TÍTULO:A QUIMICA ENSINADA A DISTâNCIA

AUTORES:NOGUEIRA, C.M.C.D.- FGF

RESUMO: Este trabalho se propõe a apresentar a modalidade de ensino a distância como alternativa para o ensino da quimica. Foi então realizado um levantamento bibliográfico e é tambem apresentada uma proposta de programa de ensino de quimica a distância que está sendo desenvolvido em faculdade cearense.
Aprofundando os estudos sobre a EAD e analisando a importância do ensino de química para a formação da cidadania podemos concluir que esta ciência, mesmo experimental, se adequa aos principios norteadores e características da modalidade de ensino em questão.

PALAVRAS CHAVES:educação a distância; ensino em quimica

INTRODUÇÃO: O fim do século segundo Lastres (1999), acena com uma mutação revolucionária para toda a humanidade...A Revolução Informacional. É o que continuamos vendo nos dias de hoje. Uma revolução que agrega novas capacidades à inteligência humana e que faz com que a informação e o conhecimento passem a assumir um papel ainda mais visível e estratégico.
Diante deste fato, torna-se então obrigatório no mundo atual, utilizar as novas tecnologias na educação.
Este trabalho se propõe a apresentar a modalidade de ensino a distância como alternativa para o ensino da quimica.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho se baseia em levantamento bibliográfico e apresenta uma proposta de programa de ensino de quimica a distância que está sendo desenvolvido em faculdade cearense.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A EAD pode assim ser definida : “Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação” (DOU, 10/02/1998).Considerando as potencialidades desta modalidade de ensino, a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), através do seu Núcleo de Educação a Distância, NEAD, está oferecendo Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes na Área de Química.Newbold, apud Santos ( 2000) afirma: Atualmente a química é a chave para a maior parte das grandes preocupações das quais depende o futuro da humanidade, sejam elas: energia, poluição, recursos naturais,saúde ou população.




CONCLUSÕES: A aprendizagem significativa pode ser obtida mesmo à distância, desde que os professores estejam comprometidos com a melhoria da qualidade de vida e que não poupemos esforços para alem dos conceitos químicos trabalharmos os aspectos éticos, morais, sociais, econômicos e ambientais a ela relacionados.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:LASTRES, H.M.M.Informação e conhecimento na nova ordem mundial. Ciência da Informação, v. 28, n. 1, jan.1999. Disponível em: Acesso em:13 set.2005.
SANTOS, W.L.P dos & SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 2.ed.Ijuí:Editora UNIJUÍ, 2000.144p.