TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONSCIENTE

AUTORES: SANTOS, H. S. (UVA) ; SILVA, S. S. (UVA) ; RIBEIRO, W. H. F. (UVA) ; JULIÃO, M. S. S. (UVA) ; MENEZES, J. E. S. A. (FACEDI/UECE) ; SOUSA, C. R. (FAEC/UECE) ; LEMOS, T. L. G. (UFC)

RESUMO: A função do ensino de química é formar cidadãos capazes de participar ativamente de uma sociedade em constante evolução científica. Atualmente o mesmo tem se caracterizado pela transmissão exaustiva de conhecimentos sem contextualização dos conteúdos. O uso de temas sociais propicia a contextualização dos conteúdos químicos no cotidiano dos educandos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é promover a integração entre os conteúdos de química com o dia-a-dia dos alunos através de aulas contextualizadas. O tema abordado, aditivos alimentares com ênfase nos edulcorantes, mostrou uma intensa participação dos alunos, os quais após o processo de intervenção didática classificaram a química como uma ciência empolgante e esclarecedora.

PALAVRAS CHAVES: contextualização, edulcorante, ensino de química

INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que influência diretamente a qualidade de vida das pessoas, contudo, em nossas escolas tem se tornando uma disciplina de difícil aprendizagem, pois está sendo ensinada através de métodos que privilegiam a memorização de fórmulas, equações e a repetição incessante dos conteúdos sem qualquer relação com o cotidiano dos educandos (SCHNETZLER; ARAGÃO, 1995). O ensino de química deve desenvolver nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos químicos presentes em seu dia-a-dia, o que implica na vinculação dos conteúdos de química com o contexto sócio-cultural em que o aluno esta inserido. O uso de temas químicos sociais permite ao educador a contextualização dos conteúdos de química com o cotidiano dos educandos, desenvolvendo habilidades básicas relativas à cidadania, como o posicionamento crítico e a capacidade de leitura dos fenômenos químicos envolvidos diretamente no processo de desenvolvimento científico/tecnológico da sociedade (SANTOS; SCHNETZLER, 2003). Desta forma, foi realizada uma aula expositiva abordando o conceito, a classificação, as fórmulas estruturais, as vantagens e desvantagens dos principais adoçantes artificiais encontrados no mercado. Trazendo para a sala de aula discussões sobre os aspectos mais relevantes da importância da química no cotidiano dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com 123 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. Inicialmente foi aplicado um questionário com perguntas acerca da importância da química na vida dos alunos, a importância da contextualização dos conteúdos de química, uso de recursos didáticos alternativos nas aulas teóricas e práticas desta disciplina e sobre a química presente nos edulcorantes comercializados em lojas especializadas e supermercados. Em seguida foi ministrada uma aula contextualizada, onde foi ressaltada a importância dos edulcorantes no cotidiano dos alunos. Na referida aula foram utilizados recursos didáticos como retro-projetor, quadro e pincel, bem como produtos industrializados contendo edulcorantes. Após esta aula foi aplicado um segundo questionário com o objetivo de medir o impacto de uma aula contextualizada na vida dos educandos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As informações obtidas apartir do questionário, evidenciaram que 59% dos educandos não conseguem encontrar lógica em um ensino de química onde o principal método de abordagem está centrado na memorização de fórmulas e equações químicas sem nenhuma relação com o seu cotidiano. Desta forma, à medida que poderia ser adotada pelos educadores para tentar reverter esta situação, segundo 89% dos alunos, na tentativa de minimizar a falta de interesse pela disciplina de química seria a utilização de aulas experimentais (36%), recursos audiovisuais (27%) e aulas utilizando temas importantes relacionados ao seu dia-a-dia (26%). Os próprios educandos percebem que a contextualização dos conteúdos de química pode ser uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A contextualização dos conteúdos é tão importante que 100% dos alunos afirmaram não saber o que são os edulcorantes, apesar de usarem cotidianamente adoçantes artificiais. Essa falta de relação entre química/cotidiano justifica a falta de motivação dos alunos para assistir aulas e estudar os conteúdos químicos. Após exposição da aula contextualizada, onde foi explicado o conceito de edulcorantes, mostrando suas vantagens e desvantagens e a visualização das estruturas químicas dos principais adoçantes artificiais, pode-se constatar uma grande mudança no pensamento dos alunos a respeito da ciência química, que foi classificada não mais como “chata” ou “monótona” e sim como esclarecedora e empolgante.

CONCLUSÕES: A importância da contextualização torna-se evidente quando se analisa o desempenho e o estímulo dos alunos antes e depois de aulas contextualizadas. Este método visa não somente o aumento de interesse do educando pela disciplina, mas a formação de um cidadão capaz de interagir com o mundo. Assim, a prática pedagógica deve estar envolvida diretamente com temas sociais e atuais. Neste sentido é preciso uma transformação no método de ensino, visando à melhoria da qualidade na educação, sendo imprescindível a freqüente capacitação dos professores e melhores condições de ensino nas escolas.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a escola onde foi realizada a pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola, nº 1, 27-31, 1995.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – compromisso com a cidadania. 3. Ed. Rio Grande do Sul: Unijui, 2003.