TÍTULO:A IMPORTÂNCIA EM RELACIONAR A PARTE TEÓRICA DAS AULAS DE QUÍMICA COM AS ATIVIDADES PRÁTICAS QUE OCORREM NO COTIDIANO

AUTORES:SILVA, A. M. - UECE E BANDEIRA, J. A. - UECE
AIRTON@BAYDENET.COM.BR



RESUMO:Este trabalho analisa a importância e a falta do uso de experiências relacionadas ao cotidiano nas aulas de química lecionadas em sala. A utilização de assuntos do dia-a-dia deve ser analisada e incorporada no contexto escolar dos alunos, pois com o auxílio de experiências comuns ao convívio dos estudantes, aprender e usar a química deverá se tornar bem mais fácil e até prazeroso. Alguns assuntos de química que eles estudam no Ensino Médio foram selecionados e elaboradas atividades práticas que ocorrem no cotidiano, relacionadas à parte teórica e aplicadas em sala de aula. O resultado foi positivo, mostrando que aplicação dessa metodologia é necessária para facilitar a aprendizagem.


PALAVRAS CHAVES:aulas de química, práticas, cotidiano.

INTRODUÇÃO:Sendo a química conhecida como uma ciência experimental faz-se necessário o uso de experimentos que ajude tanto aos professores quanto aos alunos, para que estes possam compreender a simplicidade e a necessidade de se aprender química. É papel do professor fazer com que este trabalho se torne mais atraente e motivador, levando os alunos a perceber que o conhecimento adquirido pode ser aplicado na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais. De acordo com MAGALHÃES (2004), o aprendizado torna-se muito mais efetivo quando o estudante consegue relacionar o conteúdo teórico com a realidade na qual está inserido e com o conhecimento obtido no dia-a-dia, em outras formas de conhecimento – como revistas, livros e jornais – e em outras disciplinas escolares.

MATERIAL E MÉTODOS:Foi empregada a metodologia inicial de se fazer uma relação dos assuntos teóricos das disciplinas de química ministrada no Ensino Médio com o dia-a-dia, e daí relacionou-se o material das experiências selecionadas, para em seguida serem aplicadas junto com a parte teórica. Os assuntos selecionados foram: os estados físicos da matéria; sistemas químicos; análise imediata; números atômicos; tabela periódica; ligações químicas; funções inorgânicas; soluções; propriedades coligativas; óxido-redução; ocorrência de reações químicas; constante do produto de solubilidade; hidrocarbonetos; álcoois; aldeídos; cetonas; ácidos carboxílicos; éteres; funções nitrogenadas; haletos orgânicos; isomeria.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:As pesquisas e entrevistas foram realizadas com alunos e professores de química do Colégio Polivalente Modelo de Fortaleza e Colégio Presidente Castelo Branco, ambos do Ensino Médio. Entre os alunos que se manifestaram, 40% afirmaram que não conhecer previamente a explicação para observações numa atividade experimental. Por outro lado, 60% dos alunos manifestaram achar mais interessante ter uma aula teórica prévia à aula prática para explicação do que ocorre no experimento.O que se pode ressaltar a olhos vistos é que 90% responderam a pergunta: “de que forma as aulas de química poderiam ajudá-lo a compreender as transformações ocorridas no mundo?”, da seguinte maneira: a) com produtos usados no dia-a-dia; b) através de experiências que mostrem como são formadas essas mudanças e, por que elas ocorrem; c) através de exemplos com o que ocorre no momento.



CONCLUSÕES:Nem sempre o estudante percebe claramente a relação entre o que estuda na escola, em química, e o que ocorre em sua volta. Tal percepção torna-se ainda mais difícil se seu aprendizado estiver se limitando á memorização de símbolos, fórmulas, equações e leis. Por isso faz-se necessário um auxílio aos livros didáticos convencionais, em que os assuntos apresentem-se ordenados de acordo com as atividades cotidianas de uma pessoa. Como diz CARVALHO (2004), todos os homens têm, por natureza, desejo de expandir seu universo de conhecimento.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CARVALHO, Geraldo Camargo de. e SOUZA, Celso Lopes. Química para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipione, 2004. – (coleção de olho no mundo do trabalho).
MAGALHÃES, Mariza. Tudo o que você faz diariamente tem a ver com... química- Rio de Janeiro: Muiraquitã, 2004.
MATEUS, Alfredo Luís. Química na cabeça – Minas Gerais: UFMG, 2001