TÍTULO:INTERNET COMO MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO – CASO 1: CHUVA ÁCIDA COMO TEMA MOTIVADOR

AUTORES:MATOS, J.A.
PINHEIRO, R.S
MIRANDA, R.A.C

RESUMO:A Internet vem cada vez mais sendo utilizada na educação, atraindo o interesse dos estudantes fazendo com que eles não somente observem, mas participem ativamente do processo de aprendizagem. Sendo assim, com os sites se apresentando como efetivos materiais de apoio ao ensino, foi elaborado um site tendo como tema motivador a questão da chuva ácida, possibilitando a sua utilização para a construção de diferentes conceitos químicos. Sendo este testado em diferentes escolas e obtendo sucesso no processo de ensino-aprendizagem, com o aumento do interesse dos alunos e a facilidade de compreensão das matérias correspondentes.



PALAVRAS CHAVES:educação, informática, química

INTRODUÇÃO:A educação sempre foi potencializada com materiais de apoio ao ensino e a Internet surge como mais uma ferramenta de apoio,já que através dela interagimos com várias mídias diferentes ao mesmo tempo.Nas aulas de química,a retórica das aulas expositivas,das conclusões apressadas,sem a participação do aluno é uma das principais causas da monotonia e do processo de pouco aproveitamento das aulas(BRITO, 2001).Sendo assim,o uso de tecnologias possibilita ao aluno observar e interagir com situações que seriam difíceis de ser simuladas pelo professor na sala de aula,que passa a deixar de ser o que impõem e centraliza as informações,mas o que acompanha,sugere,questiona e incentiva(MORAN,1997).
Para o aluno,é importante a visualização da pertinência do que lhes é ensinado.Para isto é necessário um tema motivador,materiais ou textos introdutórios que servirão como âncora para o que se quer ensinar.Esse material é apresentado em um nível de abstração,generalização e inclusividade maior que o material a ser aprendido pelo aluno.A ele damos o nome de organizador prévio(MOREIRA, 1999).Portanto,no intuito de elaborar um material de apoio online,construiu-se um site tendo a chuva ácida como tema.

MATERIAL E MÉTODOS:Foi elaborado um site, de linguagem fácil e acessível, no programa Microsoft Front Page,onde a chuva ácida é o organizador prévio.O site segue a topologia linear,isto é,a estrutura apresenta início-meio-fim.O site se estrutura nos tópicos: O que é (a) - Neste tópico é apresentado o contexto histórico e socioambiental da origem da chuva ácida;Como acontece (b) - Neste são apresentadas os principais poluentes, suas dinâmicas de transporte,as transformações químicas que ocorrem e as equações químicas correspondes;Conseqüências (c ) -Apresenta as conseqüências das chuvas ácidas em diversos aspectos como saúde,construções,solo,entre outros;pH (d) - Introdução sobre o que é pH,com a apresentação de uma escala de pH didática e experiência (e) - Experiência feita com repolho roxo,que permite o reconhecimento de diferentes faixas de pH.
Apesar de ser um texto contínuo,o site oferece através de seus links a possibilidade do internauta navegar entre os tópicos.O site se encontrou no ar por 6 meses,quando foi utilizado por alunos de 8ª série e 1º ano do ensino médio de diferentes escolas.Posteriormente,os respectivos professores preencheram questionários de avaliação do site.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:O site possibilitou a aprendizado de conceitos como pH, equações e transformações químicas, ligações químicas e ácido-base de modo mais dinâmico e com a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Além de discutir a questão ambiental, permitindo a aplicação da interdisciplinaridade através dos tópicos (a) e (c). Em sua maioria, os alunos solicitaram ao professor fazer a experiência sugerida pelo site. Vários professores apresentaram a dificuldade dos alunos de se concentrarem só no site, visto que a Internet apresenta várias atividades dispersivas como jogos, bate-papos e afins; e a dificuldade inicial do próprio professor de adaptar-se ao uso da Internet como instrumento de aula.



CONCLUSÕES:O uso deste site possibilitou o aumento da motivação dos alunos, o interesse pela pesquisa e facilitou o aprendizado das matérias. Porém os alunos tendem a se dispersar diante das possibilidades da Internet e o professor também sente dificuldade na sua nova posição de colaborador, coordenador.


AGRADECIMENTOS:Ao CNPQ, pela bolsa de iniciação científica
Aos colégios Leitão da Cunha e Berlim


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRITO, Sérgio Luiz. Um ambiente multimeatizado para a construção do conhecimento em Química. Química Nova na Escola, Novembro 2001, no. 14, p.13-15
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação., Maio/Ago. 1997, vol.26, no.2.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa, Ed. UnB, 1999