TÍTULO:O ENSINO DE QUÍMICA X PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA

AUTORES: SANTOS, P. T. A.; MELO,J. B.; CANUTO,M. F. S.; LEITEP. T. A. S.; FELIZOLA,C. S.



RESUMO:RESUMO: Os conhecimentos sobre a química para serem transmitidas requer contatos com a pesquisa da área no sentido de se ter informações e seleções de assuntos, de modo que seja privilegiada a coerência no processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é incentivar a pesquisa em química na escola pública do município de Gado Bravo-PB em turmas de ensino fundamental e médio com o intuito de despertar o interesse pela pesquisa desenvolvendo também uma tendência de busca na prática docente. Falta laboratório para a prática do que é visto em sala de aula e a escassez de profissionais com formação específica implica no não cumprimento do papel de transmitir o conhecimento prático, deixando de inserir nas séries estudadas as informações devidas.




PALAVRAS CHAVES:palavras-chave: contextualização, ensino

INTRODUÇÃO:INTRODUÇÃO: O estudo da química a partir de uma perspectiva histórica, contribui para aproximação com conhecimento científico. Entretanto, a abordagem histórica não pode ser ingênua e superficial. Não pode resumir-se à apresentação da biografia de cientistas ou àquele clássico capítulo de introdução nos livros didáticos. Deve ser um recurso instrucional frutífero para a construção e contextualização do conhecimento químico1. A educação no Brasil vem passando por importantes transformações no que diz respeito à evolução das metodologias de ensino aplicadas pelos professores em sala de aula. A memorização excessiva tem prejudicado o ensino de química que é uma ciência por definição experimental e que não vem sendo tratada desta forma pela maioria das escolas públicas3. Assim, a realização de experimentos e uso de observações das transformações que ocorrem no ambiente para introduzir e ilustrar os diversos itens do programa das disciplinas relacionadas às ciências condiz, quando bem orientadas, a uma formação de conceitos e estabelecimento de princípios levando o aluno a um preparo autentico, com aprendizagem contextualizada.

MATERIAL E MÉTODOS:METODOLOGIA: A pesquisa foi desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental e Médio Padre Godofredo Joosten, na cidade de Gado Bravo-PB, com intuito de despertar o interesse pela pesquisa nas cinco turmas de 8ª série do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio. Procurou-se identificar a prática dos professores, comparando a quantidade de informações transmitidas com o auxílio da pesquisa e sem essa ferramenta inserida, acompanhando os estudos e consequentemente iniciando o desenvolvimento da capacidade de fazer pesquisa, através de realização de experiências contextualizando conteúdos dos livros didáticos utilizados pela escola. Tais experiências foram realizadas com material alternativo existente no cotidiano do alunado, já que a escola não dispõe de laboratório e equipamentos. A pesquisa foi realizada mediante a formulação de um questionário com o tema trabalhado, com professores e alunos, onde foram questionados itens como: Utilização de experimentos, quais os materiais utilizados nas experiências e quais as principais experiências identificadas pelo aluno na formação de conceitos e construção do conhecimento.



RESULTADOS E DISCUSSÃO:RESULTADOS E DISCUSSÕES: Dados relevantes foram constatados no trabalho. Dentre eles, destacou-se a formação do quadro docente, pois nem todos possuem licenciatura em química, nem bacharelado. A escola dispõe de 7 professores que lecionam Ciências e Química, onde 2 destes afirmaram não necessitar de realizar experimentos nas sua aulas por não ter domínio do conteúdo, já que estão com o curso de graduação em andamento; 3 destes fazem a mesma afirmação por não ter formação na área e os outros 2 que possuem formação na área, afirmaram que trabalhando com experimentos demonstrativos, aumenta muito o interesse dos alunos pela disciplina e dentre os assuntos que mais se destaca na elaboração de conceitos, reações químicas é o mais preferido por parte dos alunos, principalmente quando ocorre formação de precipitados no experimentos (reação de um ácido e uma base que resulta em sal e água). Um fato negativo é a falta de laboratório na escola, dificultando a ministração das aulas com incentivo a pesquisadores. Dos 430 alunos das 8ª série e das séries do ensino médio entrevistados, 88% deles afirmam que aula expositiva supera o tradicional, quando envolve teoria e prática.



CONCLUSÕES:O ensino de química é, via de regra, e salvo honrosas exceções, caótico, pouco frutífero e dicotomizado da realidade de professores e alunos. A falta de professores com formação específica na área, professores que estão ainda cursando a graduação e de laboratórios nas escolas, implica no não cumprimento do papel de transmitir o conhecimento prático, deixando de inserir nas séries estudadas as informações devidas. Para os alunos, quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes tornam-se distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos mesmos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1Revista Química Nova Escola, Pesquisa nº. 1, maio 1995 p.p. (27-31). 2Química Nova Escola, Química e Cidadania, nº4, novembro, 1996, p.p. (28-34). CLEMINSON, A. Establishing an epistemological base for science teaching in the light of contemporary notions of the nature of science, Journal of Research Science Teaching, 27(5): 429-446.