Submissão de Trabalhos

Novas e constantes informações sobre o evento serão sempre postadas nas notícias na pagina inicial do site do evento.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS AO 35º CLAQ / 61º CBQ

Informações iniciais:

Os Trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais do CBQ, no site do 35º CLAQ / 61º CBQ.

Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no CLAQ / CBQ. Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos.

As figuras ou tabelas salvas como imagem (jpeg ou gif) devem ser importadas para a página do trabalho. Não é possível utilizar-se do sistema “recortar e colar” para as imagens. As imagens precisam ser salvas em arquivo em seu equipamento e importadas.

Cada trabalho permite importar 2 (duas) imagens. Mais de uma pode ser aglutinada em um arquivo desde que não ultrapasse o limite de 2 (dois) megabytes.

Normas para Apresentação dos Trabalhos:

1. Cabe ao autor indicar a área de competência do trabalho. Ver relação das áreas abaixo. Existem duas opções para o autor enquadrar seu trabalho: completo ou resumo expandido.

2. Os tipos de trabalhos permitidos para submissão ao evento são:

  • Pesquisa científica, submetida por estudantes, professores ou pesquisadores de quaisquer níveis.
  • Estudos de caso, que é um trabalho que se refere ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo – aplicado às situações complexas ou casos raros da área de Química.
  • Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem no campo da Educação Química.
  • Trabalhos oriundos de bolsas de fomentos a pesquisas: o(s) autor(es) deve(m) citar nas conclusões a Instituição/local do Programa que está(ão) vinculado(s).

3. Os trabalhos devem ser enviados segundo as orientações que se seguem:
3.1. Título: Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho;
3.2. Autores: Nome(s) do(s) autor(es), conforme modelo do template, escrevendo-se o último sobrenome seguindo-se das letras dos demais nomes e sobrenomes. Após o nome de cada autor deve aparecer a instituição a que ele pertence. Pode ter até 10 (dez) autores.
3.3. Resumo: o texto deve, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões; 
3.4. Palavras-chave: máximo 3 palavras;
3.5. Introdução (completo = 5000 caracteres / resumo = 1800 caracteres): visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema) e relevância  da pesquisa. Apresentar os objetivos e justificativos da importância do tema;
3.6. Material e Métodos (completo = 3000 caracteres / resumo = 1800 caracteres): como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes,  documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada. Unidades de medida e símbolos devem seguir o sistema internacional;
3.7. Resultados e Discussão (completo = 8000 caracteres / resumo = 1800 caracteres): apresentar tabelas, gráficos, etc. Na discussão, confrontar os dados obtidos com o da literatura;
3.8. Conclusões (completo = 2000 caracteres / resumo = 600 caracteres): descrever a conclusão do(s) autor(es) com base nos resultados do trabalho, relacionando-as aos objetivos  da pesquisa.
3.9. Agradecimentos (completo/resumo = 200 caracteres): se for o caso, inseri-los após as conclusões. Trabalhos oriundos de bolsas de fomentos a pesquisas: o(s) autor(es) deve(m) citar a Instituição/local do Programa que está(ão) vinculado(s).
3.10. Referências: devem incluir apenas as mencionadas no texto, aparecendo em ordem alfabética e os autores em letras maiúsculas. (PASSOS, L. M. L.; SOUZA-SARTORI, J. A.; BERGAMIN-LIMA, R.; ZOCCA, T. N.; BAPTISTA, A. S.; AGUIAR, C. L. Extração de Proteína Total e Atividade Antioxidante de Torta de Filtro de Cana de Açúcar. Revista de Química Industrial, no 741, 22-28, 2013). No texto devem aparecer também, em letras maiúsculas, seguidas das datas.
Ex.: "Pode‐se considerar que a temperatura teve influência com aumento da quantidade extraída de proteína total (Kjeldahl) nos valores estudados (60 a 80ºC) e que as condições de pH básico e menor razão molar apresentaram maiores quantidades de proteína extraída" (PASSOS et al, p. 27, 2013).
Todas as referências citadas ao longo do texto, devem ser organizadas de acordo com as normas NBR 6023, NBR 10520 e NBR 14724 da ABNT, em ordem alfabetica e sem numeração.

Normas para apresentação dos pôsteres:

O Pôster deverá atender os seguintes padrões:

- Título centralizado, Arial 66, negrito;

- Nome dos autores centralizado, Arial 46;

- Nome do evento, Arial 34, negrito;

- Local e data do evento, Arial 34, negrito;

- O restante do pôster em Arial de no mínimo 32;

- As dimensões do pôster são 90 cm (largura) X 100 cm (altura).

- O pôster será pendurado por isso deve ter a cordinha e a madeira ou acrílico em cima e embaixo para ficar aberto.

Eixos Temáticos para Apresentação de Trabalhos:

  • 01 - Química Orgânica
  • 02 - Química Inorgânica
  • 03 - Físico-Química
  • 04 - Química Analítica
  • 05 - Química Ambiental
  • 06 - Ensino de Química
  • 07 - Química de Produtos Naturais
  • 08 - Química Verde
  • 09 - Química Computacional
  • 10 - Química de Alimentos
  • 11 - Química Medicinal
  • 12 - Química de Materiais
  • 13 - Iniciação Científica
  • 14 - FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

SUBMISSÃO DE RESUMOS CLIQUE AQUI!

Certificados de Trabalhos on line:

1. Todos os Certificados de apresentação de trabalhos são disponibilizados na caixa pessoal do autor que o submeteu que deverá imprimi-lo e/ou salva-lo em sua maquina.

2. Os Certificados de trabalhos estarão liberados até dois dias após o evento, desde que o autor tenha enviado o video dentro das normas.

3. Os Certificados estarão liberados pelo período de 60 (sessenta) dias após o evento. Depois desse prazo não mais será possível obter o certificado.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau