• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Os Vídeos Como Promotores da Educação Midiática e da Alfabetização Científica no Ensino de Química

Autores

Araujo Junior, C.R. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE) ; Nunes, R.C. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo

A promoção da educação midiática e da alfabetização científica no contexto educacional atual torna-se importante, em função do aumento da crença em informações sem embasamento científica e que estão em contextos midiáticos dentro do mundo digital, fato que ficou notório após a pandemia do novo coronavírus. Essa pesquisa tem como objetivo analisar se os vídeos vêm sendo usados na promoção da educação midiática no ensino de química, utilizando como instrumento a pesquisa bibliográfica. Com os critérios de busca que foram utilizados, apenas três trabalhos foram obtidos. A análise desses trabalhos, assim como de outros que foram excluídos, revela que não há uma grande preocupação em promover a alfabetiza científica e educação midiática mesmo quando é favorável seu fomento.

Palavras chaves

Ensino de Química; Educação Midiática; Alfabetização Científica

Introdução

A carência da alfabetização científica ficou evidente com o aumento da credibilidade em notícias sem quaisquer fundamentações científicas que foi notório após a ascensão da pandemia do novo coronavírus. Essas notícias tem se disseminado com muita facilidade por meio das redes sociais, esse tipo de informação é chamado de Fake News (FN). Paulo Freire defendia a ideia de alfabetização como o processo de fomento da capacidade de quaisquer indivíduos na organização de seu pensamento de forma lógica além de ajudá-los na apreensão de um pensamento crítico relacionado ao mundo que ao seu redor, conforme Sousa, Cavalcante e Pino (2021). A alfabetização científica (AC) pode ser entendida como a apreensão das ciências sabendo que ela é uma linguagem (ARAUJO JUNIOR, 2022; CHASSOT, 2003). O termo vem da expressão inglesa scientific literacy e, conforme Silva e Sasseron (2021), pode ser ramificado em três vocábulos quando traduzido para a língua portuguesa, são elas: Enculturação Científica (EC), Letramento Científico (LC) e Alfabetização Científica (AC). Araujo Junior (2022) reitera que é possível favorecer o processo com a devida intencionalidade docente, sendo previamente programada. O letramento científico pode ser entendido como um processo dentro da AC, que chegou no Brasil nos anos 1980 diante de um cenário de crise na educação científica. Há uma visão da AC chamada de externalista, segundo Silva e Sasseron (2021), aqui a ciência é entendida como um empreendimento social que possui uma importância de ser ensinada para a tomada de decisões no dia-a-dia, em adição ao enfoque de relações que a ciência está impondo, expressando e recebendo da sociedade. Um ensino onde se procura alfabetizar um estudante cientificamente é aquele que o estudante é o centro do processo e que durante a prática pedagógica se desenvolva a capacidade de resolução de problemas e tomada de decisões (GAUDÊNCIO, 2021). A educação midiática (EM) é entendida como o conjunto de habilidades e competências que possibilitam os alunos a interpretarem informações no meio digital (GROSSI; LEAL; SILVA, 2021). Os vídeos são um recurso de multimídia que podem tornar o ambiente de ensino-aprendizagem mais atrativo e uma ferramenta valiosa para retroalimentar esse processo. Mesmo assim, deve-se ter o planejamento adequado para o seu uso fazendo com que não seja total garantia do sucesso na aprendizagem do aluno (QUINTANILHA, 2017). A Lei Nº 9.394/96, conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que os estudantes do ensino médio ao concluir essa etapa da educação básica possam demonstrar conhecer as “[...] formas contemporâneas de linguagem” e dominar os “[...] princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” e visto que os vídeos podem ser definidos como uma expressão multilinguística onde códigos e sinais estão sendo significados e superpostos o seu uso pode ser um recurso pedagógico com potencialidades (BRASIL, 1996; SILVA et al., 2012). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também incentiva a educação midiática e a alfabetização científica ao incentivar o fortalecimento de habilidades e competências que contribuam com a apropriação da cultura digital, ao ponto de haver exploração e produção de conteúdos em muitas mídias distinta o que reforça a promoção da alfabetização científica e da educação midiática (BRASIL, 2018). Sob essa perspectiva, pondera-se: Os vídeos estão sendo utilizados como promotores da educação midiática e da alfabetização científica, mesmo sendo um recurso digital tão comum no cotidiano?

Material e métodos

A pesquisa com o objetivo exploratório foi o caminho escolhido por esse estudo por possibilitar uma compreensão dos fenômenos de forma mais ampla (GIL, 2022). Quanto aos procedimentos técnicos optou-se pela pesquisa bibliográfica. A partir disso, utilizaram-se abordagens qualitativa para a análise dos artigos. Pesquisou-se no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através dos mecanismos de pesquisas avançadas, a ocorrência simultânea dos termos: Química e Vídeo, disponíveis em quaisquer campos da publicação. Ademais, o período temporal selecionado foi de janeiro a agosto de 2022. Obras que não utilizem o vídeo como recurso didático; dentro do período selecionado; sem restrições no banco de dados; e relatos correspondentes aos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e superior foram incluídas no corpus de análise. Foram retornados 25 artigos, sendo que somente três deles atenderam aos critérios de inclusão dessa pesquisa.

