Autores
Malaquias dos Santos, P.H. (COLUNI-UFF)  ; de Souza Lourenço, A.C. (COLUNI-UFF)  ; de Paula Brito, A.C. (COLUNI-UFF)  ; Karolinade Lucas Chantre Dutra, K. (COLUNI-UFF)  ; Ferreira Dantas, G. (COLUNI-UFF)  ; Albuquerque Amancio de Oliveira, A. (COLUNI-UFF)  ; de Deus de Souza, L.H. (COLUNI-UFF)  ; dos Santos Miranda, G. (COLUNI-UFF)  ; de Sousa Alves, V. (IQ-UFF)
Resumo
O presente trabalho apresenta o processo de criação e execução do projeto 
QUIMIQUINHAFLIX, direcionado ao atendimento de estudantes na monitoria de química do 
Colégio Universitário (Coluni-UFF). Baseado no diálogo, na pesquisa e na 
experimentação, o projeto proporcionou a todos o exercício da autonomia cognitiva, da 
solidariedade, da criatividade, da pesquisa e da ludicidade com a utilização de um jogo 
comercial, Alquimia, destinado à realização de experimentos de química. A partir da 
seleção prévia de 10 experimentos do jogo, com base na relação dos mesmos com conteúdos 
já vistos em sala e séries anteriores, os encontros foram preparados a partir de uma 
sequência didática composta por roteiros e aulas experimentais; desafios (a partir dos 
conteúdos dos experimentos) e curiosidades
Palavras chaves
Quimiquinhaflix; Monitoria colaborativa; Química na Ed.Básica
Introdução
O ensino remoto, em razão da pandemia de covid-19, trouxe muitas dificuldades para a 
aprendizagem, principalmente para ciências exatas (NHANCALE, 2022); com o 
desinteresse e a falta de base teórica, para acompanhar os conteúdos do ensino 
médio, sendo percebidos logo no início do ano letivo em 2022. O programa de química 
do ensino médio no Coluni-UFF(PCNEM, 1999), que também contou com aulas 
experimentais e revisão de conteúdos anteriores, acompanhou cenário semelhante. 
Visando contribuir para uma aprendizagem significativa e autorregulada e o 
desenvolvimento cognitivo proativo dos estudantes(FRISON, 2016), o projeto monitoria 
de química foi então concebido. A fim de proporcionar um atendimento de qualidade 
aos demais alunos com dificuldades, os monitores selecionados deveriam se reunir, 
regularmente, para estudar e rever os conteúdos, além colaborar com a preparação de 
um material bem diversificadas. Ao pesquisar referências metodológicas, dialogar com 
os estudantes e buscar materiais para desenvolver as aulas experimentais, algumas 
questões foram levantadas; Pouco variedade de reagentes, o que não possibilitava a 
realização de diferentes experimentos; Vidraria incompleta e em número insuficiente, 
Existência de alguns jogos didáticos no laboratório (comerciais e de produção 
própria); Ausência de materiais que permitissem experimentos interessantes 
(observação feita pelos estudantes que seriam atendidos pela monitoria). A partir 
desse levantamento, o jogo Alquimia 70 experimentos da Grow foi identificado como 
potencial ferramenta pedagógica por contemplar grande variedade de conteúdos da 
química e boa quantidade relacionada ao programa do segundo ano do E.M., no qual se 
encontravam a maior quantidade de alunos com dificuldade. Foram trabalhados 
conteúdos, como: funções inorgânicas, tipos de reações, cálculo de rendimento e 
estequiométrico, densidade, soluções, reações de neutralização e equilíbrio químico. 
A frequência dos encontros e a conexão entre eles deu origem ao nome do projeto: 
QUIMIQUINHAFLIX: O projeto de monitoria que você acompanha como série ;D.  
