TÍTULO: PROTETORES SOLARES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SANTOS, H.S. (UVA) ; SOARES, S.S. (UVA) ; RIBEIRO, W.H.F. (UVA) ; RODRIGUES, F.H.A. (UVA) ; JULIAO, M.S.S. (UVA) ; MENEZES, J.E.S.A (UECE) ; SOUSA, C.R (UECE) ; LEMOS, T.L.G (UFC)

RESUMO: A fim de experimentar uma abordagem didática que possa contribuir para resolver o problema do desinteresse dos alunos em aprender química e tendo em vista que a contextualização é um caminho propício para esse fim, foi ministrada uma aula expositiva voltada para o cotidiano dos educandos. O tema da aula foi: "protetores solares". Na aula, partiu-se do conhecimento prévio dos alunos sobre radiação solar e os problemas de saúde que podem ser causados pela exposição excessiva ao sol, como câncer de pele que, atualmente, é a forma mais comum e prevenível de câncer. O assunto abordado na sala de aula despertou a curiosidade dos alunos, o que foi verificado pela participação dos mesmos durante a aula e o entendimento dos alunos sobre a importância da química na formulação de protetores solares.

PALAVRAS CHAVES: química; protetor solar; câncer

INTRODUÇÃO: O câncer de pele é a forma mais comum e prevenível de câncer atualmente. Sua incidência tem aumentado nas últimas três décadas, alcançando proporção epidêmica (YUSUF et al., 2007). É sabido que o principal agente causador desse tipo de câncer é a irradiação solar, especificamente a Ultravioleta. Na busca de minimizar os efeitos nocivos da luz ultravioleta, têm sido formulados diferentes protetores solares, graças ao crescente conhecimento da relação entre as substâncias químicas e a luz. E, claro, a química tem um papel fundamental na formulação desses protetores (FLOR et al., 2007). A natureza dessa irradiação, os seus reais efeitos sobre a pele e os meios de prevenir-se dos seus malefícios são assuntos que podem ser tratados em aulas de química. Nesse sentido e tendo em vista o que recomendam os PCNs para o Ensino Médio (PCNEM, 2002, p.78), torna-se interessante trabalhar conteúdos de química em sala de aula partindo-se de temas do cotidiano do aluno, dentre os quais é sugerido o tema protetores solares neste trabalho. Foi ministrada uma aula expositiva onde se buscou aplicar algumas teorias e conceitos químicos, para levar os alunos a entenderem os fenômenos físicos e químicos da irradiação solar sobre a matéria e a ação dos protetores solares. Desta maneira, esperou-se promover um melhor envolvimento do aluno na aula através do trabalho de um tema do cotidiano deles, despertando-lhe maior interesse pelo estudo de química.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido com 28 alunos do 1º ano turno da manhã do ensino médio de uma escola publica, situada no município de Sobral-CE. O tema protetores solares: uma abordagem no ensino médio foi escolhido por se tratar de um tema presente na vida dos educandos. A pesquisa inicialmente foi realizada por meio de um questionário contendo perguntas a respeito do tema protetores solares, sendo sua análise baseada no grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e se os mesmos conseguiam verificar a relação entre o conteúdo químico ministrado diariamente na sala de aula com o tema proposto. Em um segundo momento, foi ministrada uma aula abordando principalmente a relação entre os conteúdos químicos e a sua importância no desenvolvimento dos protetores solares. Num terceiro momento, foi solicitada a opinião dos alunos sobre a aula ministrada através de um novo questionário, com o objetivo de verificar se aula de química, com abordagem contextualizada, fora capaz de desenvolver um pensamento crítico diante do tema.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para relacionar a química com o cotidiano dos alunos, foi ministrada uma aula utilizando a química dos protetores solares como fator motivador. Todavia, antes disso foi perguntada aos alunos qual a importância dos protetores solares. 21,43% não souberam responder, 78,57% deram alguma resposta que pôde ser considerada satisfatória. As respostas indicam que a maioria dos alunos compreende que é necessário proteger a pele contra os raios solares. Para saber se os alunos entendem a relação entre a prevenção dos malefícios da irradiação solar e a ação dos protetores solares como agentes capazes de absorver essa irradiação, foi perguntado a eles se fazem uso de protetores solares e por quê. Somente 15% disseram usar o protetor solar sempre que se expõe ao sol e, no geral, justificaram essa prática como sendo importante porque os protetores evitam o câncer. Desta forma, podemos concluir que o conhecimento dos alunos sobre os efeitos da radiação solar e a importância dos protetores solares é muito superficial. Um dos motivos para isso pode ser atribuído à ausência da relação conteúdo químico-cotidiano. Para confirmar esta hipótese, perguntamos aos alunos qual a relação entre a química e os protetores solares, como esperado 82,2% não sabiam responder. Finalizando o processo investigativo foi ministrada aos alunos a aula onde os conhecimentos químicos foram relacionados diretamente com o tema protetores solares. De acordo com as opiniões, verificadas informalmente e através de um segundo questionário aplicado depois da aula, foi possível verificar que aulas onde os conteúdos de química são relacionados com fenômenos presentes no dia-a-dia dos alunos despertam maior interesse deles, contribuindo para uma melhor aprendizagem.

CONCLUSÕES: Os alunos manifestaram interesse na aula de química ministrada a partir do tema protetores solares. O primeiro questionário mostrou uma fragilidade do conhecimento deles frente ao tema proposto, logo superado através da aula ministrada. Isso se atribuiu tanto à conexão entre um tema do cotidiano e os conteúdos da química abordados - que já os torna mais claros e significativos - como também ao interesse despertado nos alunos por um tema do cotidiano. O aprendizado de uma disciplina depende do interesse que esta é capaz de despertar no aluno, o que pode ser promovido com contextualização.

AGRADECIMENTOS: Ao Liceu Dom Valfrido de Sobral-CE, ao professor de Química, à direção e aos alunos que colaboraram com a realização desse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FLOR, J.; DAVOLOS, R.; CORREA M. A.; Protetores solares. Quím. Nova, v. 30, 153-158, 2007.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 2002.
YUSUF, N.; IRBY, C.; KATIYAR, S. K.; ELMETS, C. A.; Photoprotective effects of green tea polyphenols. Photodermatol Photoimmunol Photomed, v. 23, 48-56, 2007.