TíTULO: PROIBIçãO DO FUMO: DECISãO PESSOAL OU SOCIAL? UMA ABORDAGEM ENSINO CTS PARA O TEMA TABAGISMO A PARTIR DA SIMULAçãO DE CONTROVéSIA CONTROLADA

AUTORES:CHRISPINO, ALVARO - CEFET-RJ
CHRISPINO@INFOLINK.COM.BR

RESUMO:O presente trabalho se origina de monografia de conclusão de curso (CHRISPINO, 2005) realizado junto a OEI-Organização dos Estados Iberoamericanos intitulado Curso de Formação de Professores sobre o enfoque CTS no ensino, realizado em parceria com NEPET/UFSC. O módulo é uma simulação de controvérsia baseada em posições sociais de diferentes atores em torno do grande tema Tabagismo, enfocando como motivador a proibição do uso do fumo pela Lei 9.294/96. A partir desta motivação, constrói a argumentação usando documentos reais para 4 grupos sociais fictícios, estrutura a defesa de posição de cada um deles e orienta para o debate interdisciplinar buscando aprender com as posições diferentes em torno do tema. Faculta o exercício do respeito à diferença e dá ênfase a importância da tolerância.

PALAVRAS CHAVES:cts, química e sociedade, ensino de química

INTRODUÇÃO:Os temas relacionados com a saúde constituem hoje um dos âmbitos que mais interesse suscitam entre os cidadãos e alunos. Há uma variação importante deste grande e provocante tema: a saúde e a qualidade de vida, no presente e no futuro. Neste aspecto, um assunto vem provocando grandes discussões por conta de seu impacto: o uso do fumo, suas conseqüências na saúde dos cidadãos e na sociedade e aproibição cada vez maior de uso do tabaco em ambientes públicos. Este é um tema bastante apropriado para compor uma simulação CTS. Há nele um componente de conseqüências sociais graves, oriundo da tradição do uso do tabaco, sobre a qual se construíram impérios indústrias e se desenvolveram tecnologias específicas. O uso do tabaco é algo difundido há muito tempo e em todo o mundo. Há interesses econômicos, industriais, éticos, médicos, sociais, dentre outros, o que acarreta um grande número de visões e de ângulos de análise para o problema. Não há, para nós, certo ou errado. Há, sim, o exercício da controvérsia, de onde devem surgir o exercício da reflexão em torno de estruturas tecnocientíficas e construção da aprendizagem da convivência de grupos com idéias e posições distintas e o conflito

MATERIAL E MÉTODOS: O caso CTS que se propõe consiste de uma controvérsia pública em torno da aprovação ou não da proibição do uso de fumo em locais públicos e suas possíveis conseqüências. Há importantes variações: (1)os fumantes estão propensos a sofrerem maior número de doenças, de ficarem impedidos de trabalhar necessitando de licença de saúde e, muitas vezes, se aposentarem precocemente por contas das dificuldades orgânicas causadas pelo uso do fumo. O fumante opta por fumar mas todas as suas despesas com licenças e doenças são pagas pelos cofres públicos.(2)a proibição do uso do fumo em locais públicos poderá afastar as pessoas dos bares, cinemas, restaurantes, shoppings, teatros etc o que acarretará perdas financeiras aos estabelecimentos e, conseqüentemente, desemprego.(3)a proibição total do plantio e comercialização do fumo trará conseqüências graves à industria com falências e desemprego no campo e na cidade. Pela própria natureza do problema, a controvérsia teria uma dimensão internacional e os atores fictícios seriam os seguintes: (1) GT para a Organização da Conferência sobre a Proibição do Uso do Fumo, (2) Indústrias de Tabaco, (3)ONG Pesq.e Profis. de saúde e (4) ONG Em defesa da Vida

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Certamente, o módulo se coaduna com a necessidade de exercitar a maneira de ver dos diversos atores sociais envolvidos no tema social escolhido, onde a construção de simulação de controvérsias onde as equipes de alunos identificam os atores sociais envolvidos e buscam olhar o assunto pelos olhos de cada um deles. Neste movimento de simulação de controvérsia, não certo nem errado, não vencedor nem perdedor, todos ganham quando conseguem perceber os diversos ângulos possíveis do debate.
O módulo de simulação de controvérsia se estrutura da seguinte forma:
Apresentação; Guia didático (contextualização, objetivos, organização da controvérsia simulada: desenvolvimento das atividades e critérios procedimentos de avaliação).
1.a notícia fictícia; 2. questionário inicial e final sobre a proibição do uso do fumo; 3.como poderíamos participar da controvérsia? guia do aluno: orientações para as equipe representantes das diferentes posições sociais;4. documentos polêmicos reais (11 doc);5. pautas para o trabalho das equipes;6. guia para o debate; 7. avaliação do caso prático e 8. fontes citadas nos documentos utilizado.



CONCLUSÕES:O módulo de simulação de controvérsia permite condições de aprendizagem de ângulos e visões diferente a partir de tema interdisciplinar – o uso do fumo – e favorece o exercício de pesquisa e argumentação quando convida os diferentes representantes de grupos com interesses distintos a apresentarem seus argumentos e a aprenderem a rebater os argumentos década um dos grupos contrários (relação da sociedade com a ciência e tecnologia). Oferece um exercício de relação entre conhecimento de química e decisão sociedade, química e saúde, química e política industrial/economia.

AGRADECIMENTOS:OEI-Organização dos Estados Iberoamericanos e UFSC/NEPET - Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica ( http://www.nepet.ufsc.br)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CHRISPINO, Alvaro (2005). Proibição do fumo: decisão pessoal ou social?: simulação educativa de um caso CTS sobre a saúde. http://www.campus-oei.org/salactsi/alvaro.htm