TÍTULO: PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DINAMIZAR AULAS DE INICIAÇÃO DE NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SILVA, C. K.O (UFRN) ; MARTINS, I. S. B. (UFRN) ; SOUZA, H. Y. S. (UFRN) ; SILVA, I. M. (UFRN) ; SOUZA, J. S. (CEFET-RN) ; NOGUEIRA, J. P. A. (UFRN)

RESUMO: Este trabalho resultou de uma preocupação por parte dos professores de química do ensino médio em dinamizar as aulas teóricas de nomenclatura de química orgânica, com o objetivo de minimizar a monotonia dessas aulas, buscando despertar no aluno sua criatividade e auxiliando-o no processo de ensino-aprendizagem. O material didático utilizado foi escolhido para ser de fácil acesso para os alunos reproduzirem, dados feitos de cartolina e isopor, e ao jogar os dados é então montada a estrutura ludicamente e depois apresentada visualmente pelo próprio aluno. Conclui-se que o material didático foi satisfatório e então motivada a sua continuação do uso do jogo para posteriores funções de química orgânica.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; nomenclatura; jogos

INTRODUÇÃO: O professor, durante as aulas de química, deve organizar atividades relevantes para a aprendizagem dos alunos e acompanhar o trabalho destes nas diferentes fases da seqüência planejada. Considerando essa visão, é importante que o professor possa propor estratégias que subsidiem a construção do conhecimento por parte dos seus alunos nessas aulas. Desse modo, selecionou-se o jogo didático como uma atividade lúdica para trabalhar alguns conceitos básicos de nomenclatura de química orgânica, abrindo a visão do aluno para outros questionamentos como, por exemplo, as funções orgânicas e suas respectivas propriedades e aplicações no cotidiano. De acordo com Luckesi (2000), lúdico é a atividade que propicia uma experiência de plenitude, em que nos envolvemos por inteiro, estando flexíveis e saudáveis. A elaboração de uma estratégia lúdica capaz de motivar e estimular debates entre os alunos é de grande relevância, pois várias pesquisas em Educação Química e em outras áreas de ensino têm colaborado para a importância na investigação de novos caminhos que permitam o indivíduo a construção do conhecimento voltado para um maior e mais motivado processo de aprendizagem. Foi identificada a problemática da aprendizagem em nomenclatura no ensino médio, pois essa, muitas das vezes, torna-se aulas monótonas. O objetivo é apresentar uma maneira complementar de ensino-aprendizagem relacionando os compostos orgânicos, neste caso hidrocarbonetos com suas propriedades e representações, levando o aluno a conhecer e identificar o assunto ministrado.

MATERIAL E MÉTODOS: O professor escreve como a tab. 01
Regras:
Se o primeiro dado indicar um carbono, não será necessário jogar os outros dados; Se o primeiro dado indicar dois ou três carbonos, não é necessário jogar o terceiro; Se o dado de carbonos indicar quatro ou cinco carbonos, este será limitado a ser interpretado como número ímpar ou par; Se o segundo dado, cair em ligações saturadas, o terceiro não precisará ser jogado.
Materiais:
3 dados, o primeiro com 6 faces de 1 a 6 carbonos, indicando o número de carbonos; o segundo com a quantidade de ligações (simples, dupla e tripla), sendo duplicada cada ligação; o terceiro, informando a posição do carbono da insaturação (posição 1, 2 ou 3) se for o caso, sendo duplicada cada face e 16 (dezesseis) cartas complementares, informando as respectivas propriedades e aplicações dos hidrocarbonetos.
METODOLOGIA
Divide-se a turma em até 6 (seis) grupos (cinco alunos por grupo) e decide-se o grupo que iniciará a rodada. Os grupos jogam o dado de número de carbonos e terá prioridade do menor número para o maior. O grupo inicial joga o primeiro dado (N° de carbonos) e verificam-se as regras. Ao ter o composto formado ludicamente, um representante do grupo desenhará a estrutura no quadro e seu nome e se estiver correta, o professor entregará a carta correspondente ao grupo que então lerá as informações complementares da carta sobre o composto para a turma. E então, passa-se a vez para o seguinte grupo, se o primeiro grupo tiver errado, o segundo não precisará jogar os dados e tem a função de corrigir o primeiro, e se algum grupo jogar os dados e bater em algum composto que já tenha sido trabalhado, este terá a chance de jogar novamente, o fim do jogo será quando acabarem as cartas e o grupo com o maior número de cartas será o grupo vencedor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao término da aula percebeu-se grande motivação dos alunos em tentar descobrir quais seriam os hidrocarbonetos ao jogar os dados. Em geral, a turma mostrou-se satisfeita e interessada em repetir esta metodologia em um nível de maior dificuldade de funções, as cartas como mostrado da figura 01, serviram de fundamental complemento para a aplicação do material.





CONCLUSÕES: Conclui-se então que o material didático mostrou resultados positivos, tendo sido atingidos os objetivos propostos. A partir da utilização deste material didático pedagógico, fica como proposta para próximos trabalhos, a aplicação deste subsídio para as posteriores funções de química orgânica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
LUCKESI, C. C. Educação e prevenção das neuroses futuras: uma proposta
pedagógica a partir da biossíntese. In: LUCKESI, C. C. (org.) Ludopedagogia-Ensaios, Educação e ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: o Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 300p.