TÍTULO:METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA LUDICIDADE

AUTORES:SILVA, A.M. SILVA – UECE E ALBUQUERQUE, T. F. S. – UECE
AIRTON@BAYDENET.COM.BR


RESUMO:Este trabalho procura estabelecer novos parâmetros de ensino, aliando novas técnicas e dinâmicas, com raízes construtivistas, aliando-se ao atual sistema de educação vigente, sem pré-conceituar o primeiro, nem desvalorizar o segundo, tornando o ensino um método além de teórico, prático e com novo significado. São idéias, concepções e sugestões que podem não ser aceitos, mas devem ser observados com carinho e atenção. Alguns jogos químicos foram elaborados e aplicados em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES:ensino de química; metodologia; ludicidade.

INTRODUÇÃO:A ludicidade é nossa ferramenta de trabalho, pois devemos observar que o aluno ainda encontra-se numa fase de brincar com o mundo à sua volta e que brincando, retira-se a má impressão de que estudar química é um processo chato e cansativo. Neste ponto temos que fazer uma reflexão: a palavra ludicidade aqui utilizada, nem sempre será sinônimo de brincadeira, podendo ser um momento da aula para contextualização do assunto com os alunos e seu cotidiano. O uso da ludicidade será aqui sugerido como ferramenta de apoio e não como substituta pura e simples de método de ensino, pois não é nosso objetivo deixar de lado o atual método, mas torná-lo bem mais eficiente e compreensível para o sujeito do aprendizado que é o aluno.

MATERIAL E MÉTODOS:O simples fato de o professor organizar os alunos nas filas da classe seguindo a organização da tabela periódica, paralelamente aos números da chamada na escola, os faz relacionar o teórico com o real, utilizando uma forma lúdica de expor o assunto. Outro exemplo aplicado para mostrar a ludicidade foi a utilização de materiais recicláveis na construção de modelos atômicos, onde os alunos utilizam-se deles, seguindo o que diz MORETTO (2003, p.17): “a realidade construída socialmente é constituída de uma consciência que dá sentido às experiências intersubjetivas de seus membros”. Outros exemplos que foram trabalhados: “tabuleiro de fórmula eletrônica de Lewis”, utilizado apenas para ligação iônica. “Quimi-Liga”, tábua de Ligações Químicas, utilizada apenas para ligações covalentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:a) Modelos Atômicos: Aqui está um assunto onde se pode utilizar diretamente a ludicidade para os alunos. Ao expor o assunto de modelos atômicos deve-se abusar de imagens e figuras para que haja uma compreensão inicial do assunto. b) Tabela Periódica: ao trabalhar tabela periódica, observou-se uma dificuldade inicial, que é o medo que os alunos possuem da tabela periódica, e os questionamentos sobre se terão que decorar a tabela, como é que se usa, etc. Temos que apresentar a tabela como uma ferramenta de uso do químico e que ela é importante para a química. c)Isomeria: na hora de mostrar que a isomeria cis-trans acontece pela inversão na posição de dois substituintes e que apesar de mesma fórmula molecular eles não são iguais observa-se que os alunos enfrentam dificuldades. Considera-se que os resultados obtidos com as aplicações de alguns jogos químicos motivaram bastante, com apresentação de um bom rendimento na aprendizagem.



CONCLUSÕES:Pode-se concluir que: o ensino atual enfrenta grandes desafios, pois terá que ser bem mais efetivo do que seus resultados demonstram, mudanças dos agentes da educação, para que se atualizem, buscando novas formas de ensinar, tornando suas aulas mais interessantes e relevantes para o seu público-alvo, que são os alunos. A aplicação da ludicidade em sala de aula se mostra como uma boa ferramenta de ensino para aprendizagem real e que perdura bem além das provas de avaliação dos alunos, fazendo com que o aprendizado esteja presente também no cotidiano do aluno.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003