TÍTULO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA “LIVRO DIDÁTICO” NA ÁREA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM QUÍMICA NO BRASIL

AUTORES: FRANCISCO, C.A. (UFSCAR) ; QUEIROZ, S.A. (IQSC -USP)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as características e tendências sobre a produção acadêmica brasileira relacionada aos livros didáticos de Química, a partir da análise dos trabalhos apresentados na seção de Ensino de Química das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, realizadas no período de 1999 a 2007. Consideramos na análise os seguintes aspectos: ano de apresentação, nível de escolaridade, região geográfica e os aspectos relacionados ao livro didático de Química que os pesquisadores mais investigaram.

PALAVRAS CHAVES: estado da arte, livro didático, química

INTRODUÇÃO: No contexto da educação brasileira, o livro didático de Química é um dos recursos didáticos mais utilizados pelos professores, sendo muitas vezes o único instrumento disponível para que o processo de ensino-aprendizagem seja realizado em aula. As relações entre livros didáticos e as produções curriculares nas escolas são temáticas constantes em diversos artigos, dissertações e livros1. Nesta perspectiva, o objetivo do presente trabalho é investigar quais aspectos relacionados aos livros didáticos de Química utilizados pelos estudantes brasileiros estão sendo estudados pelos pesquisadores da área de Educação em Química. Para tanto, tomamos como referência uma recente pesquisa2 por nós realizada, sobre o estado da arte do ensino de Química no Brasil, tendo como fonte de investigação as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQs), em particular a seção de Ensino de Química (ED), no período de 1999 a 2007.

MATERIAL E MÉTODOS: Estabelecemos uma metodologia de trabalho com base na interação entre pesquisador e objeto de pesquisa. Tendo em mãos os resumos apresentados no evento citado, a investigação ocorreu da seguinte forma: leitura e classificação de todos os trabalhos relacionados à temática livros didáticos, apresentados de 1999 a 2007, nas RASBQs, quanto à distribuição no tempo, distribuição de acordo com o nível escolar, distribuição de acordo com as regiões geográficas do Brasil e os aspectos investigados sobre o livro didático de Química. Posteriormente, analisamos os resultados obtidos das classificações e extraímos conclusões sobre as principais tendências no que diz respeito à temática em questão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificamos 44 trabalhos sobre livros didáticos, do total de 1172 apresentados no período analisado. Uma das tendências observadas relaciona-se ao nível de escolaridade que se destinam os livros. Identificamos 28 trabalhos que analisaram livros voltados ao Ensino Médio, 4 ao Ensino Superior e 4 ao Ensino Fundamental. Cabe salientar ainda que 7 trabalhos analisaram livros do Ensino Médio e Superior e 1 trabalho livros do Ensino Fundamental e Médio. Outra característica verificada, diz respeito à origem destes trabalhos. Identificamos 18 trabalhos pertencentes à região Sudeste, 14 à Nordeste, 8 à Centro-oeste, 4 à Sul e 1 da região Norte. Quanto aos aspectos investigados nos livros, verificamos que 63,64% dos trabalhos analisaram conteúdos específicos de Química. Dentre estes trabalhos, 5 investigaram conceitos relacionados a Equilíbrio Químico e outros 5 referentes à Química Orgânica. Os outros trabalhos versavam sobre temas diversos como Eletroquímica, Química Quântica etc. Verificamos a existência de 2 trabalhos que investigaram o uso do livro “Química e Sociedade”; 2 trabalhos trataram de concepções de Ciências; 3 trabalhos analisaram as relações entre o conhecimento químico e o conhecimento cotidiano. Identificamos também trabalhos que analisaram se havia ou não abordagens de tópicos sobre Química Ambiental, Nanotecnologia, História da Ciência etc. Há 4 trabalhos nos quais foram feitas análises diferenciadas das citadas anteriormente: o primeiro analisou como foi utilizado os termos ionização e dissolução nos livros do Ensino Médio e Superior; o segundo analisou como estavam organizados os gráficos nos livros do Ensino Fundamental e Médio. O terceiro realizou um estudo comparativo da aprendizagem com a introdução de um livro inovador e outro tradicional em turmas do Ensino Médio e o quarto trabalho analisou as fichas de classificação de 3 livros propostos pelo PNLEM.

CONCLUSÕES: A análise realizada permite concluir que existe uma considerável preocupação com o livro didático utilizado pelos estudantes brasileiros, podendo ser vislumbrada por meio do grande número de propostas, bastante diversificadas, que visam a realização de estudos analíticos sobre conteúdos químicos nos livros, principalmente aqueles voltados ao Ensino Médio. Também verificamos a existência de estudos destinados a analisar se há ou não a introdução de conhecimentos químicos e cotidianos nos livros e a investigar resultados provenientes da utilização de livros que trazem em seu bojo considerações sobre as propostas de inovação do ensino de Química, sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, pelo apoio financeiro

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.LORGUERCIO, R.Q.; SAMRSLA, V.E.E.; DEL PINO, J.C. A dinâmica de analisar livros didáticos com os professores de Química. Química Nova, 24(4), 557-562, 2001.
2.FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. A Produção do Conhecimento Sobre o Ensino de Química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química: Uma Revisão. Química Nova, aceito.