Autores
Silva, A.N.S. (UEMA)  ; Lourenço, M.S.N. (UEMA)  ; Campos, D.A.P.C. (IFMA)  ; Magalhães, R.S. (UEMA)  ; Silva, R.M. (UEMA)  ; Ferreira, D.S. (IFMA)
Resumo
O texto retrata ações desenvolvidas durante o período pandêmico para facilitar o 
acesso ao conhecimento da Química Verde, através das redes sociais. Em termos da 
metodologia, utilizamos uma rede social atual e muito utilizada, para a divulgação 
de mapas mentais, quiz, vídeos aulas e palestras MOV, de maneira a deixar mais 
simples, interativo e criativo o assunto da Química Verde, desde a aula de 
laboratório como até mesmo, dentro de nossas casas. 
Palavras chaves
REDES SOCIAIS; QUÍMICA VERDE; DIVULGAÇÃO
Introdução
A disseminação de informações por meio das redes sociais já faz parte da nova 
dinâmica da vida, transmitindo infinitos conteúdos com agilidade e criatividade. 
A ação também tem sido utilizada por muitos pesquisadores que, por meio de sites 
da área científica e acadêmica, divulgam seus conteúdos visando a popularização 
da ciência.
Segundo o pesquisador e escritor, Michael Shermer (2021), não bastam dados para 
divulgar a ciência, é preciso contar histórias, são elas que conferem 
profundidade ao que se quer comunicar. A divulgação estática de dados 
científicos não é algo visto como interessante, é importante desenvolver 
metodologias para expor a informação científica de maneira clara, objetiva e de 
forma atrativa, aplicando-as às situações diárias.
Trilhando esse caminho, criamos um perfil na rede social “Instagram”, com o 
objetivo de divulgar informações científicas, da área da química verde, no 
cotidiano acadêmico e até mesmo, transformando esses assuntos em ações da vida 
real. 
Material e métodos
Foi criado um perfil na rede social “Instagram”, com o nome @GREXQUIM_OFICIAL, 
referente ao nome do grupo de extensão – Grupo de Extensão em Química – Resgate 
Verde em Ação. A dinâmica do trabalho consistiu na abordagem de cinco temas, um 
em cada dia da semana, por meio de postagens, um assunto dentro da nossa área de 
pesquisa – Química Verde. Buscamos sempre manter a interação com as pessoas que 
nos acompanham, planejando postagens criativas e de simples entendimento, como:
Mapas mentais – resumo estruturado sobre um determinado assunto, contendo 
palavras-chaves e definições resumidas para a absorção e entendimento fácil e 
simples do conteúdo abordado.
Quiz – jogos de perguntas e respostas, realizado através da ferramenta “enquete” 
disponibilizada pela própria rede social, com perguntas relacionadas às 
postagens feitas durante a semana.
Vídeos aulas – vídeos curtos, explicando e exemplificando cada conteúdo 
abordado.
Palestras Mov  – vídeos com animações e programas da web, contendo informações 
mais longas, motivacionais e interativas.
Resultado e discussão
O perfil social está em uso há aproximadamente 1 ano, contando com 59 
publicações e 130 seguidores. As postagens ocorrem diariamente, abordando os 
assuntos: química verde, descarte correto de resíduos químicos, minimização de 
escalas, gestão docente, riscologia química e tecnologias sustentáveis.
A utilização de Quiz, como maneira de interação com o público alvo, foi 
escolhido para que o perfil ficasse interativo e ativo, sendo alimentado não só 
com postagens, como também com perguntas de vivência laboratorial e cotidiana, 
dentro do ambiente domiciliar. Essa abordagem teve uma quantidade de 
visualizações excelentes, mas não obtivemos a quantidade de respostas desejadas, 
as mesmas ficaram em torno de 4 a 7 pessoas. 
Além do Quiz e das postagens, optamos também pela criação de vídeos e palestras 
mov, como forma de alimentar ainda mais o perfil, trazendo conhecimento e 
informações através da junção do verbal e não verbal.
O perfil alcançou 654 visualizações na palestra mov sobre resíduos químicos, 
dando mais visibilidade e compartilhamento das nossas publicações e assuntos 
expostos.
O feedback recebido contemplou comentários e elogios que nos ajudaram na 
melhoria da página e das postagens, assim como promoveram alegria e satisfação 
para todo o grupo, chegando-se à compreensão da importância de um trabalho de 
caráter cientifico bem feito, organizado, com abordagens de assuntos complexos 
tratados como simples e voltados, também, para o cotidiano da população.
Contudo, compreendemos que os assuntos abordados não são de conhecimento geral, 
existem pessoas que não possuem conhecimento de tais assuntos. A divulgação 
dessas informações através de vídeos explicativos, vídeos animados e postagens 
diárias, ajudam na ampliação dessas informações.

Print da pagina do GREXQUIM no instagram.
Conclusões
A criação do perfil social para divulgação científica, no ramo da química verde, 
nos mostrou a importância da ampliação da nossa visão de mundo, não nos limitando 
apenas a revistas e sites, mas nos fazendo experimentar outra dimensão da 
comunicação científica, em que unimos o lado da ciência e das artes para comunicar 
informações significantes e importantes, para a preservação do meio ambiente e até 
mesmo da nossa saúde, em um ambiente virtual e atual, com uma alta visualização e 
utilização de pessoas com a faixa etária jovem. 
Agradecimentos
Referências
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. 4 cientistas falam sobre como tornar a divulgação científica mais acessível. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/4-cientistas-falam-sobre-como-tornar-a-divulgacao-cientifica-mais-acessivel. Acesso em: 9 mai. 2022.
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. Michael Shermer. Disponível em: https://www.fronteiras.com/descubra/pensadores/exibir/michael-shermer. Acesso em: 9 mai. 2022.
MATEUS, Wagner; GONÇALVES, Carolina. DISCUTINDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O DISCURSO E AS POSSIBILIDADES DE DIVULGAR CIÊNCIA NA INTERNET. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Amazonas, v. 5, n. 9, abr./2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45/42. Acesso em: 9 mai. 2022.








