TÍTULO:CHUVA ÁCIDA COMO TEMA MOTIVADOR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS A ALUNOS DO ENSINO FUDAMENTAL

AUTORES:PINHEIRO, R.S.
MATOS, J.A.
MIRANDA, R.A.C

RESUMO:Este estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de até 10 anos de idade de uma
Escola localizada num bairro da Zona Norte na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse prévio sobre química, possibilitando uma melhor adaptação a esta matéria no Ensino Médio. Tendo como tema motivador a questão da chuva ácida muito discutida na atualidade.



PALAVRAS CHAVES:educação, chuva ácida, química

INTRODUÇÃO:É notável a dificuldade dos alunos de ensino médio com as matérias química e física.Este aluno tem enorme dificuldade em analisar dados e tirar conclusões e solução num dado problema.Este se dá em grande parte pelo fato destas matérias serem desconhecidas ao aluno até que este esteja no ensino médio(PCNEM,1999),salvo os casos em que as matérias são introduzidas no 8ºano do ensino fundamental,e serem muito desvinculadas entre o que se aborda em sala de aula e o que o se vive no cotidiano.A educação ambiental apresenta a realidade ambiental do aluno e como ele pode interferir crítica e responsavelmente sobre ela.Desenvolvendo uma mudança significativa de atitude e pensamento,fazendo-o observar criticamente,perguntar,coletar,trabalhar e organizar informações,utilizando a interdisciplinaridade,propondo soluções viáveis(GRANDISOLI).Inserindo a educação ambiental como espaço para a construção de um conceito científico,já desde o ensino básico, possibilita que conceitos básicos sejam desenvolvidos mais lenta e profundamente.Trabalhar a questão da chuva ácida dentro de um contexto que envolva método científico,possibilita um ambiente apropriado para construção destes conceitos de ciências.

MATERIAL E MÉTODOS:Em uma escola de ensino fundamental do bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil, com alunos de diferentes classes de ensino, com faixa etária de até 10, e com o auxílio de estudantes do curso de licenciatura em química; recolheram através de coletores construídos com materiais reciclados e de baixo custo, amostras de água da chuva na própria escola. Criando uma rotina de coleta e análise dos dados, construindo tabelas e gráficos e comparando os resultados entre si, desenvolvendo um mural, como avaliação, com os resultados e conclusões individuais de cada aluno e em conjunto sobre a qualidade da água precipitada na cidade. Através dos laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), se obteve a análise de pH, através de um pHgâmetro Digital.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Para Moreira (1999a), uma das formas de se evidenciar se a aprendizagem foi significativa é através da solução de problemas e da diferenciação de idéias relacionadas não-idênticas, que identifiquem elementos do conhecimento similares ao conteúdo apresentado. Verificou-se que as crianças desenvolveram capacidade crítica e prática para desenvolver ações conscientes e significativas. Se sensibilizaram frente à importância de se preservar os ambientes naturais eadquiriram conceitos básicos da química, como solubilidade, ácido-base, átomos e moléculas, entre outras. Além da fixação de conceitos como unidades de medida, poluição, espaço urbano, entre outras.





CONCLUSÕES:Através da análise da água,permitiu-se uma grande integração entre os alunos e o professor.O potencial dedutivo da mente humana usada durante as deduções dos alunos e nos avanços da ciência podem ser relacionados.Com o desenvolvimento desta atividade uma grande expectativa é gerada em torno das aulas seguintes,que dentro do possível podem ser desenvolvidas considerando as hipóteses,os experimentos e os modelos que conduziram ao nosso conhecimento atual da química.Conclui-se também,que este trabalho possui indiscutível potencial no processo de mudança de atitude sobre o meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:Ao CNPQ, pela bolsa PIBIC
Ao colégio Leitão da Cunha
Ao LAQUM-UERJ

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério de Educação, 1999.
GRANDISOLI, EDSON A.C. Educação Ambiental Urbana – uma alternativa de ensino nos grandes centros urbanos, ambientebrasil – artigos educação; Documento online disponível em http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/artigos/ea_urbana.html
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem.São Paulo: GPU, 1999a. p. 151-165.