• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

QUIMIQUINHAFLIX – O projeto de monitoria que você acompanha como série ;D

Autores

Malaquias dos Santos, P.H. (COLUNI-UFF) ; de Souza Lourenço, A.C. (COLUNI-UFF) ; de Paula Brito, A.C. (COLUNI-UFF) ; Karolinade Lucas Chantre Dutra, K. (COLUNI-UFF) ; Ferreira Dantas, G. (COLUNI-UFF) ; Albuquerque Amancio de Oliveira, A. (COLUNI-UFF) ; de Deus de Souza, L.H. (COLUNI-UFF) ; dos Santos Miranda, G. (COLUNI-UFF) ; de Sousa Alves, V. (IQ-UFF)

Resumo

O presente trabalho apresenta o processo de criação e execução do projeto QUIMIQUINHAFLIX, direcionado ao atendimento de estudantes na monitoria de química do Colégio Universitário (Coluni-UFF). Baseado no diálogo, na pesquisa e na experimentação, o projeto proporcionou a todos o exercício da autonomia cognitiva, da solidariedade, da criatividade, da pesquisa e da ludicidade com a utilização de um jogo comercial, Alquimia, destinado à realização de experimentos de química. A partir da seleção prévia de 10 experimentos do jogo, com base na relação dos mesmos com conteúdos já vistos em sala e séries anteriores, os encontros foram preparados a partir de uma sequência didática composta por roteiros e aulas experimentais; desafios (a partir dos conteúdos dos experimentos) e curiosidades

Palavras chaves

Quimiquinhaflix; Monitoria colaborativa; Química na Ed.Básica

Introdução

O ensino remoto, em razão da pandemia de covid-19, trouxe muitas dificuldades para a aprendizagem, principalmente para ciências exatas (NHANCALE, 2022); com o desinteresse e a falta de base teórica, para acompanhar os conteúdos do ensino médio, sendo percebidos logo no início do ano letivo em 2022. O programa de química do ensino médio no Coluni-UFF(PCNEM, 1999), que também contou com aulas experimentais e revisão de conteúdos anteriores, acompanhou cenário semelhante. Visando contribuir para uma aprendizagem significativa e autorregulada e o desenvolvimento cognitivo proativo dos estudantes(FRISON, 2016), o projeto monitoria de química foi então concebido. A fim de proporcionar um atendimento de qualidade aos demais alunos com dificuldades, os monitores selecionados deveriam se reunir, regularmente, para estudar e rever os conteúdos, além colaborar com a preparação de um material bem diversificadas. Ao pesquisar referências metodológicas, dialogar com os estudantes e buscar materiais para desenvolver as aulas experimentais, algumas questões foram levantadas; Pouco variedade de reagentes, o que não possibilitava a realização de diferentes experimentos; Vidraria incompleta e em número insuficiente, Existência de alguns jogos didáticos no laboratório (comerciais e de produção própria); Ausência de materiais que permitissem experimentos interessantes (observação feita pelos estudantes que seriam atendidos pela monitoria). A partir desse levantamento, o jogo Alquimia 70 experimentos da Grow foi identificado como potencial ferramenta pedagógica por contemplar grande variedade de conteúdos da química e boa quantidade relacionada ao programa do segundo ano do E.M., no qual se encontravam a maior quantidade de alunos com dificuldade. Foram trabalhados conteúdos, como: funções inorgânicas, tipos de reações, cálculo de rendimento e estequiométrico, densidade, soluções, reações de neutralização e equilíbrio químico. A frequência dos encontros e a conexão entre eles deu origem ao nome do projeto: QUIMIQUINHAFLIX: O projeto de monitoria que você acompanha como série ;D.

