TÍTULO:DOMINIO E A EVOLUÇÃO DO ENTENDIMENTO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE QUIMICA POR PARTE DOS ESTUDANTES DA UESPI

AUTORES:GOMES,FRANCISCO EDVAN RODRIGUES – PIBIC – CNPQ
BATISTA,NOUGA CARDOSO - UESPI
OLIVEIRA,MARLY LOPES DE - UESPI


RESUMO:Identificou-se junto aos professores da UESPI, UFPI, CEFET-PI e alunos de Pós-Graduação os principais conceitos necessários ao entendimento da química. A partir desses, elaborou-se um questionário e aplicou aos alunos dos diferentes períodos do curso de química da UESPI. Analisou-se as respostas procurando observar os acertos e sua profundidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva aferir o domínio desses conceitos assim como a evolução do seu entendimento ao longo do desenvolvimento do curso. Os resultados mostram deficiência no domínio desses assuntos bem como uma tímida evolução do seu entendimento.

PALAVRAS CHAVES:educaÇao; conceitos; entendimento

INTRODUÇÃO: A LDB / 96 ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) no seu artigo 22 relata “ a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.”1
No que tange a um professor de química, além dessas obrigações, ele tem a missão de desenvolver em seus alunos a percepção de que a química é uma presença constante no seu cotidiano e que a importância e a extensão da sua aplicabilidade vem aumentando cada vez mais a ponto de hoje ser impossível sobreviver sem essa ciência. 2,3
Nesse sentido, torna-se necessário por parte dos docentes da educação básica, o domínio dos conceitos fundamentais que norteia o sucesso no aprendizado da ciência química, pois só a partir desses entendimentos é que se poderá efetivamente contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem deste nível de ensino. 4


MATERIAL E MÉTODOS: Identificou-se junto aos professores de química da UESPI, UFPI e CEFET-PI os conceitos fundamentais que norteiam o sucesso no aprendizado da química bem como avaliou o domínio e a evolução do entendimento destes conceitos nos alunos dos diferentes períodos do curso de química da UESPI. Para isso dividiu-se a química em 05 áreas: Química Quântica, Química Geral, Físico química, Termodinâmica Química e Química de Polímeros. Em seguida listou-se os vários conceitos estudados em cada uma dessas áreas e solicitou que os professores apontassem aqueles considerados mais fundamentais.
Com base no levantamento, elaborou-se um questionário de 03 questões e escolheu 05 alunos, por sorteio, de cada um dos diferentes períodos ( 2º, 3º, 5º e 7º ) para responderem. De posse das respostas avaliou-se o domínio de cada um desses conceitos por parte de cada aluno e comparou as respostas dos alunos dos diferentes períodos objetivando assim aferir a diferença na evolução do entendimento desses assuntos ao longo do desenvolvimento do curso.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em aspectos gerais os alunos mostraram limitação no domínio desses conceitos, pois não deram fundamentação bem elaborada ás suas respostas, expressando-as de forma muito superficiais e às vezes erradas.
No que diz respeito a evolução do entendimento dos conceitos fundamentais, pode se concluir que não houve uma evolução notável, todavia os alunos do 7º períodos mostraram um amadurecimento maior que os demais alunos.




CONCLUSÕES:
As respostas dos conceitos fundamentais propostos pelos alunos dos diferentes períodos do curso de química da UESPI foram superficial, pois estes não apresentaram fundamentação para dar mais solidez as suas respostas.
Quanto a evolução do entendimento dos conceitos fundamentais ao longo do curso, observou-se uma tímida vantagem dos alunos que estão em períodos superiores, exceto dos alunos do 3º período que apresentaram suas respostas de forma mais amena que os alunos do 2º.



AGRADECIMENTOS:CNPq
Coordenaçao de Química
UESPI
Lécia Maria, Fabio Coelho, Pedro Heades e a Prof. Graça Ciriaco amigos sempre presente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
1 - LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Reforma Curricular do Ensino Médio.
2 - PCN’s. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Ministério da Educação.
3 - QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. O Ensino por Problemas e Trabalho Experimental dos Estudantes – Reflexões Teórico-Metodológicas. volume 25, 2002.
4 - QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. As percepções dos professores de química geral sobre a seleção e a organização conceitual em sua disciplina. volume 26, nº 4, 2003.