Resultado e discussão

O total de três artigos foram analisados. As pesquisas analisadas se encontram detalhadas abaixo: - Ambiente Virtual de Ensino em Laboratórios de Química (AQuí): Expandindo o Ensino no YouTube (FEIJÓ et al., 2022). - Potencialidades Da Ação Docente Com O Uso De Audiovisuais No Ensino De Química (SANTOS; COIMBRA; REZENDE FILHO, 2022) - Análise da produção científica nacional sobre sequências didáticas investigativas utilizadas para ensinar Química (2016-2021) (ZANETONI; LEÃO, 2022). Vale destacar que o trabalho de Feijó et. al. (2022) foi a pesquisa reincidente, aparecendo nas três pesquisas mencionadas na seção anterior desse trabalho. Esses estudos não possuem um único instrumento de pesquisa. Por exemplo, Feijó et al. (2022) e Santos, Coimbra e Rezende Filho (2022) utilizaram relatos de experiência. Distintamente, Zanetoni e Leão (2022) utilizaram a revisão bibliográfica, onde destacou os vídeos como um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sequências didáticas publicadas do período de 2016 a 2021. O trabalho de Feijó et al. (2022) contribui para a promoção da EM no que se refere ao planejamento e construção de conteúdos para o mundo digital. A forma como o estudo foi construído reforça o que foi dito em Araujo Junior (2022) sobre essa premeditação da ação docente. O protagonismo discente coopera para o desenvolvimento de “atitudes perceptivas” em relação ao conhecimento exposto que pode coincidir com a definição de EM de Grossi, Leal; Silva (2021) ao tornar o estudante apto para interpretar a informação disposta no meio midiático. A ideia que foi construída por Feijó et al. (2022) pode funcionar se aplicar em distintos contextos onde assuntos com mais proximidade ao grande público seja abordado, já que foi abordado na pesquisa sobre a confecção de vídeos sobre o uso de vidrarias de laboratórios. Conforme Chassot (2003), esse conhecimento pode ser visto como “hermético ou esotérico” (95p.), visto que pode ser que só a comunidade científica entenda o que foi proposto. Obviamente, o nível de ensino onde o estudo foi desenvolvido não era na educação básica, mas no ensino superior. Os autores Santos; Coimbra e Rezende Filho (2022) trouxeram em seu relato uma sequência didática que teve como público uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada no Rio de Janeiro. No que diz respeito ao processo geral, pode-se notar a presença da promoção da EM e da AC ao expor a temática drogas quando foram trabalhadas as funções orgânicas. A aula utilizou o vídeo como suporte, mas antes de utilizar os vídeos houve uma exposição geral das funções orgânicas. Araujo Junior (2022) destaca que a promoção da educação midiática não é somente um treinamento para a interpretação de uma informação em meio midiático, no entanto, é uma análise e avaliação que estimula o pensamento crítico e envolve diversas mídias. Essa leitura e interpretação de informações dispostas em meio digital foi exposta de forma multidisciplinar e colocando problemas sociais como acidente de trânsito devido ao consumo excessivo de drogas. Zanetoni e Leão (2022) realizaram uma revisão bibliográfica. Entretanto, a visibilidade não ficou tão clara. Porém, o que se pode dizer dessa obra é que os vídeos possuem um grande potencial pedagógico na apropriação do conhecimento químico e que pode romper com o modelo de ensino tradicional e que estão sendo muito utilizados em sequências didáticas nas pesquisas. Mesmo estando entre os recursos didáticos mais utilizados, não ficou evidente a forma que esse recurso estava sendo utilizada. Os trabalhos reafirmam a proeminência do planejamento docente nas suas ações pedagógicas no ambiente de ensino-aprendizagem. Os vídeos também são potenciais promotores da EM e da AC, conforme Araujo Junior (2022) o professor possui um papel fundamental nesse processo como condutor e mediador e não como um detentor do conhecimento.

Conclusões

A promoção da alfabetização científica e da educação midiática utilizando o vídeo como recurso didático pode ser feita através de planejamento docente. O papel do professor como um mediador deve ser levado em consideração durante o desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem os alunos terem autonomia na interpretação de informações dispostas no vasto mundo digital. Defronte do contexto de pandemia e infodemia, os educadores precisam procurar recursos didáticos que possam fortalecer o conhecimento científico de forma significativa na vida do estudante. O estudo concluiu que o vídeo está sendo utilizado para a promoção da EM, contudo carece de publicações já que apenas uma delas foi percebido de forma satisfatória o desenvolvimento da leitura e aquisição do conhecimento disposto em recursos midiáticos. Fica a sugestão para que outros estudos sejam realizados buscando-se trabalhos publicados em períodos futuros e também incluindo resultados publicados em anais de eventos.

Agradecimentos

IFFluminense

Referências

ARAUJO JUNIOR, Cleber Rodrigues de. O uso dos vídeos para a promoção da alfabetização científica e da educação midiática no ensino de química. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Química) - Instituto Federal Fluminense, Cabo Frio, 2022.

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