• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Investigação do conhecimento sobre nanociência e nanotecnologia com alunos do ensino médio

Autores

Alves, L.H.S. (IFMA) ; Carvalho, B.C. (IFMA)

Resumo

A inclusão dos conteúdos envolvendo nanociência e nanotecnologia para estudantes do ensino médio é uma realidade no estudo de química, física e outras disciplinas. O presente trabalho teve como objetivo investigar o grau de conhecimento alunos do 1º do ensino médio do IFMA Campus Pedreiras acerca dos conceitos básicos de nanociência e nanotecnologia (N&N). Foi realizado questionário semiestruturado com questões básicas sobre o tema afim de sondar quais expressões ou termos eram do conhecimento dos estudantes. Os resultados mostraram que mais de 30% dos alunos não sabiam do que se tratava nanociência, enquanto que 19% responderam não saber sobre nanotecnologia, demonstrando a importância de se aplicar esses conceitos em sala de aula para alunos ingressantes no ensino médio.

Palavras chaves

ensino; nanociência; nanotecnologia

Introdução

A nanociência é definida como a ciência que estuda os materiais na escala nanométrica e suas propriedades e características que são diferentes dos materiais encontrados em sólidos estendidos. Já a nanotecnologia está baseada na manipulação e aplicação desses materiais nanométricos para produção de novos dispositivos e produtos (WHITESIDES, 2005). Os materiais utilizados na escala nanométrica estão na faixa de tamanho de 1 a 100 nm. A nanociência e a nanotecnologia utilizam em sua estrutura conceitos da Física e da Química, para realizar estudos em relação ao comportamento de átomos e de moléculas, que tendem a se comportar de maneira extremamente diferente na escala nanométrica (ROUKES, 2008). As áreas da N&N estão cada vez mais integradas no meio dos estudantes e vêm se destacando em diversas áreas científicas e tecnológicas. A presença desses temas na educação traz o desenvolvimento de diversos assuntos interdisciplinares. O trabalho de SANTOS (2018), mostrou o quanto a aplicação de pesquisa sobre assuntos novos, incentiva alunos do ensino médio a fazerem questionamentos e como para cada tipo de aluno existe um novo método de explicação, com o passar dos anos esses questionamentos serão sanados ou aumentados. No entanto, muitos alunos ingressam no ensino médio sem qualquer conhecimento prévio sobre um tema tão importante, apesar da temática estar presente em filmes, equipamentos eletrônicos, entre outros. Este projeto teve como objetivo investigar, por meio de questionário, quais dos conceitos de nanociência e nanotecnologia os alunos do 1º ano do ensino médio do IFMA Campus Pedreiras tinham tido algum contato, afim de observar a visão geral sobre o tema entre alunos ingressantes e posteriormente, gerar o interesse destes estudantes por N&N.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho foi necessário investigar os sujeitos envolvidos na pesquisa. Sendo assim, o trabalho foi devidamente registrado no Comitê de Ética e Pesquisa, com número do Parecer: 4.874.435. Em seguida, foi criado questionário semiestruturado utilizando o Google Formulários com perguntas escolhidas de forma explícita para que os alunos não tivessem dificuldades para o entendimento destas. O questionário foi aplicado sem que os alunos tivessem tido contato prévio sobre o tema e seus conceitos básicos. O questionário teve o total de 12 questões, todas de múltipla escolha, com a proposta de saber os conhecimentos básicos dos alunos, foram feitas perguntas como: “Você sabe o que é nanotecnologia?”, “Sabe quanto mede um nanômetro?", "Em quais disciplinas você acha que a nanociência pode ser aplicada?”, "Qual o seu interesse na área de nanociência e nanotecnologia?". Foram selecionadas quatro turmas para a aplicação do questionário, duas turmas do curso técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio e duas turmas do curso técnico em Petróleo e Gás Natural. Os estudantes que concordaram em participar, somam um total de 90 alunos. Alguns parâmetros foram analisados durante o questionário, como origem da escola do estudante (pública ou particular), quanto ao gênero (feminino ou masculino), bem como a relação destes com o conhecimento dos conceitos de N&N. Além disso, foi questionado se os estudantes percebiam alguma relação da N&N com as disciplinas ou áreas que eles estudam ou irão estudar e dentre as áreas sugeridas no questionário, quais aquelas que eles acreditavam ter maior relação com N&N. Após a aplicação do questionário, os dados foram tabulados e devidamente analisados.

