TÍTULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA FÓRUM DE DISCUSSÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AUTORES: FERREIRA, J.Q. (IQSC/USP) ; ABREU, L.N. (IQSC/USP) ; QUEIROZ, S.L. (IQSC/USP)

RESUMO: O presente trabalho foi realizado a partir da aplicação da ferramenta Fórum de discussão de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em uma disciplina de Comunicação Científica oferecida em um curso de graduação em Química da Universidade de São Paulo. As percepções dos alunos sobre a realização da atividade foram investigadas através dos relatos feitos na referida ferramenta. Os relatos demonstraram uma satisfação considerável por parte dos alunos com relação à atividade realizada no AVA e indicaram uma forma eficiente de auxiliar os estudantes e o docente no desenvolvimento de discussões relacionadas aos assuntos da disciplina.

PALAVRAS CHAVES: ambiente virtual, química, ensino superior.

INTRODUÇÃO: O número crescente de trabalhos reportados na literatura, especialmente na última década, sobre o uso da Internet na promoção do ensino à distância ou no apoio ao ensino tradicional de Química sugere o seu relevante papel como agente modificador deste ensino (RIBEIRO, 2006). Segundo Graham e Scarborough (1999), a existência de um amplo cabedal de recursos disponíveis na Internet impulsiona a realização de trabalhos que investigam, entre outros aspectos, as interações estabelecidas entre estudantes quando realizam atividades didáticas através de aplicações educacionais que utilizam a Comunicação Mediada por Computador (CMC). Nesta perspectiva, aplicamos uma proposta didática baseada na utilização da ferramenta Fórum de discussão – disponível no AVA Cursos on-Line (CoL, 2008) – em uma disciplina de Comunicação Científica, oferecida no curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Concluída a aplicação da proposta, a docente responsável pela disciplina solicitou aos alunos que relatassem no fórum de discussão as suas percepções com relação às atividades realizadas. A partir de tais impressões, discutimos neste trabalho as possibilidades de utilização da ferramenta.

MATERIAL E MÉTODOS: A proposta foi aplicada no final do semestre letivo, em horário extraclasse, após a apresentação de todo o conteúdo referente à disciplina, porém antes da avaliação final. Durante o fórum de discussão, os alunos foram divididos em grupos e cada membro deveria inserir pelo menos uma pergunta pertinente ao conteúdo abordado na disciplina. Uma vez inserida a pergunta, iniciava-se uma discussão entre os membros do grupo com a finalidade de sanar todas as dúvidas relacionadas à pergunta em questão. A professora também incentivava as discussões, ora propondo questões relativas ao tema, ora pedindo que outros alunos respondessem às questões dos demais. Antes de encerrarem o fórum de discussão. No final da atividade, a professora lançava a seguinte pergunta a cada um dos grupos: “O que vocês acharam da atividade com o fórum? Trouxe alguma contribuição? Ou não?”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise do material publicado no fórum de discussão pelos alunos, podemos afirmar que a atividade realizada teve uma boa aceitação, uma vez que a maioria deles (mais de 70%) considerou-a interessante, prática e inovadora. Essa satisfação pode ser percebida através de alguns relatos feitos pelos alunos, como nos trechos apresentados a seguir:

“... é uma maneira rápida de tirar as dúvidas e obter as respostas.”

“... discutir nossas dúvidas trouxe um aprendizado e fez com que novas questões surgissem no decorrer do fórum.”

Em contrapartida, um número pequeno de estudantes expressou descontentamento com relação às atividades. Os argumentos por eles apresentados para justificar tais impressões baseiam-se nos seguintes aspectos: dificuldades de acesso a internet, caráter da atividade (cansativa), tempo excessivo para a execução da atividade, dificuldades na utilização do CoL. Alguns exemplos de relatos desta natureza são apresentados a seguir:

“... o fórum é muito cansativo e não tem a mesma interatividade que um diálogo ou uma aula. Não tenho opiniões muito favoráveis com relação aos fóruns.”

“... esta maneira de realizar as atividades é prática para quem sempre tem acesso a internet. É uma maneira rápida de tirar as dúvidas e obter rapidamente as respostas...”


CONCLUSÕES: As boas impressões dos estudantes sobre a realização da tarefa no AVA com a utilização da ferramenta Fórum de discussão, demonstraram a possibilidade da utilização da ferramenta na mediação destas atividades. Assim, podemos argumentar em favor da sua viabilidade como forma de auxiliar na promoção de melhorias em atividades realizadas no ensino superior de Química.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CoL – Cursos on-Line. Disponível em: <http://col.usp.br>. Acesso em: 20 mar. 2008.

GRAHAM, M.; SCARBOROUGH, H. Computer mediated communication and collaborative learning in an undergraduate distance education. Australian Journal of Educational Technology, 15(1), 20-46, 1999.

RIBEIRO, A.C.C.; NASCIMENTO, F.B.N.; QUEIROZ, S.L. Elaboração e análise do uso de um website de apoio à disciplina de laboratório de química analítica quantitativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, Bauru. Atas... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. CD-ROM.