Relatório Técnico

De 11 a 13 de setembro de 2019, sob a realização da Associação Brasileira de Química e sua Regional Piauí e sob o patrocínio do Conselho Federal de Química, foi realizado o 11º Encontro Nacional de Tecnologia Química – ENTEQUI.

O evento foi realizado no Auditório do Centro de Tecnologia "Luís Francisco do Rêgo Monteiro", da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

O Encontro teve seu início na tarde do dia 11 com dois minicursos pré-evento: “Minha primeira cerveja artesanal” ministrado pelo Prof. Dr. Everson Thiago Santos Gerôncio da Silva, da UFPI e “Empreendedorismo científico: da ideia ao mercado”, ministrado pelo Prof. Dr. Lívio Cesar Cunha Nunes, da UFPI.

À noite ocorreu a abertura solene, iniciando-se com uma apresentação de música com o grupo da UFPI. Após as falas dos membros da mesa, a palestrante Tecia Vieira Carvalho, do Núcleo de Estudos do Nordeste, falou sobre “Empreendedorismo e inovação: O caminho para a sustentabilidade das novas tecnologias”. Em seguida foi servido um coquetel.

Nos dois dias seguintes, a programação teve duas sessões de pôsteres com 60 trabalhos e duas sessões de comunicações orais com 11 trabalhos no total, todos sendo apresentados. O total de trabalhos recebidos foi de 75.

No segundo dia foram apresentadas as palestras “CERTBIO: Experiência de um laboratório acreditado” com o Prof. Dr. Marcus Vinícius Lia Fook, da UFCG; “Desenvolvimento de fármacos a partir de produtos naturais” com o Prof. Dr. Raphael Salles Ferreira Silva, do IFRJ-Campus Rio de Janeiro; “Teragnósticos: Novos modelos de diagnósticos e tratamento como alvo a terapia antitumoral” com o Prof. Dr. Anderson Nogueira Mendes, da UFPI.

Também ocorreu a mesa redonda “Os desafios da química no desenvolvimento sustentável” apresentando-se Maria de Fátima Vitória de Moura, da UFRN, e Tecia Vieira Carvalho, do NEPEN, sob a moderação de Naise Mary Caldas Silva, da UFPI.

No final do dia foram apresentados seis trabalhos em comunicações orais.

O terceiro dia teve as palestras “O futuro dos têxteis: a nanotecnologia e a biotecnologia ao serviço dos materiais fibrosos” ministrada pelo Prof. Dr. Andrea Zille, da Universidade do Minho, em Portugal.; “Tecnologia farmacêutica aplicada ao desenvolvimento de produtos tópicos” ministrada pelo Prof. Dr. André Luis Menezes Carvalho, da UFPI; “Desenvolvimento de Alimentos Funcionais utilizando matérias-primas da Biodiversidade Brasileira” ministrada pela Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo - UFPI.

Nova apresentação de comunicações orais:

No encerramento Maria de Fátima Vitória de Moura, Presidente da ABQ e João Sammy Nery de Souza, Presidente do evento da ABQ-PI, agradeceram aos participantes, palestrantes e comissões.

Alguns números importantes do ENTEQUI:

O próximo ENTEQUI em sua 12ª versão ocorrerá em setembro de 2021 ainda não havendo local definido.


Patrocinadores


CFQ UFPI FAPEPI FADEX

Apoio

PPGCM CENTRO ACADÊMICO DE QUÍMICA - UFPI PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UFPI PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA E BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS - LABORATÓRIO DE ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS - UFPI  LIMAV - UFPI  LAGO - UFPI  ARTES DO MAR ADUFPI

REALIZAÇÃO


ABQ