Material e métodos

O jogo apresenta 11 reagentes químicos, figura 1, para experimentos em microescala, pipeta, pinça e estante para 6 tubos de ensaio, 4 tubos de ensaio de acrílico, 1 óculos de segurança, espuma com suporte e pano para limpeza dos tubos. No verso da caixa é possível verificar as quantidades de cada reagente; informações sobre materiais complementares que não constam na caixa e a advertência sobre o manuseio de alguns reagentes. A quantidade de reagentes permite, em média, 6 repetições. A proposta foi desenvolvida com a participação de 3 bolsistas e 4 voluntários, durante 2 encontros semanais (o primeiro para pesquisa e elaboração e o segundo para atendimento dos monitorados), com 1:30h de duração. Foram selecionados 10 experimentos, dentre os 70 propostos no livreto do jogo. Todos foram reescritos pelos monitores tendo em vista a superficialidade na apresentação de informações e outros problemas, como: nomes incompletos ou em discordância com as normas da IUPAC, ausência de nomes de alguns compostos e de fórmulas moleculares, ausência das quantidades descritas de acordo com o sistema métrico internacional (litro, grama, centímetros) e explicações sobre o que foi observado. Após seleção prévia dos 10 experimentos o grupo investigou de maneira mais aprofundada seu alcance em termos de conteúdos e séries atendidas, bem como seu apelo afetivo junto aos estudantes. A partir daí, desenvolviam a sequência didática (figura 2): Reescrita do roteiro experimental, Produção dos slides para apresentação da prática (contendo nomes e fórmulas de reagentes e produtos com suas respectivas reações balanceadas), Proposta de um desafio relacionado ao cálculo estequiométrico, rendimento ou pureza da reação entre outros assuntos da química e Apresentação de curiosidades químicas sobre processos industriais e questões relacionadas aos princípios da química verde, bioeconomia, economia circular e outros assuntos de relevância para a ciência e sociedade, até a aplicação da proposta na aula seguinte.

Resultado e discussão

Idealizamos a proposta para grupos de até 10 alunos monitorados. Entretanto, dado o sucesso do primeiro encontro passamos a ter em média 24 alunos nos encontros subsequentes. Dividimos os 24 alunos inscritos em 4 grupos e disponibilizamos 4 kits do primeiro experimento escolhido, para ser apresentado. Durante a realização do desafio alguns conteúdos anteriores de química também foram revisados, como, por exemplo; a consulta da tabela periódica para descobrir a massa atômica dos elementos presentes nos compostos da prática. Nos encontros surgiram perguntas sobre as funções inorgânicas das substâncias, sobre os reagentes e seu potencial risco para nossa saúde, sobre os fenômenos observados, sobre o descarte e seu emprego em processos industriais. Foi possível inclusive extrapolar o tema da prática quando discutimos o uso industrial do produto formado, o ferrocianeto de ferro (III), também conhecido como Azul da Prússia, um pigmento de cor azul escura muito empregado em pintura e tingimento de tecidos. Também discutimos sobre a poluição causada pelo tingimento de tecidos, a necessidade de reciclar e reaproveitar roupas através da customização e do desenvolvimento de corantes ambientalmente amigáveis com menor impacto ambiental de rios e lagos por todo mundo, associando aos conceitos de economia circular e bioeconomia. A participação ativa de monitores na construção coletiva de uma metodologia pautada na experimentação, na pesquisa, na ludicidade do brincar, na irreverência de uma proposta fora de um padrão e repleta de significados, de envolvimento e de troca entre seus pares, foi fundamental não só para o sucesso da proposta, mas fez com que a autonomia de suas ações fosse refletida na segurança e na fluidez das apresentações dos encontros com os monitorados. Essa habilidade concreta desenvolvida gradativamente durante o trabalho também permitiu aos monitorados desmistificar a química como ciência dura e de difícil compreensão.

Figura 1

Lista de reagentes presentes no jogo Alquimia

Registros da Sequência Didática

Registros da Sequência Didática

Conclusões

Na perspectiva da colaboração criativa, a monitoria de química 2022 foi forjada. O grupo imbuído da vontade de aprender e realizar algo relevante para si e para o outro, no que tange a aprendizagem significativa e promotora de transformação social, trouxe uma nova perspectiva metodológica para um programa pré-estabelecido, consolidado e útil, que também traz em si - em sua proposta original - grande alcance como mediação didática. Concluímos que tais posturas, fundamentais para o agir-educativo baseado na liberdade do educando, solidariedade e compromisso de emancipação do homem, segundo Paulo Freire (1996), foram e continuam sendo vividas e experienciadas na sua integralidade neste projeto.

Agradecimentos

Agradecemos à FAPERJ pelo apoio financeiro e à Prograd-UFF pelas bolsas de monitoria.

Referências

FRISON, L.M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições [online]. v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.,. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908>. ISSN 1980-6248. [Acessado 9 Agosto 2022].
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
NHANCALE, Angelo Correia. PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO EM TEMPO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANERECIMA21 - Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia v.3, n.2, 2022. ISSN 2675-6218
_______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

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