TÍTULO: AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA:AOS ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

AUTORES: SOUZA,L.C. (UFRN) ; SANTIAGO,L.D. (UFRN) ; SILVA,P.S. (UFRN) ; MEDEIROS,R.S. (UFRN) ; DANTAS, M.C (UFRN) ; AMARAL, K.C.O.G (UFRN)

RESUMO: A carência de aulas experimentais no ensino fornece motivos para a falta de interesse dos alunos nas disciplinas de ciências. Especificamente na disciplina de química onde o distanciamento entre os conteúdos teóricos e o cotidiano não contribuem para a melhora na qualidade de ensino. Este trabalho propõe por em pratica algumas das novas propostas curriculares para o Ensino Médio, estimulando os professores a realizar aulas experimentais de fácil execução de acordo com seu planejamento. As praticas foram executadas por alunos de Licenciatura em Química da UFRN durante o estagio na Escola E.Prof(a) Maria Queiroz, situada no Bairro de Felipe Camarão, Natal-RN. No final do bimestre constatou um aumento no interesse e na interatividade dos alunos durante as aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: ensino, aulas praticas, quimica

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos,o ensino de química tem se reduzido a transmissão de informações,definições de leis isoladas,sem qualquer relação com a vida do aluno,exigindo deste,quase sempre,a pura memorização,restrita a baixos níveis cognitivos,geralmente consolidados por exames de vestibulares e em livros textos amoldados com esta situação.Enfatizam-se muitos tipos de classificações,como tipos de reações,ácidos,soluções e outros temas,que não representam aprendizagem significativas.Acredita-se que o ensino de Química deva contribuir para uma visão mais ampla do conhecimento,colocando em pauta,na sala de aula,conhecimentos socialmente relevantes,que façam sentido e possam integrar a vida do aluno.Assim,a Química é uma ciência caracterizada por um modo de pensar e um modo de fazer.As aulas praticas tem grande importância para uma melhor compreensão dos fenômenos químicos e físicos vivenciados pelos alunos.Contribuir na melhora da percepção dos fenômenos físicos e químicos e sua relação com fatos do cotidiano,desenvolvendo experimentos com o uso de materiais alternativos e de baixo custo; motivando os alunos e os professores de Química,para a produção de novos materiais que privilegiem atividades que propiciem a construção do conhecimento e relacionem o conteúdo desenvolvido experimentalmente com as demais áreas.Alguns alunos quando entram para o ensino médio,tem grandes expectativas com relação ao seu futuro;perceptíveis ainda mais no período que antecede as provas de vestibular.Essas expectativas são visualizadas quando alguns professores mesclam aulas teóricas com aulas experimentais,obtendo um resultado surpreendente na assimilação e construção do conhecimento científico.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizado um levantamento prévio da realidade sócio cultural da escola e dos professores que ministram as disciplinas. A partir desses dados foram desenvolvidos roteiros de aulas experimentais de fácil execução utilizando reagentes e os materiais disponíveis na escola. Esses roteiros foram planejados de acordo com conteúdos abordados na disciplina de química; como misturas, processo de separação de misturas e termoquímica. O objetivo de cada experimento foi relacionar o conteúdo teórico ao cotidiano de cada aluno. A elaboração dos roteiros priorizou experimentos simples pesquisados em livros de segundo grau utilizados no ensino médio. Dentre os materiais utilizados estão: frasco de vidro usado para acondicionar medicamentos, talco, pedaço de isopor, sal, água, açúcar refinado, enxofre (encontrado em farmácias de manipulação), sulfato de cobre (encontrado em casa especializada em limpeza de piscina),solvente para remover esmalte ,tampa de caneta BIC, copo de plástico ,papel filtro retangular ,béqueres , colher, funil e papel filtro, imã, tubos de ensaio, conjunto de mangueira e rolha, suporte para o tubo de ensaio, recipiente, lamparina , velas , fósforo , tubos de ensaio, sal grosso, gelo dentre outros. Junto com cada experimento foi elaborado um roteiro destinado aos alunos acompanharem e registrarem suas observações durante as aulas práticas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cada experimento relacionou o conteúdo teórico ao cotidiano de cada aluno.As aulas práticas foram executadas após a exposição da aula teórica. Cada grupo de alunos recebia um roteiro de cada experimento com intuito de anotar e descrever suas observações. O experimento relativo à mistura e separação de misturas, embora bastante simples mostrou ao aluno como alguns materiais se comportam quando colocados em água ou em outros líquidos além das técnicas de separação. Estes experimentos permitiram a abordagem de temas como densidade substância simples e composta e temas interdisciplinares como poluição dos rios e mares. No experimento relativo às propriedades coligativas teve como objetivo de verificar o ponto de abaixamento do ponto de solidificação da água pura e quando em solução salina. Neste experimento foram abordados além dos temas básicos como ponto de fusão, ebulição e crioscopia, temas atuais como o efeito estufa e o descongelamento das calotas polares. Todas as abordagens relativas a atualidades e conhecimento do cotidiano foram feitas de maneira informal permitindo ao aluno uma maior interação entre professor e a disciplina. Os experimentos foram destinados a turmas do segundo ano no ensino médio. Todas as abordagens relativas a atualidades e conhecimento do cotidiano foram feitas de maneira informal permitindo ao aluno uma maior interação entre professor e a disciplina. A posterior analise dos roteiros permitiram visualizar algumas dificuldades no ensino aprendizagem, dentre elas a mais significativa foram referentes as propriedades coligativas quando questionados sobre a função do sal sobre o ponto de congelamento.

CONCLUSÕES: Aulas práticas permitem ilustrar e ampliar os conteúdos das aulas teóricas desenvolvendo capacidades de manipulação observação e interpretação de dados, Estimulam o pensamento através da interpretação experimental. Embora os experimentos realizados não requeressem grandes aparatos tecnológicos a inserção de temas atuais durante as aulas permitiram ao aluno uma maior interatividade nas aulas teóricas subseqüentes


AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiro a Deus,a nossa orientadora a Prof.(a)Katharina Carla Oliveira Gurgel do Amaral e o nosso Prof.co-orientador Márcio Rogério Dantas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BELTRAN, Isauro. NELSON&CISCATO, Carlos. Química. Ed.Cortez. São Paulo, 1991.
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Coleção Nova Geração – Química e Sociedade – A Ciência , os Materiais e o lixo:modulo 1 Ensino médio/Coordenadores Gerson de Souza Mól , Wildson Pereira dos Santos .São Paulo :Nova Geração ,2003.
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