TÍTULO:O MEIO AMBIENTE EM DEBATE

AUTORES:PETERLE,B.R.M. - CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI (ES)

RESUMO:Foi concebido um clube de ciências para alunos da 6a série do Ensino Fundamental. Os educandos tiveram liberdade na seleção de focos de trabalho. Todas as pesquisas enfocaram a educação ambiental: Efeito Estufa, Poluição de Mares e Oceanos, Poluição de Rios e Lagos, Reciclagem, Efeito Estufa, Buraco na Camada de Ozônio, Poluição nas Grandes Cidades, Desmatamentos. Formaram-se duplas de alunos que prepararam apresentações com recursos diversos. Uma coletânea dos materiais organizados pelas duplas gerou uma cartilha com linguagem própria da faixa etária, para posterior distribuição aos integrantes dos outros clubes. Um aspecto cultural do trabalho foi a realização de oficinas com os membros do clube, os quais confeccionaram pufes ecologicamente corretos com o aproveitamento de garrafas PET.

PALAVRAS CHAVES:educação ambiental , oficinas

INTRODUÇÃO:Foi concebido um clube de ciências para alunos da 6a série do Ensino Fundamental para romper com o mito de que o cientista é um profissional que atua apenas no laboratório, para demonstrar que a Química não é uma disciplina estanque, e para fazer com que ela gere intervenções na realidade, trazendo modificações na cultura instituída para a melhoria da qualidade de vida. Foi propiciada aos educandos liberdade na seleção de focos de trabalho, para aguçar curiosidades e buscar aperfeiçoamentos.A questão do multiculturalismo fica evidente nessa troca entre os pares e no compromisso do clube de ciências formular produções culturais que possam ensejar reflexões no outro gerando críticas refletidas e propostas de soluções. Um aspecto cultural interessante do trabalho foi a realização de oficinas com os membros do clube e seus familiares, os quais confeccionaram pufes ecologicamente corretos com o aproveitamento de garrafas PET. A doação dessas peças para a comunidade carente é outra possibili-dade de estudo, para estimular o hábito do reaproveitamento de materiais, valorizando elementos culturais que sejam próprios da sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS:Prepararam apresentações utilizando fontes de pesquisa variada, como: livros de educação ambiental, jornais, periódicos, revistas, sites sobre meio ambiente, vídeos documentários.
Paralelamente, as oficinas foram realizadas com a utilização de garrafas PET, criando objetos variados como: pufes, portas-objeto, abajur, porta-retrato.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:Uma coletânea dos materiais organizados pelas duplas gerou uma cartilha com linguagem própria da faixa etária (11 e 12 anos), para distribuição aos integrantes dos outros clubes que foram formados por centros de competência. A questão do multiculturalismo fica evidente nessa troca entre os pares e no compromisso do clube de ciências formular produções culturais que possam ensejar reflexões no outro gerando críticas refletidas e propostas de soluções
A doação das peças, confeccionadas nas oficinas, para a comunidade carente é outra possibilidade de estudo, para estimular o hábito do reaproveitamento de materiais, valorizando elementos culturais que sejam próprios da sociedade.




CONCLUSÕES:Com essa visão multiculturalista aplicada em relação à Química, a sala de aula mantém-se viva com os fazeres pedagógicos cotidianos e é enriquecida por projetos de cunho sociocultural. Quando operacionalizamos, não nos limitamos ao fazer pelo fazer, tornando o nosso cotidiano pedagógico alvo permanente de reflexões.

AGRADECIMENTOS:Aos Diretores, Coordenadores e alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci que incentivaram e participaram efetivamente do Clube de Ciências.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CAZZAMATTA, Carlos Alberto. ET AL. Feito à Mão - Garrafas de PET .São Paulo, Nova Sampa Diretriz Editora LTDA, 2004.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente Química. São Paulo: Editora FTD, 2001.

LEMBO, Antônio. Química Realidade e Contexto. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004.