Autores
Botelho, E.V.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)  ; Batista, R.G.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)  ; Valente, J.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)  ; Oliveira, B.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)  ; de Jesus, A.H.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)  ; Ribeiro, A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)
Resumo
Pripioca é uma espécie aromática muito utilizada na Amazônia, dentre outros fins, 
para a produção de perfumes. O objetivo do trabalho foi contribuir para o ensino 
aprendizagem de conteúdos de Funções Orgânicas, ajudando os alunos a poder 
identificar as funções orgânicas com auxílio de Mapa Mental, a partir da 
composição química do óleo essencial de pripioca. A aplicação do Mapa Mental foi 
baseada no trabalho  Mapas  mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta 
de intervenção (GOMES, BASTOS, DE LIMA, 2021) com adaptações. A atividade foi 
realizada em uma escola pública, durante a regência em aulas de Química. Com os 
resultados obtidos foi possível perceber que o Mapa Mental aplicado para a turma 
escolhida colaborou para o entendimento dos conceitos de funções orgânicas.
Palavras chaves
Intervenção metodológica; Planta aromática; Regional
Introdução
A priprioca (Cyperus articulatus) “é uma espécie do Brasil cultivada por 
comunidades rurais do Pará e comercializada como planta aromática” (CASTELLANI 
et al., 2011). De acordo com Arévalo et al. (2021) é uma planta utilizada na 
Amazônia para finalidade de produzir perfumes caseiros, e o óleo essencial é 
empregado na perfumaria fina. Á vista disso, torna-se importante trazer estudos 
de plantas em 
um contexto químico para alunos da educação básica, com a finalidade dos alunos 
irem além da 
sala de aula e obterem conhecimentos diferentes, mas que estão presentes no dia 
a dia. Consoante Ausubel (1968) a aprendizagem consiste na ampliação da 
estrutura cognitiva por meio da ampliação de novas ideias. Assim, para uma 
proposta metodológica no ensino de química, pode-se citar o mapa mental. Segundo 
Broietti et al. (2013), esse método é uma maneira gráfica de expor ideias ou 
conceitos, 
assim sendo, uma estratégia visual que faz a junção de textos e figuras ao 
formar informações, ajudando o aluno a assimilar e aprender mais rápido o 
conteúdo. 
Nesse contexto, foi realizado uma atividade extensionista de interação com os 
alunos, que fez se incluir ao conceito de funções orgânicas. Assim, o exposto 
trabalho teve como objetivo, realizar uma aula interativa com alunos do 3° ano 
do ensino médio. Dessa maneira, propiciando conhecimentos e saberes sobre 
algumas funções orgânicas presentes no óleo essencial da planta Priprioca. Além 
disso, o trabalho contou com o auxílio de um mapa mental, para que a fixação do 
conteúdo fosse mais produtiva e de uma aprendizagem significativa.
Material e métodos
O trabalho foi realizado com 26  discentes de uma turma do 3º ano do ensino 
médio    da escola pública do município de Ananindeua-PA, E.E.E.F.M Luiz Nunes 
Direito. A contextualização ocorreu por meio questionário primeiro questionário 
com as seguintes perguntas :  1° O  que é um óleo essencial? 2° que você entende 
por funções orgânicas? 3° O que são cadeias carbônicas ? 4° O que você entende 
por ligação dupla? 5° O que caracteriza um éter? 6° Você já ouviu falar sobre a 
pripioca?. Desse modo, para saber o nível de conhecimento dos alunos em relação 
aos conteúdo. Posteriormente, apresentou o mapa mental (Figura 1) para os 
estudantes, e iniciou-se uma aula introdutória sobre funções orgânicas. Diante 
disso, os estudantes puderam propor e mencionar hipótese a partir do óleo 
essencial da priprioca sobre as funções químicas presentes na composição dele, 
fazendo por meio da Química Orgânica. Desse modo, fizeram as devidas observações 
e associações, ao ser levada essa temática para a sala de aula, destacando o 
mercado do Ver-o-Peso, devido ao destaque da quantidade do crescimento do 
mercado crescente na região. Vale ressaltar que, em seguida também respondeu-se 
o segundo questionário. Segundo Parasuraman (1991), “um questionário é tão 
somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se 
atingir os objetivos do projeto”. “Estruturado disfarçado: tenta através da 
tabulação e cruzamento de
informações, descobrir a importância de um assunto para a pessoa, indiretamente” 
(MATTAR, 1996). Nas questões abertas solicita-se aos respondentes para que 
ofereçam suas próprias respostas (GIL, 2008).
Resultado e discussão
A priori, o instrumento de coleta de dados foi dois questionário, contendo 6  
questões  abertas, de forma que o  primeiro questionário foi aplicado  no inicio 
da aula e o segundo depois da aula. Desse modo  resultando , no gráfico 1, este  
constata-se que   no primeiro questionário, dos 26 estudantes 42% acertaram  e 
58% erram. Prontamente,  no final  do trabalho houve um porcentual de 94%  de 
acerto dos estudantes  em relação a 6% de erro. Portanto, certifica-se, logo 
após aplicação do mapa mental  e a resolução do questionário final ocorreu um 
crescimento de 42%. Dessa forma, 100% dos alunos participaram da atividade. À 
vista disso, os resultados foram satisfatórios, pois os discentes  
conseguiram fazer a identificação das funções orgânicas presentes  no Mapa 
Mental, evidenciando  assim, a importância de materiais que auxiliem  os aluno.

Mapa Mental apresentado para os alunos.

Relação de acertos e erros dos alunos.
Conclusões
 O mapa mental traz uma abordagem diversificada referente as aulas de química 
orgânica, visando a  fixação e assimilação de conteúdos. Desse modo, também a 
atividade  levar  para a sala de aula um pouco da temática regional,  por 
conseguinte evidencia-se  o conhecimento escolar e não escolar procedente dos 
assuntos abordados. Onde, os alunos poderão interagir, revisar e aprimorar o 
conhecimento sobre  funções orgânicas presentes nos compostos químicos do óleo 
essencial da Planta, com isso, os alunos conseguiram fazer a identificação das 
funções orgânicas através da aplicação.
Agradecimentos
Ao Prof. Dr. Alcy Favacho  
Ao Prof. André
Aos alunos da Escola Luiz Nunes Direito 
Referências
AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.
ARÉVALO et al. Produção Sustentável do Óleo Essencial de Priprioca (Cyperus articulatus var. nodosus L.) na Amazônia. Biobrasil, v.11, p. 1-13, 2021.
BROIETTI et al. A TEMÁTICA “CHEIRO” NO ENSINO DA QUÍMICA: MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. p. 1043-1048, setembro, 2013.
CASTELLANI, D. C. et al. Coeficientes técnicos de produção da priprioca (Cyperus articulatus L.) em sistema orgânico, na região de Belém (PA). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 13, p. 606-611, 2011. 
GIL, Antônio.  Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Francisco Regis Abreu; BASTOS, Francisco Glauco Gomes; DE LIMA, Jean Custódio. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 7, n. 2, p. 23-40, 2021.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.
PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.








