• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA KAHOOT NO ENSINO DA QUÍMICA.

Autores

Sousa, P.S.L. (UFPA) ; Monteiro, M.V.F. (UFPA) ; Souza, S.G.B. (UFPA) ; França, G.Z. (UFPA) ; Pereira, L.K.A. (UFPA) ; Ferreira, P.A.A. (UFPA) ; Ribeiro, P.P.G. (UFPA) ; Almada, G.C. (UFPA)

Resumo

O uso de tecnologias para facilitar e viabilizar o ensino da química no ensino médio é um tópico de várias pesquisas, pois é um método que desenvolve o aprendizado por meio da interatividade virtual. O software Kahoot é uma ferramenta de ensino baseado em jogos online entre estudantes. No presente estudo foi promovido a participação de estudantes de uma escola de ensino médio da Região Metropolitana de Belém na resolução de questões de química via plataforma Kahoot, e a partir dos resultados, foi analisada a influência do meio interativo virtual na aprendizagem de química dos estudantes participantes. Dessa forma, a adesão dos estudantes a rapidez e estímulo de raciocínio se mostra benéfico e aplicável para um ensino da química otimizado e interativo para estudantes do ensino médio.

Palavras chaves

Ensino ; Estudante; Tecnologia

Introdução

O ensino da química é objeto de estudo em várias áreas do conhecimento que utilizam das ciências químicas para explicar e orientar sobre campos em que necessitam de conceitos básicos e avançados para o seu pleno entendimento. Conceitos estes que permeiam o ensino médio até o ensino superior em alguns cursos, como licenciatura ou/e bacharelado em química, química industrial, engenharias, como a química, de materiais e de petróleo. E que são de suma importância para alicerçar a formação das profissões ligadas de alguma forma às ciências químicas, e também para aqueles formados no ensino médio (YAMAGUCHI, 2021). O Kahoot consiste em um software criado em 2013 por um grupo de professores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Tal software tem como objetivo o ensino didático por meio de jogos, que estimulam a interatividade e intuição dos estudantes que o utilizam. O Kahoot funciona em uma plataforma online, e é 100% gratuito, o que auxilia na democratização do uso do software como recurso educativo. Em detrimento do perfil interativo, o Kahoot possui potencial para estimular a propagação do ensino de química em ambientes acadêmicos, o que também influencia beneficamente nos aspectos sociais dos estudantes de escolas e universidades (YOUSSEF, 2021). No presente trabalho avaliou-se o nível de interação de estudantes das ciências químicas, do ensino médio, através do software de tecnologia educacional Kahoot. Bem como foi observado a influência do uso deste recurso educacional na aprendizagem dos estudantes que participaram deste trabalho.

Material e métodos

Para a realização do presente estudo, a metodologia adotada consistiu na participação de 40 (quarenta) estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'ávila, em Marituba, no estado do Pará, entre o 1° ano e o 3° ano do ensino médio, na resolução de questões de química básica. A partir da criação do código de sala no Kahoot, foram estabelecidas duas questões, uma provinda de edições antigas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e outra elaborada com base no uso da química no cotidiano. A partir dos resultados coletados de cada estudante que participou do jogo interativo, foram analisados a influência do Kahoot na aprendizagem de química dos estudantes participantes.

Resultado e discussão

A utilização de aparatos tecnológicos como mecanismo para facilitar e aprimorar a aprendizagem da química se mostra relevante para a elaboração de estratégias educacionais que contemplem conhecimentos básicos das ciências químicas de uma maneira lúdica, acessível e inovadora, influenciando diretamente na facilitação da fixação e compreensão da química nos mais diversos âmbitos educacionais. Por se tratar de um mecanismo virtual e gratuito, a utilização de aplicativos online como o kahoot, viabilizou um cenário estratégico e dinâmico para estimular o desempenho dos alunos no tocante a aquisição de conhecimentos específicos sobre diferentes áreas da química e suas aplicações, dada a esquematização das questões dentro do aplicativo, foi realizado a criação de um código que possibilita a abertura de uma sala virtual, compartilhando, assim, um ambiente virtual dinâmico e de fácil acesso para o público alvo. Quanto aos resultados: 80% dos alunos aprovaram a nova metodologia, afirmando sua praticidade e inovação no ensino da química, no entanto, os 20% restantes alegam dificuldade no jogo, devido ao costume dos próprios com sua utilização. Em relação ao corpo docente, teve 100% de aprovação, visto que o jogo auxiliou em suas metodologias e práticas de ensino em sala.

Conclusões

Considerando as altas porcentagens de aprovação, ora por parte do público alvo, ora por parte dos professores que acompanharam as atividades ministradas, conclui-se que a inserção de novas tecnologias no meio educacional é favorável ao aprendizado dos alunos, despertando a curiosidade e atraindo ainda mais a atenção dos alunos para o ensino da química, assim, com a forma tradicional de aprendizagem somada à utilização do aplicativo Kahoot, se construiu uma metodologia satisfatória e eficaz.

Agradecimentos

Expressamos os agradecimentos à Deus, ao professor orientador pelo incentivo e auxílio, a escola por permitir realizar e disponibilizar tempo para obter os dados, e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

OLIVEIRA, Iara Terra de; STEIL, Leonardo José; JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco.
Pesquisa em ensino de química. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022.

PAULETT, Fabiana. MENDES, Michel. PRADO, Amaral Ros Marcelo. ENSINO DE
QUÍMICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: O QUE PENSAM OS
PROFESSORES BRASILEIROS. 2017

SOUZA, Luan D. De et al. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve
Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Revista Virtual de Química,[S.
l.], v. 13, n. 3, p. 713-746, 2021.

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Ensino de química inorgânica mediada pelo
uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente,
v. 6, n. 2, p. e041-e041, 2021.

YOUSSEF, Mena. Assessing the Use of Kahoot! In an Undergraduate General
Chemistry Classroom. Journal of Chemical Education, v. 99, n. 2, p. 1118-1124, 2021.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau