TÍTULO: FOTOSSÍNTESE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

AUTORES: SANTOS, H.S. (UVA) ; SILVA, S.S (UVA) ; RIBEIRO, W.H.F. (UVA) ; BANDEIRA, P.N. (UVA) ; JULIÃO, M.S.S. (UVA) ; MENEZES, J.E.S.A. (UECE) ; LEMOS, T.L.G. (UFC) ; CLÉIA, R.S. (UECE)

RESUMO: Do ponto de vista epistemológico, a interdisciplinaridade consiste em um método de ensino voltado para interação entre disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de idéias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologia, metodologia e procedimentos. Desta forma, através do diálogo que se estabelece entre disciplinas e sujeitos das ações, a interdisciplinaridade devolve a identidade às disciplinas, fortalecendo-as e evidenciando uma mudança de postura na prática pedagógica. Com o objetivo de buscar um conhecimento mais interligado, foi ministrada uma aula interdisciplinar, onde foi avaliada a importância da integração entre os conhecimentos de química, física e biologia na compreensão do fenômeno da fotossíntese.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, química, fotossíntese

INTRODUÇÃO: Uma aula interdisciplinar visa garantir a construção de um conhecimento globalizante. Para isto é necessário por parte dos educadores uma atitude de busca, envolvimento, compromisso e reciprocidade diante do conhecimento (FAZENDA, 1993). O ensino de ciências em geral, e de química em particular, necessita ser interdisciplinar uma vez que as ciências estão inter-relacionadas e se complementam. Seria interessante a realização de projetos interdisciplinares, todavia os professores têm encontrado dificuldades, uma vez que este é um tema que exige por parte da escola um projeto político – pedagógico coletivamente construído. Por outro lado, ao ministrar uma aula interdisciplinar, o professor precisará recorrer a conhecimentos classicamente considerados de outras áreas e é desejável que faça cada vez mais uso desses conhecimentos no sentido de apromirar sua prática pedagógica levando, desta maneira, os alunos a perceberem o conhecimento numa visão ampla, possibilitando a conexão entre os conhecimentos científicos e o cotidiano. Neste trabalho foi investigada a compreensão prévia dos alunos de uma turma do 1º ano de uma escola pública de ensino médio de Sobral-CE, a respeito do conceito de interdisciplinaridade e ministrada uma aula de caráter interdisciplinar, cuja meta principal foi levar o aluno a compreender o fenômeno da fotossíntese presente em seu cotidiano através da integração entre os conhecimentos de química, biologia e física.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi aplicado a 41 alunos do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública de ensino de Sobral-CE, um questionário contendo perguntas relacionadas ao tema interdisciplinaridade, com o objetivo de avaliar a compreensão dos alunos sobre o significado do termo e suas implicações na melhoria da qualidade do ensino. Em seguida, foi ministrada uma aula interdisciplinar cuja meta principal foi levar o aluno a compreender fenômenos presentes no seu cotidiano como a fotossíntese através da integração entre os conhecimentos de química, biologia e física. Finalizando o processo, foi aplicado um segundo questionário, no intuito de avaliar o impacto da aula ministrada no processo de aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com a análise dos resultados, a maioria dos alunos respondeu que interdisciplinaridade seria a “junção de disciplinas”, “todas as disciplinas ligadas umas com as outras”, com o objetivo de “melhorar a compreensão de fenômenos do seu cotidiano”. Partindo desta visão, perguntamos quais matérias que juntamente com a química poderiam agir como facilitadores da aprendizagem, foram citadas: física (24%), matemática (18%), biologia (16%), história (2%) e filosofia (2%). Desta forma, pedimos aos alunos que explicassem o fenômeno da fotossíntese, que faz parte do seu dia-a-dia, utilizando conceitos de química, física e biologia. Surpreendentemente 100% dos alunos não conseguiram explicar satisfatoriamente o referido fenômeno. Este resultado provavelmente indica a ausência de aulas interdisciplinares no cotidiano dos educandos. Assim, foi ministrada uma aula interdisciplinar, com o objetivo de melhorar a compreensão dos alunos sobre a fotossíntese. Para isto, utilizou-se a biologia para demonstrar que este fenônemo ocorre nas células vegetais em organelas denominadas cloroplatos, a química para explicar a estrutura da clorofila que devido à conjugação é capaz de absorver radiação visível e a física para esclarecer como ocorre a transferência de energia entre as clorofilas. Finalizando o processo investigativo, foi perguntado se a aula ministrada poderia ser considerada interdisciplinar, uma resposta positiva foi verificada, pois de acordo com eles a aula “reuniu várias matérias para explicação do fenômeno” e “não utilizou somente a química, mas também a biologia e a física para esclarecer o fenômeno”. Assim, explicar fenômenos presente no cotidiano dos alunos utilizando aulas interdisciplinares constitui-se uma importante ferramenta didático/pedagógica.

CONCLUSÕES: A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento global para os alunos, rompendo com as fronteiras das disciplinas. É possível a integração dos conhecimentos da química com os de outras disciplinas visando garantir uma melhor compreensão de fenômenos científicos presente na vida dos educandos. Com a ajuda da interdisciplinaridade somos capazes de enxergar o todo com ajuda das partes, isto é, a conexão entre duas ou mais disciplinas é de fundamental importância na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: A escola pública localizada no Município de Sobral-CE onde foi realizada a pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.