• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

AS REDES SOCIAIS E A PRODUÇÃO EDUCATIVA DA QUÍMICA VERDE.

Autores

Silva, A.N.S. (UEMA) ; Lourenço, M.S.N. (UEMA) ; Campos, D.A.P.C. (IFMA) ; Magalhães, R.S. (UEMA) ; Silva, R.M. (UEMA) ; Ferreira, D.S. (IFMA)

Resumo

O texto retrata ações desenvolvidas durante o período pandêmico para facilitar o acesso ao conhecimento da Química Verde, através das redes sociais. Em termos da metodologia, utilizamos uma rede social atual e muito utilizada, para a divulgação de mapas mentais, quiz, vídeos aulas e palestras MOV, de maneira a deixar mais simples, interativo e criativo o assunto da Química Verde, desde a aula de laboratório como até mesmo, dentro de nossas casas.

Palavras chaves

REDES SOCIAIS; QUÍMICA VERDE; DIVULGAÇÃO

Introdução

A disseminação de informações por meio das redes sociais já faz parte da nova dinâmica da vida, transmitindo infinitos conteúdos com agilidade e criatividade. A ação também tem sido utilizada por muitos pesquisadores que, por meio de sites da área científica e acadêmica, divulgam seus conteúdos visando a popularização da ciência. Segundo o pesquisador e escritor, Michael Shermer (2021), não bastam dados para divulgar a ciência, é preciso contar histórias, são elas que conferem profundidade ao que se quer comunicar. A divulgação estática de dados científicos não é algo visto como interessante, é importante desenvolver metodologias para expor a informação científica de maneira clara, objetiva e de forma atrativa, aplicando-as às situações diárias. Trilhando esse caminho, criamos um perfil na rede social “Instagram”, com o objetivo de divulgar informações científicas, da área da química verde, no cotidiano acadêmico e até mesmo, transformando esses assuntos em ações da vida real.

Material e métodos

Foi criado um perfil na rede social “Instagram”, com o nome @GREXQUIM_OFICIAL, referente ao nome do grupo de extensão – Grupo de Extensão em Química – Resgate Verde em Ação. A dinâmica do trabalho consistiu na abordagem de cinco temas, um em cada dia da semana, por meio de postagens, um assunto dentro da nossa área de pesquisa – Química Verde. Buscamos sempre manter a interação com as pessoas que nos acompanham, planejando postagens criativas e de simples entendimento, como: Mapas mentais – resumo estruturado sobre um determinado assunto, contendo palavras-chaves e definições resumidas para a absorção e entendimento fácil e simples do conteúdo abordado. Quiz – jogos de perguntas e respostas, realizado através da ferramenta “enquete” disponibilizada pela própria rede social, com perguntas relacionadas às postagens feitas durante a semana. Vídeos aulas – vídeos curtos, explicando e exemplificando cada conteúdo abordado. Palestras Mov  – vídeos com animações e programas da web, contendo informações mais longas, motivacionais e interativas.

Resultado e discussão

O perfil social está em uso há aproximadamente 1 ano, contando com 59 publicações e 130 seguidores. As postagens ocorrem diariamente, abordando os assuntos: química verde, descarte correto de resíduos químicos, minimização de escalas, gestão docente, riscologia química e tecnologias sustentáveis. A utilização de Quiz, como maneira de interação com o público alvo, foi escolhido para que o perfil ficasse interativo e ativo, sendo alimentado não só com postagens, como também com perguntas de vivência laboratorial e cotidiana, dentro do ambiente domiciliar. Essa abordagem teve uma quantidade de visualizações excelentes, mas não obtivemos a quantidade de respostas desejadas, as mesmas ficaram em torno de 4 a 7 pessoas. Além do Quiz e das postagens, optamos também pela criação de vídeos e palestras mov, como forma de alimentar ainda mais o perfil, trazendo conhecimento e informações através da junção do verbal e não verbal. O perfil alcançou 654 visualizações na palestra mov sobre resíduos químicos, dando mais visibilidade e compartilhamento das nossas publicações e assuntos expostos. O feedback recebido contemplou comentários e elogios que nos ajudaram na melhoria da página e das postagens, assim como promoveram alegria e satisfação para todo o grupo, chegando-se à compreensão da importância de um trabalho de caráter cientifico bem feito, organizado, com abordagens de assuntos complexos tratados como simples e voltados, também, para o cotidiano da população. Contudo, compreendemos que os assuntos abordados não são de conhecimento geral, existem pessoas que não possuem conhecimento de tais assuntos. A divulgação dessas informações através de vídeos explicativos, vídeos animados e postagens diárias, ajudam na ampliação dessas informações.

Imagem1

Print da pagina do GREXQUIM no instagram.

Conclusões

A criação do perfil social para divulgação científica, no ramo da química verde, nos mostrou a importância da ampliação da nossa visão de mundo, não nos limitando apenas a revistas e sites, mas nos fazendo experimentar outra dimensão da comunicação científica, em que unimos o lado da ciência e das artes para comunicar informações significantes e importantes, para a preservação do meio ambiente e até mesmo da nossa saúde, em um ambiente virtual e atual, com uma alta visualização e utilização de pessoas com a faixa etária jovem.

Agradecimentos



Referências

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. 4 cientistas falam sobre como tornar a divulgação científica mais acessível. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/4-cientistas-falam-sobre-como-tornar-a-divulgacao-cientifica-mais-acessivel. Acesso em: 9 mai. 2022.
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. Michael Shermer. Disponível em: https://www.fronteiras.com/descubra/pensadores/exibir/michael-shermer. Acesso em: 9 mai. 2022.
MATEUS, Wagner; GONÇALVES, Carolina. DISCUTINDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O DISCURSO E AS POSSIBILIDADES DE DIVULGAR CIÊNCIA NA INTERNET. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Amazonas, v. 5, n. 9, abr./2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45/42. Acesso em: 9 mai. 2022.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau