TÍTULO:O BIOGáS COMO FONTE DE ENERGIA E MOTIVAçãO NAS AULAS DE QUíMICA

AUTORES:J. SILVA1; R. SILVESTRE1
1UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (E-MAIL: JULIMAVI@IG.COM.BR)
ORIENTADOR: ELINALDO ALCOFORADO (UFRPE)



RESUMO:RESUMO: Os PCN’S vêm propor por meio de orientações, uma maneira de conseguir operar mudanças através de conteúdos que facilitem a produção de bens culturais, sociais e econômicos, procurando proporcionar uma formação integral.
Neste sentido a contextualização do tema biogás, funcionara como uma fonte das novas informações com fatos ligados ao dia-a-dia dos alunos.
Um vídeo com o título: sistema de Biogás do Rio de Janeiro foi utilizado com o intuito de ilustrar e despertar maior interesse por parte dos alunos. Em seguida, os mesmos fizeram apresentações sobre o tema. No final participaram de um jogo com perguntas elaboradas por eles.



PALAVRAS CHAVES:palavras- chaves: biogás, biodigestores.

INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÂO: A escassez das fontes naturais de petróleo, associada às sucessivas altas de preço do produto no mercado vem causando preocupação em todo o mundo.
O Biogás é um combustível de obtenção natural, composta por uma mistura de gás metano, dióxido de carbono e outros gases em menor quantidade, que é obtido por decomposição de material orgânico realizada por bactérias metagênicas. Sua produção é realizada em compartimentos chamados biodigestores, onde o gás se mantém sobre a ausência de ar até o fim do processo. Da produção de gás, resta um resíduo que é utilizado como adubo orgânico e denominado biofertizante.
O Biogás então, é uma fonte alternativa a ser utilizada, quando bem aplicada e desenvolvida tecnologicamente, com vantagens ambientais e financeiras dentro do nosso ambiente nacional. Além de revolucionar o quadro atual do destino final do lixo, preservando o meio ambiente e a saúde da população, seu uso diminui consideravelmente a emissão de gases causadores do efeito estufa. Entre outras finalidades ele pode ser usado como combustível para motores de combustão interna, na geração de energia elétrica, além de seu uso como adubo orgânico.


MATERIAL E MÉTODOS:METODOLOGIA: A aula foi iniciada com a exposição do vídeo: Sistema de Biogás do Rio de Janeiro, no sentido de sensibilizar os alunos. Dando continuidade ao trabalho, a turma foi dividida em quatro equipes, sendo distribuídas os seguintes temas a serem pesquisados: Biogás (conceito, características, propriedades e uso); Produção, biodigestores e tipos de biodigestores; Biofertilizantes e histórico.
Além da pesquisa a ser apresentada pelos alunos, cada equipe elaborou cinco perguntas para ser realizada uma dinâmica de forma a avaliar o processo ensino-aprendizagem.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:RESULTADOS: A escola onde foi realizado estudo faz parte da rede pública de ensino de Jaboatão dos Guararapes-PE. A sua enturmação é no regime seriado.
O ensino se situa nas perspectivas construtivistas, na busca de construir novas representações, novos procedimentos orientados a contribuir com uma atitude positiva dos alunos pela ciência e na educação científica.
O recurso utilizado proporcionou aos alunos interesse pelo conteúdo e despertou a curiosidade, visto que nas pesquisas apresentadas o retorno foi excelente e a dinâmica realizada comprovou que o ensino-apredizagem aconteceu de maneira satisfatória.




CONCLUSÕES:CONCLUSÕES: Sensibilizar os alunos sobre a atual crise de energia e mostrar uma fonte alternativa substituta do petróleo, é uma boa forma de se trabalhar o desenvolvimento científico atrelado à cidadania.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SISTEMA DE BIOGÁS DO RIO DE JANEIRO. Realizado pelo Globo Ciência. Rio de Janeiro. TV Globo, 1987. Vídeo (09h52min)
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DA FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997 b.