• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

ESTUDO DAS REAÇÕES MULTICOMPONENTES DE BIGINELLI E HANTZSCH POR METODOLOGIAS VERDES

Autores

Vidal Quarterolli de Sousa, H. (IFRJ) ; Clemente Brandao Marques, B. (IFRJ) ; Rodrigues de Almeida, Q.A. (IFRJ)

Resumo

As reações conhecidas como multicomponentes surgem como estratégias no que diz respeito a busca por transformações eficientes partindo de materiais simples e de fácil acesso. Os processos multicomponentes estão ligados ao campo da Química Verde, que é o uso de metodologias que reduzam o uso de reagentes, solventes, e que eliminem a geração de produtos ou subprodutos e resíduos prejudiciais. Neste trabalho sintetizou-se uma série de produtos oriundos da reação do tipo Biginelli e Hantzsch, obtendo produtos que variam de 78 a 90% de rendimento, sem a necessidade do uso de solventes, e com o uso de fontes alternativas de energia, o micro-ondas ou ultrassom. Essas reações ocorreram em tempos de reação muito menores que os relatados na literatura e foram executadas entre 5 a 90 minutos.

Palavras chaves

Reação Multicomponente; Química Verde; Sustentabilidade

Introdução

A Química Verde é o uso de técnicas e metodologias que reduzam o uso de reagentes,solventes e outras matérias primas, e que eliminem a geração de produtos ou subprodutos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente. Essa preocupação tem sido vista como fundamental e de grande importância na prevenção da poluição. Já existem na literatura muitos resultados para a otimização das condições reacionais em práticas da química, levando a processos menos agressivos, conhecidos como metodologias “verdes”.Os impactos ambientais e econômicos também precisam ser considerados e uma opção é a substituição do aquecimento convencional por fontes de energia alternativas, como micro-ondas e ultrassom (Rao et al. 2004), tendo vantagens em termos de rendimento e tempo de reação. As reações conhecidas como Reações Multicomponentes (RMCs) surgem então, como estratégias no campo da Química Orgânica, no que diz respeito a busca por transformações eficientes partindo de materiais simples e de fácil acesso (Huang S. et. al 2005). Essas reações são poderosas ferramentas dos químicos sintéticos nos dias atuais, aumentando a eficiência, a seletividade e a complexidade das reações químicas. Elas ainda possuem as vantagens em termos de tempo, onde se usa menor número de etapas para a formação do produto, sem a necessidade de isolamento de intermediários e pouquíssimos processos de purificação, e ainda vantagens em termos de reprodutibilidade e rendimento (Muthusamy, S. et. al.2004). Esses processos multicomponentes vem ganhado cada vez mais interesse econômico e ecológico. O Objetivo deste trabalho é o estudo e melhoramento das RMCs do tipo Biginelli e Hantzsch, diminuindo o tempo reacional, a quantidade de etapas necessárias para formação do produto e aumentando o rendimento das mesmas.

Material e métodos

Na primeira etapa deste trabalho foi feito o levantamento bibliográfico para a escolha das reações que seriam modificadas, abrangendo os conceitos da Química Verde. As reação de Biginelli e Hantzsch foram escolhidas para o estudo, e então foram elaborados os experimentos com as mudanças necessárias para que essas práticas pudessem ser feitas com o uso do micro-ondas caseiro e do ultrassom. Na reação de Biginelli foram sintetizados di-hidropirimidinonas a partir de aldeídos aromáticos, ureia, um composto ß-dicarbonilado, sem a necessidade do uso de solventes, em um metodologia “one pot” por 5 minutos em um micro- ondas caseiro com 50% da potência. Todos os reagentes foram colocados em um bécher e o mesmo foi tampado com um vidro de relógio. Testou-se ainda a mesma metodologia com a adição de um catalisador barato e eficiente para este tipo de reação, o cloreto de amônio (NH4Cl). Já na reação de Hantzsch para a formação das 1,4 dihidropiridinas, utilizou- se aldeídos aromáticos, hidróxido de amônio e acetoacetato de etila com o uso de ultrassom sob aquecimento Ultronique 3.8/40A. Nesta reação, o hidróxido de amônio reagiu com o acetoacetato de etila por 30 minutos em ultrassom à 60°C com o uso de um balão fechado. Após esse período, o aldeído foi adicionado e reagiu por mais 60 minutos sob as mesmas condições. Inicialmente as reações foram caracterizadas por cromatografia em camada delgada e após a purificação dos sólidos obtidos por recristalização, os produtos foram submetidos à analises espectrométricas e espectroscópicas. As condições de análise do CG-MS Agilent: injetor 250°C, detector 280°C, temp. Inicial 70°C (5min), taxa de aquecimento 8°C/min, temp. Final 250°C (10min). Já o RMN de H e C-13 foi executado em um aparelho Bruker 400MHz.

