TÍTULO:DEMOCRATIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

AUTORES:E. C. GOMES1
ALUNA DE GRADUAçãO DE LICENCIATURA EM QUíMICA; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARá (ELIZABETHCGOMES@HOTMAIL.COM)
J. M. B. DE OLIVEIRA2
PROFESSOR ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARá


RESUMO:RESUMO: Este trabalho se propõe a discutir um tema bastante controvertido. A democratização da ciência, feita por meios não científicos. Essa democratização tem tido uma repercussão questionável frente à proposta de alfabetização cientifica, de forma contraditória nessa ‘benéfica’ popularização, se tem percebido não uma democratização, mas uma vulgarização do que sejam os avanços científicos. E isso tem levantado vários questionamentos, que buscam argumentos de toda a natureza para detalhar essa temática e estabelecer os nexos entre meios de comunicação e alfabetização cientifica. Os resultados obtidos através, de uma pesquisa de campo, comprovam a necessidade de se acompanhar o tipo de democratização cientifica que está acontecendo.

PALAVRAS CHAVES:palavras chaves: democratizaÇÃo, cientÍfica, popularizaÇÃo

INTRODUÇÃO:INTRODUÇÃO: Nosso trabalho tem como objetivo questionar a democratização da ciência. A disseminação indiscriminada de informações sobre ciências. Para tanto buscamos fazer um paralelo entre malefícios e benefícios dessa divulgação cientifica, o que acabou nos levando a percorrer um caminho longo desde o conceito minoritário e quase secreto da ciência até a unânime participação atual do homem comum na aventura do conhecimento humano. Nossa preocupação com este assunto se iniciou dentro da sala de aula, juntamente com discussões sobre os avanços científicos, onde percebemos que a maioria dos alunos tinha uma imagem distorcida, não só da química, mas dos avanços científicos de modo geral. Conceitos tais que atrapalham a verdadeira proposta de democratização da ciência, e que se tornam empecilhos na alfabetização científica.

MATERIAL E MÉTODOS:MATERIAL E MÉTODOS: Utilizamos em nosso trabalho a metodologia da pesquisa de campo, onde buscamos obter os dados necessários ao estudo. A mesma se iniciou com a fundamentação teórica que deu embasamento ao objeto. Para tal fundamentação foi feita uma revisão bibliográfica sobre a alfabetização cientifica e divulgação cientifica. Assim, estabelecemos uma sintonia entre a nossa proposta de reflexão e o tratamento já dispensados ao assunto por outros pesquisadores. Gil (1999). Só depois, partimos para a pesquisa de campo propriamente dita. Os recursos metodológicos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram: a observação e a entrevista estruturada, para garantir a objetividade e a análise mais próxima do grupo pesquisado. Foram feitas 100 entrevistas, com alunos do primeiro, segundo e terceiros anos do Ensino Médio. Conseguimos, desta forma atingir um contingente de mais de 18% do universo escolar o que representa uma amostra significativa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:RESULTADOS E DISCUSSÕES: Existem diversas razões para que se trabalhe com uma noção de desencaixe entre os campos científicos e a imprensa. Por isso se faz necessária uma discussão mais aprofundada sobre os efeitos desse tipo de divulgação científica. Nossa preocupação também perpassa pela alfabetização científica, afinal como diz Chassot (2003: 37), consideramos a Ciência como uma linguagem para facilitar nossa leitura de mundo. Nos resultados de nossa pesquisa podemos comprovar a importância da discussão sobre a democratização da ciência. Particularmente, analisando a fala de um dos alunos entrevistados, que perguntado se a ciência traz mais benefícios ou malefícios à vida e ao meio ambiente? O mesmo respondeu, ‘Dependendo da ciência, a química é a que mais destrói, mas a biologia só ajuda’. Com esse questionamento percebemos o quão, distorcida é a imagem científica entre os adolescentes. Principalmente, quando esta é associada a sensacionalismo o que compromete o entendimento das ciências. Esta pergunta, também, serviu para verificarmos o posicionamento ético da ciência, na vida dos entrevistados.



CONCLUSÕES:CONCLUSÕES: A democratização da ciência é uma das maneiras de despertar em nosso país uma consciência científica. Por isso, queremos ampliar, aprimorar e contribuir com a divulgação científica. A mesma deve acontecer de forma simples, objetiva e especializada. Essa divulgação precisa ser afastada das fontes sensacionalistas. Afinal, não são apenas os sensacionalismos que fazem vender jornais, não que esse tipo de informação não tenha audiência, apenas defendemos que essa audiência não interessa a ciência, assim como a ciência jamais irá interessar verdadeiramente a esse tipo de público.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 3 ed. Ijui: Ed. Unijuí,2003.
GIL,A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ed. São Paulo: Atlas, 1999.