TÍTULO:PERFIL DA MULHER ALCOOLISTA NUMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO ESTADO DO CEARÁ

AUTORES:MARIO ANTONIO VARGAS AGUILAR, CENTRO DE CIêNCIAS DA SAúDE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARá, AV. PARANJANA, 1700-FORTALEZA-CE
E-MAIL: MARIO59@UOL.COM.BR.
MARIA JOSé QUEIROZ TAVARES, MADALENA MARIA PONTE DE AGUIAR, ESPECIALISTAS EM PREVENçãO DE DEPENDêNCIA QUíMICA
MARIA EUGENIA SILVA VARGAS, DEPARTAMENTO DE QUíMICA ANALíTICA E FíSICO-QUíMICA- UFC


RESUMO:O presente trabalho estuda o perfil da mulher alcoolista numa comunidade terapêutica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), no ano de 2000 o número de mulheres alcoolistas triplicou. O objetivo deste estudo é traçar o perfil das mulheres alcoolistas numa comunidade terapêutica e propor uma estratégia de prevenção para o problema do alcoolismo na mulher. Utilizou-se entrevista, histórico de vida e um questionário objetivo. Conclui-se que deveriam existir parcerias entre as escolas públicas e centros comunitários, escolas públicas e postos de saúde, fazendo programas de esclarecimentos, entre outras. Entretanto, a prevenção não deve ser restrita somente as crianças e adolescentes, mas também aos pais, onde a escola pode identificar filhos com pai ou mãe que são alcoolistas.

PALAVRAS CHAVES:mulher, Álcool, comunidade terapêutica

INTRODUÇÃO:O presente trabalho aborda o tema do alcoolismo em mulheres numa comunidade terapêutica. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2000, o número de mulheres alcoolistas triplicou a nível mundial. Entretanto, este estudo é contestado por algumas entidades que pesquisaram o assunto, pois estas afirmam que sempre houve alcoolistas mulheres. Por ser uma droga lícita, de baixo custo e fácil acesso é largamente consumida por todas as camadas sociais, além do mais existe uma disponibilidade e oferta de álcool pela própria família.

MATERIAL E MÉTODOS:Foram utilizados como métodos de pesquisa: entrevista, histórico de vida e um questionário objetivo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Com os dados da pesquisa foi possível chegar ao perfil da mulher alcoolista e assim propor uma estratégia de prevenção para este grave problema.



CONCLUSÕES:Conclui-se que a prevenção ao uso do álcool deveria iniciar-se com leis proibitivas de propagandas de bebidas alcoólicas na mídia. Nos primeiros anos escolares, as jovens deveriam ser esclarecidas na escola e na família a respeito do uso abusivo de álcool e sua repercussão social, incluindo a violência, a doença e os riscos pessoais que podem conduzir à morte.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1. Pontes, C. D. (2000) Segredos da Depressão. Fortaleza-CE.
2. Vaillant, G. E. (1999) A História do Alcoolismo. Ed. Artes Médicas