TÍTULO:ABORDAGEM DE COLÓIDES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA

AUTORES:FERREIRA, O. L. S. - UESPI
LUZ JUNIOR, G. E. - UESPI

RESUMO:Este trabalho teve como objetivo primordial verificar a abordagem do conteúdo dispersões coloidais em alguns livros didáticos de Química. Estes livros foram analisados segundo a presença de conceitos, exemplos, classificação, propriedades, preparação, purificação e estabilidade e contextualização. Foi verificado que a maioria não aborda com a devida importância o assunto de colóides e muito menos contextualizando de forma adequada tal tópico.

PALAVRAS CHAVES:ensino de química, colóides, contextualização.

INTRODUÇÃO:Dentre as ciências, a Química passou a desempenhar um papel central nos últimos anos, tanto por suas interfaces com a Biologia, Física, Engenharia, quanto por suas aplicações em Agronomia, Ciência dos Alimentos, Farmacologia, etc (LUZ JÚNIOR, 2004).
Diante disso, o entendimento dos conceitos básicos da Química torna-se cada vez mais essencial para a compreensão do nosso cotidiano. O que provoca uma necessidade de melhor transmissão dos conteúdos de Química, de forma a provocar uma aprendizagem significativa. Por conta disso, a contextualização dos conteúdos faz-se necessária neste novo cenário.
Esta metodologia já vem sendo estudada e utilizada por inúmeros profissionais de educação (ZANON, 1995), mas os livros didáticos parecem não estar acompanhando adequadamente esta mudança. A primeira vista, alguns livros não abordam de forma adequada conteúdos extremamente presentes no nosso cotidiano, como o assunto de colóides, que faz parte do dia-a-dia da população de qualquer classe social ou de qualquer localização geográfica. Em virtude desta situação, este trabalho objetivou analisar de forma sistemática a abordagem do assunto de colóides apresentada em alguns dos livros de Química

MATERIAL E MÉTODOS:O assunto de colóides foi analisado em alguns livros de Química adotados no ensino médio (1 ao 5) e no ensino superior (6,7 e 8), apresentados na tabela 1, seguindo como critério a presença de conceitos, exemplos, classificação, propriedades, preparação, purificação e estabilidade de colóides assim como a contextualização deste assunto.
É importante salientar que não foi objetivo deste trabalho classificar os livros como melhores e piores, mais simplesmente avaliar sua abordagem quanto aos aspectos acima citados.

TABELA 1: Livros analisados com autores e datas de publicação.
CÓD. LIVRO AUTOR(ES) / DATA PUBLIC.
1 Química: volume único Tito / Canto (2003)
2 Completamente Química (Físico-Química) Martha Reis (2001)
3 Química: volume 2 (Físico-Química) Ricardo Feltre (2004)
4 Química: volume único Vera Novais (1996)
5 Química Moderna 2 Geraldo Camargo de Carvalho (1995)
6 Química Geral Russel (1994)
7 Química Ciência Central Brown/LeMay / Bursten (1999)
8 Química Geral Brady (2005)


RESULTADOS E DISCUSSÃO:Os resultados da análise sistemática dos livros estão apresentados na tabela 2.
Pode-se observar que muitos conceituaram colóides e fornecem exemplos. Alguns, livros 2, 3, 4, 5 e 7, apresentam a classificação. A exceção dos livros 2 e 5, que trazem uma boa abordagem dos critérios adotados, os demais livros do ensino médio apresentam o citado assunto apenas como uma leitura complementar no final do capítulo de soluções.
A não abordagem adequada do assunto de colóides nos livros de ensino médio faz com que uma boa parte dos professores de Química do ensino médio não dêem a devida atenção a este assunto. Pois estes seguem cegamente os livros didáticos.
Dos livros de Química Geral, nível superior, analisados, apenas o livro 7 aborda o assunto de colóides e ainda assim de forma incompleta e não contextualiza.
A explicação para a não abordagem do assunto em questão nos citados livros de Química Geral de acordo com livros que retratam apenas sobre colóides, se encontra na grande complexidade dos sistemas coloidais. Portanto, a não abordagem não se deve a uma possível falta de importância do assunto em questão.




CONCLUSÕES:Foi possível notar que, mesmo sendo um assunto de presença constante no cotidiano dos alunos, colóides não recebe a devida atenção por parte dos autores de livros didáticos de Química do ensino médio e até mesmo dos livros de Química Geral do ensino superior; o que demonstra uma falta de sintonia com as tendências propostas pelos PNC’s.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:JUNIOR, MEGUEL J.; VARANDA, LAUDEMIR C. O Mundo dos Colóides. Química Nova na Escola, N° 9, Maio 1999, p. 9-13.
LUZ JUNIOR, GERALDO EDUARDO DA; SOUSA, SAMUEL ANDERSON ALVES DE; MOITA, GRAZIELLA CIARAMELLA; MOITA NETO , JOSÉ MACHADO. Química geral experimental: uma nova abordagem didática. Quím. Nova, Vol. 27, No. 1, 164-168, 2004

ZANON, LENIR BASSO; PALHARINI, ELIANE MAI. A Química no Ensino Fundamental de Ciências. Química Nova na Escola, N° 2, Novembro 1995, p. 15-18.