Autores
Soto, P.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)  ; Bertoti, A.F.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)  ; Cirino, M.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)
Resumo
O ensino de Ciências  é baseado na observação e interpretação de fenômenos 
relacionados à perspectiva CTSA, ou seja, pela criação de significados. Assim, 
propõe-se uma atividade experimental através da CTSA e o uso dos três momentos 
pedagógicos a partir da eletroquímica como tema gerador. Pela análise de 
conteúdo realizada a partir das estruturas textuais dos alunos foi possível 
criar inferências e interpretações que culminam nos conceitos e as definições 
relacionadas ao tema gerador. Os materiais textuais produzidos pelos estudantes 
apresentaram os conceitos teóricos presentes nas discussões propostas pela 
problematização e a proposta final envolvendo a luz de led, a análise feita 
durante a exploração do material é ampla, mas, corresponde a avaliação da 
proposta de atividade experimental.
Palavras chaves
Eletroquímica; CTSA; Proposta experimental
Introdução
O ensino de Ciências é pautado pela observação, percepção  e interpretação de 
fenômenos que ocorrem em nosso  cotidiano até aqueles mais complexos, de difícil 
identificação. Nesse sentido, a experimentação desempenha um papel primordial no 
processo de alfabetização científica, isto é, na comprovação de hipóteses, 
elaboração de sínteses ou ainda como objeto para a criação de novos problemas e 
novas investigações, gerando significados (ROSA, DARROZ e MINOSSO, 2019).
A Química origina temas geradores que podem ser abordados por vários enfoques e 
metodologias, viabilizando que seu ensino seja planejado numa perspectiva que 
permita o pensamento crítico (AULER e BAZZO, 2001). Tal abordagem, é conhecida 
como CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Assim, Delizoicov, 
Angotti e Pernambuco (2002) pensam um método de 3 etapas: uma problematização 
inicial, organização dos 
conhecimentos e retomada da problematização. Os temas sobre o conteúdo de 
eletroquímica, como pilhas e baterias são amplamente discutidos sob essa 
perspectiva, por conta dos impactos ambientais causados pelos resíduos desses 
dispositivos, quando descartados de forma incorreta (ARRIGO, ALEXANDRE e ASSAI, 
2018).
Assim, este trabalho visou propor uma atividade experimental focada na 
perspectiva CTSA por meio da metodologia dos três momentos pedagógicos a partir 
do tema gerador eletroquímica, empregada na construção de dispositivos de 
armazenamento de energia e suas aplicações.
Material e métodos
A atividade experimental foi realizada no Centro Estadual de Educação 
Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi (CEEP Castaldi) com as turmas 
do 4° ano do curso técnico em administração durante a disciplina de Estágio 
supervisionado. A proposta experimental ocorreu no final de uma sequência 
didática de Eletroquímica durante as aulas de Química.
Nesse sentido, no Primeiro momento, os alunos foram divididos em grupos e 
tiveram como problematização¸Elaborar um dispositivo que fizesse uma 
calculadora funcionar a partir dos materiais disponíveis na bancada.   Para 
o desenvolvimento dessa proposta, foram utilizados placas metálicas de  Zn e Cu 
presentes no laboratório de química do colégio, béqueres , pedaços de papel 
toalha, fios e conectores, fita adesiva, calculadoras, luzes de led, Água 
sanitária comercial e uma solução de ácido sulfúrico 0,010 mol L-1.
Para o segundo momento, foi construída em uma pilha de Zn e Cu com papéis 
embebidos em  na solução de ácido sulfúrico e observou-se posteriormente com 
auxílio do multímetro se ela seria capaz de ligar a calculadora. Os alunos 
desenvolveram uma pilha com papel alumínio e água sanitária que foi conectada à 
calculadora.
Por fim, no terceiro momento, as pilhas foram conectadas para observar a 
possibilidade de ligar outros aparelhos como a luz de led com o dispositivo 
confeccionado pelos alunos que construíram um texto com as suas  observações e 
conclusões.
Os materiais textuais confeccionados pelos estudantes é analisado por meio da 
análise de conteúdo (BARDIN, 2011) por meio de três etapas: Pré-análise; 
Exploração do Material; Tratamento de Resultados, realizados a partir de 
inferências e interpretações dos significados das mensagens nos materiais 
coletados.
Resultado e discussão
Os materiais textuais produzidos pelos estudantes, não possuíam um modelo de 
resposta prévio. Contudo, os textos dispunham características de relatórios, ou 
seja, de materiais técnicos.
Alguns relatos foram essencialmente descritivos e elucidam o rigor das 
observações realizadas com riquezas de detalhe como data, hora e temperatura do 
dia, registrada com o auxílio de um aparelho celular. 
Ao final da atividade foram categorizadas estruturas textuais de 12 grupos de 
estudantes. Categorizados como “Em consonância”, “Parcialmente de acordo", 
“Incongruente com as definições e conceitos químicos''.
De modo abrangente, os conceitos teóricos foram observados tanto no decorrer da 
sequência didática, quanto na proposta experimental. No entanto, alguns grupos 
acabar por trocar alguns conceitos como os agentes “redutores” e “oxidantes”, 
contudo, pode-se inferir que esses grupos tinham estruturas parcialmente de 
acordo por relacionarem as reações químicas em que essas espécies estão 
envolvidas e destacarem a simultaneidade da oxirredução.
Para das definições de pilhas e baterias, foram utilizadas como referências de 
análise  as definições Brasileiras estabelecidas pela resolução CONAMA no 401/08 
que define pilha como um dispositivo gerador de Energia Elétrica por meio de 
reações eletroquímicas e bateria como acumuladores recarregáveis (BRASIL, 2008). 
Nesse sentido, todas as unidades textuais que apresentam esses termos estavam em 
consonância com a resolução como observado durante o experimento com a união em 
série das células para proporcionar o potencial elétrico necessário para acender 
o led.
Sendo assim, notou-se que nenhum dos elementos textuais foram homogêneos e ainda 
categorizados como incongruentes o que permitiu avaliar a proposta experimental.
Conclusões
A partir do que foi discutido neste trabalho, primeiramente vemos que o ensino de 
química origina temas geradores que são abordados de inúmeras formas e 
possibilitando que seu ensino leve ao pensamento crítico. Para isso, propomos uma 
atividade experimental, relacionada a CTSA e ao método de  Delizoicov et al.
É possível concluir que, ao final da realização da atividade experimental, os 
alunos puderam relacionar os conceitos teóricos de eletroquímica, através do tema 
de pilha e baterias atrelado aos dispositivos que armazenam energia que estão 
presentes em nosso cotidiano.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao Professor Gerson Wolff, a Universidade Estadual de 
Londrina, CEEP Castaldi.
Referências
ARRIGO, V.; ALEXANDRE, M. C. L.; ASSAI, N. D. de S. O ensino de química e a educação ambiental: uma proposta para trabalhar conteúdos de pilhas e baterias. Experiências em ensino de ciências, no 13, 306-325, 2018.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), no 7, 1-13, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA n° 401/08, de 5 de novembro de 2008. IN: Resoluções do CONAMA: resoluções vigentes publicadas entre julho de 1984 e novembro de 2008 – 2° ed. Brasília, 2008
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
ROSA, C. T. W da; DARROZ, L. M.; MINOSSO, F. B. Alfabetização científica e ensino de ciências nos anos iniciais: concepções e ações dos professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, no 12, 154-174, 2019.
SOUZA, N. S. B.; ALMEIDA, A. Cristina P. C. de. Ensino de ciências: O enfoque CTS e a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, no 13, 150-167, 2020.








