TÍTULO: O PROBLEMA DA POLUIÇÃO DO RIO CAPIBARIBE COM ÊNFASE À ABORDAGEM CTS

AUTORES: VIANA, E. F. (EASD/UFPE) ; VIDAL NETO, A. D. (EASD) ; VERÍSSIMO, V. B. (EASD/UFRPE)

RESUMO: O Capibaribe, no Recife, recebe carga de resíduos de uma população estimada em 430 mil habitantes em seu entorno. O crescimento urbano desordenado foi responsável pela deterioração dos recursos ambientais que circundavam o rio, comprometendo a qualidade de vida das populações ribeirinhas (Freyre,1942; Chacon,1959; Figueiredo et al., 2002). As águas que sugeriram o título Veneza Brasileira ao Recife, hoje, assemelham-se a qualquer canal de esgoto existente no País. Visando uma abordagem interdisciplinar, o tema foi explorado em sala de aula e em visitas externas (Catamarã e o Projeto Recapibaribe) principais locais de descarga de esgoto no Recife. A abordagem Metodológica voltada para o conceito da Ciência, Tecnologia e Sociedade imprimiu uma nova dinâmica no aprendizado dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: capibaribe, poluição, cts

INTRODUÇÃO: Dentre os diversos efeitos da urbanização pelo menos um pode ser destacado, o aumento da produção de resíduos sólidos. Este por sua vez pode provocar danos no meio ambiente urbano se não gerenciado de maneira adequada. Segundo Pompeo (2000), o planejamento de atividades urbanas relacionadas a água devem estar integrados ao proprio planejamento urbano, integrando a gestão de recursos hidricos e o saneamento ambiental. O rio Capibaribe no Recife, recebe carga de resíduos de uma população estimada de 430 mil habitantes em seu entorno (Figueiredo et al., 2002). O estuário do Rio Capibaribe está situado em plena zona urbana da cidade do Recife, sendo considerado um ambiente bastante dinâmico do ponto de vista hidrográfico, principalmente em decorrência da ação das marés e dos constantes lançamentos de efluentes industriais e domésticos na região (Travassos et al., 1991).
Apesar da sua grande contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Pernambuco e do Nordeste, hoje o Capibaribe encontra-se poluído por dejetos orgânicos, coberto de lama e assoreado. Neste contexto o objetivo do trabalho foi explorar em uma dimensão contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar, a questão da poluição do Rio Capibaribe, desenvolvendo no aluno a alfabetização científica e tecnológica com relação à preservação, direcionando-o para mudança de hábitos e de costumes tão necessários à preservação do rio, encorajando o surgimento de um novo modelo de sociedade, onde a preservação dos recursos naturais seja compatível com o bem-estar sócio–econômico da população.


