TÍTULO:APLICAçãO PRáTICA E AVALIAçãO REFLEXIVA DE UM MINI CURSO DE QUíMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MéDIO

AUTORES:DOMINGOS, M. C. C. - UECE/FAFIDAM; SILVA, C. C. - UECE/FAFIDAM; SILVA, S. M. -UECE/FAFIDAM; LEITE. R. L. - UECE/FAFIDAM; LOPES, W. M. ESCOLAS LAURO REBOUçAS DE OLIVEIRA, COLéGIO DIOCESANO PE. ANCHIETA E ESCOLA NORMAL; TEIXEIRA-SÁ, D. M. A. -UECE/FAFIDAM; QUEIROZ, Z. F. 1, - UECE/FAFIDAM

RESUMO:A prática laboratorial no ensino de química é realizada rotineiramente. Neste trabalho, foi desenvolvido um mini-curso de Química e aplicado para alunos da segunda série do ensino médio de duas escolas particulares e uma estadual do Município de Limoeiro do Norte no Ceará. O mini-curso teve como objetivos a apresentação de vidrarias, realização de práticas já descritas em livros de aulas práticas de Química e principalmente a correlação dessas práticas com problemas diários vivido pelos discentes. A pesquisa buscou fielmente: descrever e avaliar o perfil dos alunos nas aulas práticas, bem como, o desempenho na execução das mesmas. A partir dos dados obtidos, foi possível inferir que a aplicação das práticas estimulou o interesse nos conteúdos de química.



PALAVRAS CHAVES:mini curso, ensino médio, química

INTRODUÇÃO:A Química foi, é e continuará sendo uma ciência eminentemente experimental. No ensino médio as atividades práticas em Química mostram-se fundamental não apenas para mostrar as habilidades e as competências fundamentais que sejam desenvolvidas, mas para que os alunos apreciem a lógica e a beleza envolvida na descoberta do conhecimento.No entanto, é sabido que este trabalho infelizmente não é desempenhado com plenitude em todas as unidades de ensino do Brasil. (Farias, 2004)

Por isso, considerando as novas abordagens dos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) como transversalidade e interdisciplinaridade (Brasil, 1998) é que o objetivo deste trabalho foi desenvolver um mini-curso de Química para alunos do ensino médio de escolas pública e privadas.


MATERIAL E MÉTODOS:Para esse trabalho elegeu-se três escolas: uma pública e duas da rede privada. O trabalho foi dividido em três etapas. A 1ª Contextualização. A 2ª Experimentação e a 3ª Aplicação dos conteúdos em problemas práticos do dia-a-dia. A realização do mini-curso formou-se uma equipe de 28 alunos, sendo 14 das escolas privadas (Colégio Diocesano Padre Anchieta e Escola Normal Rural) e os outros 14 alunos de escola pública: E. E. M. Lauro Rebouças de Oliveira sendo que os mesmos deveriam estar cursando a 2ª Série do ensino Médio e para saber mais sobre a opinião dos alunos, aplicou-se questionário Perfil do Aluno. Para a coleta de dados aplicou-se questionários e relatórios de aulas prática, tais como, acidez do vinagre e percentual de cloro ativo em água sanitária. A avaliação dos alunos foi realizada através de observação das aulas prática e por elaboração relatório da ultima atividade prática aplicada “Determinação do Cloro Ativo em Água Sanitária”. Para avaliar o mini-curso, ou seja, material didático, desempenho dos professores, carga horária, entre outros, aplicou-se questionários de “Avaliação do Mini-Curso”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Para opinião em relação ensino de química mas escolas, percebeu-se uma grande divergência de opiniões entre os alunos, onde 57,7% dos que pertence a rede privada estão satisfeito com a metodologia aplicada em sala de aula, enquanto que 100% dos da rede publica preferem mudanças, principalmente mais aulas práticas. Para ele o aprendizado de química é gratificante quando relaciona conteúdo versus cotidiano

Como a ciência química deve alimentar-se da interação entre a estrutura conceitual e o contexto social, ou seja, é necessário trabalhar os fenômenos reais para que as definições dialeticamente corporifiquem-se em conceito. Assim os resultados das atividades práticas realizadas com os apresenta resultados bastantes significativos. Por exemplo, na determinação da acidez do vinagre todos os alunos obtiveram resultados próximos ao percentual rotulado (45%). Já em relação ao teor de cloro ativo em água sanitária, os alunos da escola publica foram mais metódicos, onde 57,1% obtiveram resultados próximos aos especificados (2,0 a 2,5%) enquanto que os alunos da escola privadas trabalhando com a mesmas amostras os resultados mais próximos e 74 a 1,75%.




CONCLUSÕES:Percebe-se a necessidade urgente de mudança de metodológicas durante as realizações de aulas de Químicas, tanto em algumas escolas públicas como particulares para que se obtenha uma maior eficiência no processo ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRASIL 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação do Ensino Médio, Brasília, DF: MEC.

FARIAS, Robson Fernandes. Práticas de Química Inorgânica. 1ª ed. Ediouro: Rio de Janeiro, 2004.