Curso Propostas para o ensino de química enfatizando as contribuições das mulheres numa perspectiva não colonial.


Data:
15/11/2022 a 16/11/2022
13:00 as 15:00 hs

Ministrante:
Profa. Dra. Marcia Narcizo Borges – UFF.

Ementa:

Cada vez mais a academia e a educação científica valorizam o papel feminino na produção e disseminação do conhecimento científico. No entanto, ainda há uma
hierarquização dentro deste recorte, pois ele continua perpetuando uma visão hegemônica eurocentrada. Tal concepção exclui ou se apropria de saberes locais, principalmente quando produzidos por mulheres que representam a diversidade étnico racial, cultural e/ou regional de povos colonizados.
Esse curso visa mostrar e problematizar algumas das contribuições científicas que mulheres representantes dos povos originários da América Latina e afrodescendentes vêm produzindo ao longo de nossa história. A partir daí proporemos estratégias de ensino de Química que contribuam para um ensino de química mais inclusivo, democrático e emancipatório. Assim, temos como objetivo principal possibilitar ao professor a compreensão do seu papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, à luz da diversidade e inclusão, com vistas à apropriação efetiva dos conhecimentos científicos e à formação humana de nossos alunos.