• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

ÓLEO ESSENCIAL DE PRIPIOCA (cyperus articulatus): UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA PARA ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

Autores

Botelho, E.V.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Batista, R.G.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Valente, J.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Oliveira, B.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; de Jesus, A.H.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Ribeiro, A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)

Resumo

Pripioca é uma espécie aromática muito utilizada na Amazônia, dentre outros fins, para a produção de perfumes. O objetivo do trabalho foi contribuir para o ensino aprendizagem de conteúdos de Funções Orgânicas, ajudando os alunos a poder identificar as funções orgânicas com auxílio de Mapa Mental, a partir da composição química do óleo essencial de pripioca. A aplicação do Mapa Mental foi baseada no trabalho  Mapas  mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção (GOMES, BASTOS, DE LIMA, 2021) com adaptações. A atividade foi realizada em uma escola pública, durante a regência em aulas de Química. Com os resultados obtidos foi possível perceber que o Mapa Mental aplicado para a turma escolhida colaborou para o entendimento dos conceitos de funções orgânicas.

Palavras chaves

Intervenção metodológica; Planta aromática; Regional

Introdução

A priprioca (Cyperus articulatus) “é uma espécie do Brasil cultivada por comunidades rurais do Pará e comercializada como planta aromática” (CASTELLANI et al., 2011). De acordo com Arévalo et al. (2021) é uma planta utilizada na Amazônia para finalidade de produzir perfumes caseiros, e o óleo essencial é empregado na perfumaria fina. Á vista disso, torna-se importante trazer estudos de plantas em um contexto químico para alunos da educação básica, com a finalidade dos alunos irem além da sala de aula e obterem conhecimentos diferentes, mas que estão presentes no dia a dia. Consoante Ausubel (1968) a aprendizagem consiste na ampliação da estrutura cognitiva por meio da ampliação de novas ideias. Assim, para uma proposta metodológica no ensino de química, pode-se citar o mapa mental. Segundo Broietti et al. (2013), esse método é uma maneira gráfica de expor ideias ou conceitos, assim sendo, uma estratégia visual que faz a junção de textos e figuras ao formar informações, ajudando o aluno a assimilar e aprender mais rápido o conteúdo. Nesse contexto, foi realizado uma atividade extensionista de interação com os alunos, que fez se incluir ao conceito de funções orgânicas. Assim, o exposto trabalho teve como objetivo, realizar uma aula interativa com alunos do 3° ano do ensino médio. Dessa maneira, propiciando conhecimentos e saberes sobre algumas funções orgânicas presentes no óleo essencial da planta Priprioca. Além disso, o trabalho contou com o auxílio de um mapa mental, para que a fixação do conteúdo fosse mais produtiva e de uma aprendizagem significativa.

Material e métodos

O trabalho foi realizado com 26 discentes de uma turma do 3º ano do ensino médio da escola pública do município de Ananindeua-PA, E.E.E.F.M Luiz Nunes Direito. A contextualização ocorreu por meio questionário primeiro questionário com as seguintes perguntas : 1° O que é um óleo essencial? 2° que você entende por funções orgânicas? 3° O que são cadeias carbônicas ? 4° O que você entende por ligação dupla? 5° O que caracteriza um éter? 6° Você já ouviu falar sobre a pripioca?. Desse modo, para saber o nível de conhecimento dos alunos em relação aos conteúdo. Posteriormente, apresentou o mapa mental (Figura 1) para os estudantes, e iniciou-se uma aula introdutória sobre funções orgânicas. Diante disso, os estudantes puderam propor e mencionar hipótese a partir do óleo essencial da priprioca sobre as funções químicas presentes na composição dele, fazendo por meio da Química Orgânica. Desse modo, fizeram as devidas observações e associações, ao ser levada essa temática para a sala de aula, destacando o mercado do Ver-o-Peso, devido ao destaque da quantidade do crescimento do mercado crescente na região. Vale ressaltar que, em seguida também respondeu-se o segundo questionário. Segundo Parasuraman (1991), “um questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto”. “Estruturado disfarçado: tenta através da tabulação e cruzamento de informações, descobrir a importância de um assunto para a pessoa, indiretamente” (MATTAR, 1996). Nas questões abertas solicita-se aos respondentes para que ofereçam suas próprias respostas (GIL, 2008).

Resultado e discussão

A priori, o instrumento de coleta de dados foi dois questionário, contendo 6 questões abertas, de forma que o primeiro questionário foi aplicado no inicio da aula e o segundo depois da aula. Desse modo resultando , no gráfico 1, este constata-se que no primeiro questionário, dos 26 estudantes 42% acertaram e 58% erram. Prontamente, no final do trabalho houve um porcentual de 94% de acerto dos estudantes em relação a 6% de erro. Portanto, certifica-se, logo após aplicação do mapa mental e a resolução do questionário final ocorreu um crescimento de 42%. Dessa forma, 100% dos alunos participaram da atividade. À vista disso, os resultados foram satisfatórios, pois os discentes conseguiram fazer a identificação das funções orgânicas presentes no Mapa Mental, evidenciando assim, a importância de materiais que auxiliem os aluno.

Figura-1

Mapa Mental apresentado para os alunos.

Gráfico 1

Relação de acertos e erros dos alunos.

Conclusões

O mapa mental traz uma abordagem diversificada referente as aulas de química orgânica, visando a fixação e assimilação de conteúdos. Desse modo, também a atividade levar para a sala de aula um pouco da temática regional, por conseguinte evidencia-se o conhecimento escolar e não escolar procedente dos assuntos abordados. Onde, os alunos poderão interagir, revisar e aprimorar o conhecimento sobre funções orgânicas presentes nos compostos químicos do óleo essencial da Planta, com isso, os alunos conseguiram fazer a identificação das funções orgânicas através da aplicação.

Agradecimentos

Ao Prof. Dr. Alcy Favacho Ao Prof. André Aos alunos da Escola Luiz Nunes Direito

Referências

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

ARÉVALO et al. Produção Sustentável do Óleo Essencial de Priprioca (Cyperus articulatus var. nodosus L.) na Amazônia. Biobrasil, v.11, p. 1-13, 2021.

BROIETTI et al. A TEMÁTICA “CHEIRO” NO ENSINO DA QUÍMICA: MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. p. 1043-1048, setembro, 2013.

CASTELLANI, D. C. et al. Coeficientes técnicos de produção da priprioca (Cyperus articulatus L.) em sistema orgânico, na região de Belém (PA). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 13, p. 606-611, 2011.

GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Francisco Regis Abreu; BASTOS, Francisco Glauco Gomes; DE LIMA, Jean Custódio. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 7, n. 2, p. 23-40, 2021.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.

PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.

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