas como Consumismo, emissão de gases do efeito 
estufa foram apresentados, ressaltando a contextualização do trabalho. 
Com relação à problematização, a equipe trouxe como o profissional de química 
pode atuar na fiscalização e nos órgãos de controle. Por fim, a equipe trouxe, 
como tomada de decisão, a importância da reciclagem de materiais, seguindo o 
princípio dos 3 R’s. Ao analisar as respostas do questionário aplicado, 
percebeu-se que todos os alunos apresentaram um melhor entendimento sobre a 
temática sustentabilidade após a pesquisa. No quadro 2 foram selecionadas as 
respostas de alguns alunos. O Aluno 2 ressaltou que o profissional de química 
pode ser responsável por orientar e conscientizar a sociedade para atitudes mais 
sustentáveis, dessa forma pode contribuir para o meio ambiente, desmistificando 
o pensamento de muitos com relação ao químico como sendo o responsável somente 
por poluir. O aluno 3 ressalta que sua ação social melhorou a conscientização de 
toda a família.
Parâmetros CTSA avaliados na equipe que apresentou o ODS 12: Contextualização, Problematização e Tomada de decisão.
Respostas dos alunos com relação ao questionários ao final da pesquisa
Conclusões
A partir dos resultados encontrados, percebeu-se que a abordagem CTSA proposta na 
temática dos 17 ODS por meio de discussões aliado ao desenvolvimento de ações 
práticas, ajudou os alunos a não só ter uma melhor compreensão sobre o assunto, 
como também conscientização sobre o papel e a responsabilidade deles enquanto 
futuros profissionais da química. 
Agradecimentos
Referências
DOMICIANO, Tamara Dias. Enfoque CTS no Curso de Licenciatura em  Ciências da UFPR litoral. 2019. 239 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática) – 
Universidade Federal do Paraná - UFPR, Paraná, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/60389#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20para%20abordagens,de%20ci%C3%AAncia%20indutivista%20e%20linear. Acesso em: 09 Setembro. 2022.
- OLIVEIRA, F.M. O ensino de química e a qualidade do ar interior: análise de uma proposta de abordagem temática com enfoque CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 521-553, dez. 2016.
- QUEENAN, K.; GARNIER, J.; ROSENBAUM, N.; BUTTIGIEG, S.; DE MENEGHI, D.; 
HOLMBERG, M.; ZINSSTAG, J.; RÜEGG, S. R.; HÄSLER, B.; KOCK, R. Roadmap 
to a One Health agenda 2030. CAB Reviwes, v. 12, n. 14, p. 1-17, 2017
- SANTOS, W.L.P.; SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania 4ªEd., Ijuí, Editora Unijuí, 160p. 2015.