Resultado e discussão

As reações de Biginelli descritas ocorreram em 5 minutos com o uso do micro- ondas. Seus resultados e a comparação dos mesmos com a literatura encontram- se disponíveis na figura 1. Essas reações quando testadas em ultrassom apresentam rendimentos baixos e os resultados precisam ser otimizados com por exemplo, a escolha de um outro catalisador. Os rendimentos obtidos para esta reação com o uso do micro-ondas, sem o uso de aditivo e qualquer solvente são bons quando comparados com os dados da literatura. Esses rendimentos melhoram mais ainda quando utilizado o NH4Cl em 40%mol como aditivo de baixo custo e fácil manipulação. Já as reações de Hantzsch para a formação das 1,4-dihidropiridinas foram realizadas em ultrassom por 90 minutos à 60°C e os resultados comparando com os dados da literatura encontram-se na figura 2. O uso do micro-ondas para esse tipo de reação não foi eficiente, pois o sistema onde a reação se encontrava, mesmo com a uso do equipamento em 50% de sua potência explodia. Na literatura essa reação é relatada com o uso do acetato de amônio, substituindo o hidróxido de amônio para evitar esse tipo de inconveniente (Anniyappan et. al, 2006). Os rendimentos obtidos na metodologia de Hantzsch foram bem próximos aos relatados na literatura, porém com um gasto muito menor de energia, pois com o uso da metodologia convencional, para se obter o mesmo rendimento é necessário de 3 a 6h de reação sob refluxo e em nosso procedimento gasta-se apenas 90 minutos. Todos os produtos foram analisador por CG-MS, infra vermelho e RMN de H e C-13, apresentando dados condizentes e corroborando com as estruturas propostas para os produtos obtidos conforme mostra os dados descritos nas figuras anteriormente citadas.

Figura 1

Formação das di-hidropirimidinas em micro-ondas e seus dados espectroscópicos

Figura 2

Formação das 1,4-dihidropiridinas em ultrassom e seus dados espectroscópicos

Conclusões

As RMCs do tipo Biginelli e Hantzsch propostas neste trabalho foi uma ferramenta extremamente útil na síntese de compostos com alta complexidade estrutural, sendo de grande importância na obtenção de compostos bioativos. Esses tipos de reações estudadas são de grande utilidade na síntese de fármacos já encontrados no mercado. A Química verde é um enorme desafio para aqueles que procuram aplicar os seus princípios, seja na indústria, educação ou pesquisa. Os desafios trazidos por essa prática criaram grandes oportunidades para a descoberta e aplicações de novas tecnologias.

Agradecimentos

Cnpq, IFRJ, VERDELAB_IFRJ, INEA

Referências

ANASTAS, P. T.; WARNER, J. Green Chemistry: Theory and Practice. Oxford
University Press: Great Britain, cap. 9, p. 94-95, 2000.

ANNIYAPPAN, M.; MURALIDHARAN, D.; PERUMAL, P.T. Synthesis of hantzsch
1,4-dihydropyridines under microwave irradiation. Synthetic Communications, 32, 4, 2002.

BIGINELLI, P. The urea-aldehyde derivatives of acetoacetic esters. Gazzetta ChimicaItaliana, 23, 360, 1893.

DA SILVA, F. M.; GONÇALVES, M.; FERRE, F.T.; SENA, J.D.; COELHO, R.B.;
JONES, J.J. 4-phenyl-l,4-dihydropyridines by aqueous hantzsch reactions. HeterocyclicCommunications, 15, 1, 2009.

HANTZSCH, A. Synthesis of pyridine derivatives from acetoacetic ester and
aldehydeammoniak. Justus Liebigs Annalen der Chemie, 215, 1, 1882.

HUANG S.; ZHU Y.; WU A. A Novel Three-Component One-Pot Reaction Involving
Alkynes, Urea or Thiourea, and Aldehydes. Organic Letters, 7, 17, 3797-3799, 2005.

Marques, M. V.; Bisol, T. B.; Sá, M. M. Reações multicomponentes de biginelli e de mannich nas aulas de química orgânica experimental. Uma abordagem didática de
conceitos da química verde. Química Nova, 35, 8, 1696-1699, 2012. 

MUTHUSAMY, S.; GUNANATHAR C.; NETHAJI M. Multicomponent Reactions of
Diazoamides: Diastereoselective Synthesis of Mono- and Bis-spirofurooxindoles.
Journal of Organic Chemistry, 69, 5631-5637, 2004.

RAO, H. S. P.; JOTHILINGAMA; S.; SCHEEREN, H. W. Microwave mediated facile
one-pot synthesis of polyarylpyrroles from but-2-ene- and but-2-yne-1,4-diones.
Tetrahedron, 60, 1625–1630, 2004.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau