TÍTULO: ABORDAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: DIAS, J. (UEPB) ; LOPES, W.S. (UEPB) ; BENTO, E. R. (UEPB) ; CAMPOS, D. C. (UEPB) ; OLIVEIRA, M. J.D. (UEPB) ; QUEIROZ, M.B. (UEPB)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo principal verificar a abordagem do conteúdo Cinética Química em alguns livros didáticos de Química. Estes livros foram analisados segundo a presença de conceitos, exemplos, exercícios e contextualização. Foi verificado que a maioria dos livros analisados cumpriram os quesitos básicos para serem adotados em sala de aula para o estudo de Cinética Química.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, cinética química, livro didático.

INTRODUÇÃO: Segundo BernardellI (2004), quanto mais integrada for a teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química e ela cumpre sua verdadeira função dentro do ensino, contribuindo para a construção do conhecimento químico, não de forma linear, mas transversal, ou seja, não apenas trabalha a Química no cumprimento da sua seqüência de conteúdo, mas interage o conteúdo com o mundo vivencial dos alunos de forma diversificada, associada à experimental do dia-dia aproveitando suas argumentações e indagações. Sendo assim, o livro didático entre outros fatores importantes, tem que ter essa integração entre a teoria e a prática, diminuindo assim, a distância entre os conteúdos de Química ensinados pelos professores e a vida cotidiana do aluno. O livro didático é um material de forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento (PCN’S). O objetivo deste trabalho foi avaliar os livros didáticos de Química do Ensino Médio, quanto à correta abordagem da cinética Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa consistiu em uma análise comparativa do tema abordado em cinco livros de Físico-Química do ensino médio. Seguindo como critério à presença de conceitos, exemplos, coerência assim como contextualização.
O tema, Cinética Química, foi analisado em alguns livros que são adotados no ensino médio. Os respectivos autores destes livros são: Lembo, Covre, Sardella, Santos e Souza Mol e Feltre.
A tabela I apresenta os livros analisados de Físico-Química do Ensino Médio, com os seus respectivos autores.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados da análise sistemática dos livros estão apresentados na tabela II. Pode-se observar que todos conceituaram cinética Química e fornecem exemplos. O livro 5 tem uma excelente contextualização mas, no aspecto conceito foi observado uma falta de síntese ao ser exposto o conceito de Cinética Química. Já no livro 2 há uma carência de contextualização, praticamente o texto não faz nenhuma referência do tema em questão com a vida prática do aluno. Todos os livros, com exceção do 5, trazem exemplos suficientes para que os alunos compreenderem o tema. Já no quesito exercícios, propostas de atividade, todos os livros trazem variedade de exercícios, distribuição ao longo do texto, clareza nos seus enunciados, adequação ao nível dos alunos e uma quantidade suficiente para o estudo independente do aluno e para sua compreensão acerca do assunto. Em todos os livros foi encontrada uma linguagem adequada a sério do aluno a que se destina e demonstraram clareza na explicação do conteúdo.





CONCLUSÕES: Analisando os dados deste trabalho, foi possível concluir que, a maioria dos livros analisados teve uma correta abordagem de cinética Química e cumpriram os quesitos básicos que são: conceitos, exemplos, coerência assim como contextualização, para serem adotados em sala de aula para o estudo de Cinética Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, M.S. Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino de Química. CONVENSÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 1.,4.,9., Foz do Iguaçu. Anais. Centro Reichiano, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental - Introdução dos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.