Resultado e discussão

Os dados sobre o conhecimento prévio de conceitos de nanociência e nanotecnologia com 90 estudantes do 1º ano ensino médio dos cursos técnico do IFMA Campus Pedreiras demonstram que 83,3% dos estudantes são oriundos de escola pública, em sua maioria estudantes de 16 a 19 anos de idade, dos quais 73% se identificam com o gênero feminino. Quando perguntados sobre o que é nanociência, 33% dos estudantes responderam que não sabem do que trata, 29% responderam que sim, tem conhecimento do que é nanociência e 38% disseram que talvez conhecessem o tema. Quando a pergunta era sobre o que é nanotecnologia, observou-se uma porcentagem de 36% afirmando saber sobre o tema, 19% não sabiam do que se tratava e 45% responderam talvez, como mostra a Figura 1. A diminuição na porcentagem daqueles que desconhecem os termos quando comparamos nanociência e nanotecnologia deve-se ao fato muitos dos estudantes terem interesse ou convivência com a tecnologia e portanto, conseguem assimilar melhor o conhecimento. Quando perguntados se consideram a nanotecnologia importante na sua vida e para o desenvolvimento da sociedade atual, 50,8% dos alunos responderam que acreditam que é considerado muito importante. Esse resultado demonstra o quanto esse tema precisa ser contextualizado em sala de aula com os alunos do ensino médio, para que eles consigam conhecer as áreas de aplicação da N&N e assim percebam a relevância do tema para o presente e o futuro da ciência e sociedade. Entre as áreas de conhecimento sugeridas para os estudantes, incluindo todas as disciplinas estudadas por eles, química, física e biologia foram as que tiveram maior quantidade de respostas dos estudantes que acreditam que a disciplina contempla N&N. Por fim, 63% dos estudantes demonstraram interesse em sobre o tema N&N.

Gráfico pizza nanociência e nanotecnologia

Figura 1. Gráficos sobre o conhecimento sobre nanociência (esquerda) e sobre o conhecimento sobre nanotecnologia (direita)

Conclusões

O conhecimento sobre N&N entre os alunos do 1º ano do ensino médio do IFMA Campus Pedreiras foi investigado neste trabalho e percebeu-se que uma quantidade considerável dos alunos que estão finalizando o 1º ano desconhecem o tema, portanto destacamos a necessidade da aplicação do assunto N&N para os alunos do ensino médio, uma vez que grande porcentagem dos alunos têm interesse no assunto. A possibilidade de contato com o tema nas diversas disciplinas do ensino médio se faz necessária, podendo ser feito de forma interdisciplinar, com o intuito de motivar os estudantes ao longo do ensino médio.

Agradecimentos

Agradecemos ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), pela estrutura e complementação da bolsa de iniciação científica e ao CNPq pela bolsa de pesquisa em IC nível médio.

Referências

SANTOS, J. W. S. MEDIÇÕES EM NANO-ESCALA: Uma proposta de introdução ao ensino de Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio. 2018. Dissertação de Mestrado. UESB, Vitória da Conquista, 2018. 121 f.

ROUKES, M. Espaço suficiente lá embaixo. Scientific American Brasil. Edição
Especial: Nanotecnologia, 2008.

WHITESIDES, G. Nanoscience, Nanotechnology, and Chemistry. Small, v.1.p.172-179, 2005.

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