Material e métodos
O jogo apresenta 11 reagentes químicos, figura 1, para experimentos em microescala, 
pipeta, pinça e estante para 6 tubos de ensaio, 4 tubos de ensaio de acrílico, 1 
óculos de segurança, espuma com suporte e pano para limpeza dos tubos. No verso da 
caixa é possível verificar as quantidades de cada reagente; informações sobre 
materiais complementares que não constam na caixa e a advertência sobre o manuseio 
de alguns reagentes. A quantidade de reagentes permite, em média, 6 repetições. A 
proposta foi desenvolvida com a participação de 3 bolsistas e 4 voluntários, durante 
2 encontros semanais (o primeiro para pesquisa e elaboração e o segundo para 
atendimento dos monitorados), com 1:30h de duração. Foram selecionados 10 
experimentos, dentre os 70 propostos no livreto do jogo. Todos foram reescritos 
pelos monitores tendo em vista a superficialidade na apresentação de informações e 
outros problemas, como: nomes incompletos ou em discordância com as normas da IUPAC, 
ausência de nomes de alguns compostos e de fórmulas moleculares, ausência das 
quantidades descritas de acordo com o sistema métrico internacional (litro, grama, 
centímetros)  e explicações sobre o que foi observado. Após seleção prévia dos 10 
experimentos o grupo investigou de maneira mais aprofundada seu alcance em termos de 
conteúdos e séries atendidas, bem como seu apelo afetivo junto aos estudantes. A 
partir daí, desenvolviam a sequência didática (figura 2): Reescrita do roteiro 
experimental, Produção dos slides para apresentação da prática (contendo nomes e 
fórmulas de reagentes e produtos com suas respectivas reações balanceadas), Proposta 
de um desafio relacionado ao cálculo estequiométrico, rendimento ou pureza da reação 
entre outros assuntos da química e Apresentação de curiosidades químicas sobre 
processos industriais e questões relacionadas aos princípios da química verde, 
bioeconomia, economia circular e outros assuntos de relevância para a ciência e 
sociedade, até a aplicação da proposta na aula seguinte.
Resultado e discussão
Idealizamos a proposta para grupos de até 10 alunos monitorados. Entretanto, dado o 
sucesso do primeiro encontro passamos a ter em média 24 alunos nos encontros 
subsequentes. Dividimos os 24 alunos inscritos em 4 grupos e disponibilizamos 4 kits 
do primeiro experimento escolhido, para ser apresentado. Durante a realização do 
desafio alguns conteúdos anteriores de química também foram revisados, como, por 
exemplo; a consulta da tabela periódica para descobrir a massa atômica dos elementos 
presentes nos compostos da prática. Nos encontros surgiram perguntas sobre as 
funções inorgânicas das substâncias, sobre os reagentes e seu potencial risco para 
nossa saúde, sobre os fenômenos observados, sobre o descarte e seu emprego em 
processos industriais. Foi possível inclusive extrapolar o tema da prática quando 
discutimos o uso industrial do produto formado, o ferrocianeto de ferro (III), 
também conhecido como Azul da Prússia, um pigmento de cor azul escura muito 
empregado em pintura e tingimento de tecidos. Também discutimos sobre a poluição 
causada pelo tingimento de tecidos, a necessidade de reciclar e reaproveitar roupas 
através da customização e do desenvolvimento de corantes ambientalmente amigáveis 
com menor impacto ambiental de rios e lagos por todo mundo, associando aos conceitos 
de economia circular e bioeconomia. A participação ativa de monitores na construção 
coletiva de uma metodologia pautada na experimentação, na pesquisa, na ludicidade do 
brincar, na irreverência de uma proposta fora de um padrão e repleta de 
significados, de envolvimento e de troca entre seus pares, foi fundamental não só 
para o sucesso da proposta, mas fez com que a autonomia de suas ações fosse 
refletida na segurança e na fluidez das apresentações dos encontros com os 
monitorados. Essa habilidade concreta desenvolvida gradativamente durante o trabalho 
também permitiu aos monitorados desmistificar a química como ciência dura e de 
difícil compreensão.

Lista de reagentes presentes no jogo Alquimia

Registros da Sequência Didática
Conclusões
Na perspectiva da colaboração criativa, a monitoria de química 2022 foi forjada. O 
grupo imbuído da vontade de aprender e realizar algo relevante para si e para o outro, 
no que tange a aprendizagem significativa e promotora de transformação social, trouxe 
uma nova perspectiva metodológica para um programa pré-estabelecido, consolidado e 
útil, que também traz em si - em sua proposta original - grande alcance como mediação 
didática. Concluímos que tais posturas, fundamentais para o agir-educativo baseado na 
liberdade do educando, solidariedade e compromisso de emancipação do homem, segundo 
Paulo Freire (1996), foram e continuam sendo vividas e experienciadas na sua 
integralidade neste projeto. 
Agradecimentos
Agradecemos à FAPERJ pelo apoio financeiro e à Prograd-UFF pelas bolsas de monitoria.
Referências
FRISON, L.M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições [online]. v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.,. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908>. ISSN 1980-6248. [Acessado 9 Agosto 2022].
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
NHANCALE, Angelo Correia. PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO EM TEMPO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANERECIMA21 - Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia v.3, n.2, 2022. ISSN 2675-6218
_______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.