MATERIAL E MÉTODOS: O projeto envolveu estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Almirante Soares Dutra que pertence à rede púbica do Estado de Pernambuco e fica localizada na Praça General Abreu e Lima, s/n, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife.
A pesquisa envolveu 25 alunos e foi realizada em três etapas: a primeira etapa consistiu na apresentação da proposta aos alunos e da realização de um pré-teste, com dez questões subjetivas sobre poluição de um modo geral e mais especificamente sobre a situação em que se encontra o Rio Capibaribe; a segunda etapa consistiu em dois passeios educativos que tinham como objetivos mostrar aos alunos a realidade das margens do Rio Capibaribe com visitas ao Catamarã , a ao Capibar, e identificação e mapeamento dos locais de derramamento dos esgotos sanitários no bairro da Boa Vista. ; a terceira etapa consistiu na aplicação de intervenções didáticas nas disciplinas de Geografia, Química e Física. O texto “25 toneladas de lixo - do nascimento à morte, essa é a quantidade de detritos que cada brasileiro vai produzir”, foi sugerido aos os professores para que explorassem o tema dentro de suas respectivas disciplinas. Após a abordagem interdisciplinar onde foram revistos os aspectos tecnológicos e sociais da problemática que envolve a poluição no Rio Capibaribe. Os alunos foram levados a discutir em grupos e de forma critica os motivos que leva a comunidade a jogar indiscriminadamente materiais de todos os tipos como garrafas peti, prancha de surf, orelhão, restos de moveis e outros objetos nas margens do rio. No final de todo o processo de explanação e discussão o questionário foi novamente aplicado à turma.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas visitas, primeiro no Catamarã onde os alunos contornaram toda a margem do rio e descobriram a importância histórica daquele rio e de suas pontes para Pernambuco. No Capibar, os alunos puderam ter uma visão clara da dimensão dos objetos que são jogados em suas margens. Do ponto de vista dos professores apesar das questões relativas ao meio ambiente ter espaço garantido na mídia, sendo constantemente veiculadas nos documentários e reportagens de televisão, o assunto, entretanto, não consegue chamar a atenção do grande público jovem. Neste contexto, a escola, tem um papel importante, por ser responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que trabalha a informação dentro da realidade do aluno, e através dele toda comunidade. Por outro lado é também consenso entre os educadores que o ensino convencional das disciplinas científicas não vem atraindo os jovens a compreenderem os diversos problemas ambientais, como, por exemplo, os efeitos prejudiciais que o descarte das pilhas e baterias pode causar ao meio ambiente (Valeria e Viana, 2007) uma vez que resíduos sólidos e tóxicos como as pilhas e baterias são objetos também bastante encontrados no rio.
Um ponto relevante do trabalho foi às discussões estabelecidas sobre o processo de abandono que se encontra o rio e quais seriam os motivos que leva a comunidade a jogar indiscriminadamente materiais de todos os tipos e tamanhos em suas margens. A perspectiva de ensino CTS proporcionou mais de reflexão dentro da escola, articulando Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta metodologia despertou nos alunos pesquisados atitude criticas uma vez que puderam estabelecer conexões com o conhecimento científico, a produção tecnológica e os consumidores finais que é a sociedade em geral.



CONCLUSÕES: Com as visitas ao Catamarã, ao Capibar e em locais de derramamento dos esgotos sanitários os alunos conseguirem ter a dimensão do processo de degradação no qual se encontra o rio. As intervenções didáticas nas diversas disciplinas com ênfase a abordagem CTS mostraram-se relevantes para a motivação dos alunos provocando reflexão com relação às questões ambientais que envolvem a preservação daquele ecossistema. Os alunos construíram propostas para preservação do local considerando a mudança de hábito e costume, a conscientização da população.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIGUEIREDO, E. C.; COSTA, J. V. V.; LUCENA, F. R.; PEDROSA, E. C.; LUCENA, J. A.; NASCIMENTO, K. C.; OLIVEIRA, H. S. e LIMA, A. O. Limpeza do Rio Capibaribe no Município do Recife. VI Seminário Nacional de Resíduos: R.S.U. especiais. Gramado: ABES. 2002.
FREYRE, G. Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife. 1942.
GONÇALVES, F. A. O Capibaribe e as pontes: dos ontens bravios aos futuros já chegados. Recife: Comunigraf, 1997.
HOFSTEIN, A., AIKENHEAD, G., RIQUARTS, K. (1988). Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357-366.
TRAVASSOS, PAULO EURICO P.; MACÊDO; SILVIO JOSÉ DE; KOENING; MARIA LUISE. Aspectos Hidrológicos do estuário do Rio Capibaribe (Recife – Pernambuco). Trabalhos Oceanográficos da Universidade Federal de Pernambuco. Recife: EDUFPE. v. 22 p. 9-28, 1991/93.
VIANA, E. F.; VERÍSSIMO, V. B. A Questão do descarte de pilhas e baterias no lixo doméstico “as reações continuam...” Anais do XLVII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. – SBQ- 17 a 20 de Setembro de 2007, Natal-RN.