TÍTULO: CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE OSMOSE:RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE UM CURRICULO INTEGRADO. PARTE II

AUTORES: VERÍSSIMO, V. B. (EASD/UFRPE) ; VIANA, E. F. (EASD/UFPE)

RESUMO: O conceito de osmose foi escolhido por professores das disciplinas de física, química, biologia e geografia para uma abordagem interdisciplinar privilegiado dentro do grande tema água, por está relacionado com questões sócio-ambientais. O Trabalho foi desenvolvido com estudantes da 3ª série do ensino médio e profissionalizante de uma escola da rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Considerando que a compreensão do fenômeno osmótico é pré-requisito para diversos assuntos da grade curricular do ensino médio e profissionalizante, o objetivo do trabalho foi verificar como um currículo integrado pode proporcionar ao estudante uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e reflexiva uma vez que possibilita a associação entre o conhecimento científico e avanço tecnológico.

PALAVRAS CHAVES: água, osmose, interdisciplinar

INTRODUÇÃO: Por está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas permitindo uma ampla abordagem. O conceito de osmose foi escolhido por professores das disciplinas de física, química, biologia e geografia para uma abordagem interdisciplinar privilegiado dentro do grande tema água. Sobre a água os dados que seguem ilustram a preocupação crescente dos organismos internacionais com o meio ambiente e com sua reciclagem. Onde 97% da água disponível no planeta é salgada, 2% está nas calotas polares e geleiras (inacessíveis) e a maior parte do percentual (1%) restante está no subsolo (SOUZA, 2006). Ou seja, os estoques de água doce no planeta estão cada vez menores.
A habilidade de tratar a água salgada, de forma a torná-la apta para o consumo, tem sido procurada pela humanidade por longo tempo. Uma aplicação tecnológica importante é a utilização da osmose reversa na purificação da água do mar. No Brasil, o emprego da dessalinização de água ainda é pouco divulgado, embora no Nordeste seja aplicado o processo de osmose reversa para dessalinização de águas salobras oriundas de poços para o abastecimento de pequenas comunidades (SOUZA, 2006).
Compreender o fenômeno osmótico é pré-requisito para diversos assuntos da grade curricular do ensino médio e profissionalizante. Nesse contexto o objetivo do trabalho foi verificar como um currículo integrado (médio e profissional) pode proporcionar ao estudante uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e reflexiva uma vez que possibilita a associação entre o conhecimento cientifico e avanço tecnológico à realidade e necessidades socioeconômicas e ambientais diárias de um povo, de uma região e também do planeta.


