TÍTULO:PERFUMES E ESSÊNCIAS: UMA NOVA ABORDAGEM DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

AUTORES:
J.SILVA 1; R.PEREIRA 1; K. SILVA 1.
1UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (JULIMAVI@IG.COM.BR).



RESUMO:RESUMO: O Ensino da química é visto por muitos alunos como monótono e cansativo e por causa desta dificuldade fez-se necessário a criação de um estímulo, fazendo a relação da química com o dia-a-dia do aluno.
Nesta perspectiva, ao ser trabalhado o conteúdo “funções orgânicas”, fizemos um apanhado quanto as concepções prévias dos discentes e utilizamos o artigo: “ Perfumes – Uma Química Inesquecível”, para abordarmos um pouco da história e composição do mesmo. Após debatermos sobre o assunto, foi aplicado um jogo para que de forma lúdica pudéssemos avaliar as contribuições.


PALAVRAS CHAVES:palavras- chaves: perfumes, essências.

INTRODUÇÃO:INTRODUÇÃO: Desde os primórdios da humanidade o aroma e o perfume das plantas fascinam o ser humano.
As flores com seu colorido e vitalidade podem modificar todo o local com seu cheiro. Também folhagens, cascas e madeiras têm aromas que influenciam todos os nossos sentidos, principalmente o olfato e o paladar. Podem ser agradáveis ou desagradáveis, fortes, sutis, doces, inebriantes ou agressivos.
Os óleos essências são responsáveis pelo perfume e aroma das plantas. Também podem ser chamados de óleos voláteis, óleos etéreos ou essências.
A designação de óleo se dá graças a algumas características físico-químicas, como por exemplo: são geralmente líquidos de aparência oleosa à temperatura ambiente.
Estes óleos são compostos formados por diferentes substâncias químicas, tais como: álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos. Havendo sempre a prevalência de uma, duas ou três delas, que irão caracterizar a fragrância. Sua principal característica, contudo consiste na volatilidade, que o diferem dos óleos fixos, que são misturas de substâncias lipídicas obtidas normalmente de sementes.


MATERIAL E MÉTODOS:
METODOLOGIA: Primeiramente, foi realizado um levantamento das concepções prévias dos alunos do 3º ano de uma escola pública do Recife a respeito das funções orgânicas oxigenadas (grupos funcionais e estrutura). Em seguida, foi apresentado aos alunos o artigo: “Perfumes- Uma Química Inesquecível”, onde começamos a debater quanto à percepção dos odores, ocorrência na natureza e aplicações. Ressaltando a importância econômica e a incorporação dos aspectos regionais.
Para finalizar houve a execução de um jogo envolvendo perguntas a respeito do tema abordado.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:RESULTADOS: A incorporação de alguns aspectos regionais proporcionou aos alunos uma certa identidade cultural, auxiliando a visualização e a influência dos odores em atividades comuns ao seu dia-a-dia, inclusive diferenciando-os. Os discentes ficaram sensibilizados quanto à importância de se preservar espécies vegetais e surpresas quanto ao fator econômico envolvido. Percebemos que eles tinham conceitos prévios desfalcados da realidade.
As aplicações de diversos compostos oxigenados no cotidiano auxiliaram no processo ensino-aprendizagem, visto que 75% dos alunos se mostraram super interessados e atribuíram a produção dos odores às substâncias orgânicas.




CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO: Observamos que houve um processo ensino-aprendizagem e o estímulo realizado foi satisfatório, pois a contextualização do tema trabalhado foi de modo dinâmico e pouco cansativo.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BROWN; BURSTEN; LEMAY. Química a ciência central. Pearson prentice hall, 2005; 9º edição.
DIAS, S. M.; SILVA, R. R. Perfumes – uma química inesquecível. Química nova na escola, nº 4, p. 3-6, novembro 1996.