MATERIAL E MÉTODOS: O Trabalho foi desenvolvido com estudantes da 3ª série do ensino médio e profissionalizante do Curso Técnico em Enfermagem de uma escola pertencente à rede Estadual de Pernambuco e está dividido entre visitas externas (três) e encontros realizados em sala de aula ou no laboratório da escola. A primeira visita foi a Estação de Tratamento de Água da Compesa (Companhia Pernambucana de Abastecimento de água do Estado de Pernambuco), a segunda foi ao Projeto Capibar e a terceira ao Espaço Ciência onde tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento de um dessalinizador desenvolvido pelo IPA. Foram realizados 4 (quatro) encontros de duração média de 1h e 40minutos cada. O primeiro encontro foi à apresentação do trabalho ao grande grupo: professores e estudantes, para investigar as concepções prévias dos estudantes e as relações que faziam sobre o conceito de osmose associados com o seu dia-a-dia. Foi montado um questionário, que constou das seguintes perguntas: O que é osmose? A salga da carne serve para conservá-la, desidratar o alimento. Como explicar esse processo?Explique por que uma pessoa poderá morrer de desidratação celular se beber continuamente a água do mar? Qual a função das membranas nas espécies animais e vegetais? Qual a importância na obtenção da água potável a partir da água do mar nos países do Oriente médio e a tecnologia aplicada para esse processo? Que são soluções isotônicas, hipotônicas e hipertônicas? Que são membranas permeáveis, impermeáveis e semipermeáveis? O que é pressão osmótica? Qual a causa da escassez de água em nosso planeta? É possível desenvolvimento tecnológico sem conhecimento cientifico? Os resultados foram analisados e agrupados em categorias, criadas com base na similaridade das respostas dos estudantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O foco principal da avaliação não foi o de aprovar ou reprovar os alunos, mas que, a partir dela, consigam perceber o quanto e em que condições dominam, conseguem relacionar e aplicar os conteúdos e conhecimentos inerentes às temáticas diversas que compõem os currículos que estão cumprindo. Na atividade experimental, os estudantes se mostram um pouco confusos e angustiados, por não ter explicações para os fenômenos e ao mesmo tempo motivadas para encontrar respostas para a desidratação dos vegetais como as ameixas e passas túrgidas, a batata que ainda desidratava, acumulando líquido no furo. Principalmente para o ovo que estava apenas envolvido por uma fina membrana e com o seu volume aumentado. Nos seus relatórios eles deram ênfase a reação da casca do ovo e a solução de ácido acético (vinagre). Em busca das explicações os estudantes fizeram interessantes comentários associando as questões prévias não respondidas anteriormente, como por exemplo: O que é osmose? Que são soluções isotônicas, hipotônicas e hipertônicas? Comentaram com interesse o conceito pesquisado, no entanto, faltavam mais questionamentos para a construção do conhecimento. Nas atividades experimentais foram levantadas várias hipóteses pelos estudantes e as intervenções realizadas pelos representantes das equipes e professores, bem como, as interações estudantes x estudantes, professores x professores e professores x estudantes auxiliaram em busca das suas respostas.

CONCLUSÕES: A construção do conceito de osmose de forma interdisciplinar proporcionou uma visão mais abrangente e integrada do grande tema água, com relevância para a motivação dos alunos provocando reflexão com relação às questões ambientais que envolvem a preservação da água. Os alunos conseguiram estabelecer conexões entre o fenômeno de osmose e a importância do domínio do conceito para uma prática profissionalizante adequada na enfermagem. Construíram propostas para mudanças de hábitos e costumes como a conscientização da população e intensificação de forma contextualizada de atividades de Educação Ambiental nas escolas A aprendizagem foi conquistada pela ação simultânea de ensino e de avaliação

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOTH, I. J. Ensinar e avaliar são de domínio público: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.18, p. 54 - 64, jun. 2005.
CARVALHO, R. Dessalinização da água/Ciência Hoje. Disponível em: www.unversidadedagaua1.htm. Acesso em 15/01/2008
VIDAL NETO, A. D.; FEREIRA, E. V.
A poluição do Rio Capibaribe por esgotos sanitários com ênfase a abordagem CTS. In: V Congresso Internacional da Tecnologia da Educação. Senac/Fercomercio, Recife, Out. 2007.
SANTOS, M. E. V. M. dos. Educação pela ciência e educação sobre ciências nos manuais escolares. Encontro Ibero-americano sobre investigação básica em Educação em Ciências, II. Espanha: 2004.
SILVA, R. T. Batatas chororanas. Disponível em: www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Experiencias.html, Acesso em: 15/01/2008.
SOUZA, L. F. Dessalinização como fonte alternativa de água potável. Norte Científico, v.1, n.1, dezembro de 2006.
TUNDISI, J. G. Água no século XXI – Enfrentando a escassez. São Carlos: RiMa, 2005.
Osmose:Fonte:http://www.consulteme.com.br/1/biologia/osmoseo.htm
TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. A água. São Paulo: Publi. folha, 2005.
WATANABE, G., KAWAMURA, M.R. Em busca de espaços curriculares para a questão da água. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, V. Bauru, 2005.
SANTOS, W. L. P.; SOUZA, G. Planeta terra ou planeta água. In: Química e Sociedade. Vol. único, ensino médio, Nova Geração, São Paulo, p.168, 2005.