TÍTULO: ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; RIBEIRO, F.A.C. (UECE)

RESUMO: Com o objetivo de analisar o estudo da Química no ensino fundamental das escolas públicas de Fortaleza, buscou-se, inicialmente, fazer um levantamento da prática didática do ensino da Química no ensino fundamental, buscando sua aplicabilidade no ensinamento diário em sala de aula. Os livros didáticos foram analisados, como também os textos criados pelos próprios professores, chamando atenção para o cuidado que se deve ter quando for elaborar esses textos. Os resultados apontam, por parte dos alunos, a importância em descobrir a relação da Química com as suas atividades diárias. Aplicou-se questionários para professores e alunos de três escolas da rede pública da cidade de Fortaleza, obtendo-se assim informações preciosas para a análise proposta para este trabalho.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química

INTRODUÇÃO: A escola por intermédio dos professores deve favorecer o entendimento da Química como uma matéria que se faz presente na vida das pessoas. A desmistificação dessa matéria aumentará o interesse dos estudantes em aprender cada vez mais um conteúdo que tem tudo a ver com o seu cotidiano. Para desenvolver este trabalho, foi empregada a metodologia da revisão bibliográfica consultando os autores Chassot (1990,1992 e 2001), Araújo e Maldaner (1992) e Barcellos (1990) e outros que subsidiaram a pesquisa. Também contou com uma pesquisa de campo na aplicação de questionários. Esses questionários tiveram o objetivo de coletar informações acerca da prática do ensino de Química nas escolas do Ensino Fundamental. Como resultado da pesquisa pode-se dizer que as curiosidades e expectativas foram atendidas plenamente. Tanto a parte bibliográfica como as questões respondidas pelos alunos e professores revelaram que esse tema não se esgota em trabalho nenhum, pelo contrário, cada trabalho publicado se transforma em mais um ponto de debate e de outra pesquisa sobre o tema. O tema é inesgotável, porém se faz necessário aumentar as pesquisas e revisar o estudo e a prática do ensino da Química nas Escolas públicas do Ensino Fundamental.



MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para a execução desta pesquisa sobre o ensino de Química no Ensino Fundamental nas escolas públicas foi uma parte bibliográfica e uma parte de campo. A revisão bibliográfica constou da consulta aos autores dedicados à Educação Química. A pesquisa de campo constou de: a) Seleção das três escolas. b) Visitas às escolas para início da pesquisa. c) Reconhecimento estrutural das escolas e sua metodologia pedagógica no ensino da Química. d) Identificação dos grupos que seriam pesquisados. e) Aplicação do instrumento da pesquisa (questionários). Foram aplicados dois questionários: um para os professores e outro para os alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Das três escolas aplicou-se os questionários para sete professores e cento e trinta alunos. Foi realizado análise das respostas dos alunos e professores. Ao se perguntar ao aluno se em suas primeiras aulas de Química ele sentiu-se estimulado a prosseguir em estudar ainda mais esta disciplina, 73% responderam que sim, 17% já disseram que não e 10%, disseram mais ou menos. Sobre a pergunta: “Você acha que o ensino da disciplina de Química ajudará a entender a origem de materiais e objetos que estão presentes no seu cotidiano? 94,6% responderam que sim, 1,5% afirmaram que não, 1,5% disseram mais ou menos e 2,4% não responderam. 89,2% responderam que as aulas experimentais facilitam à aprendizagem, 0,8% disse não e 10,0% informaram talvez. Na visão dos alunos pode-se ver que a existência de um laboratório em sua escola seria de grande importância. Perguntado aos professores se os conteúdos condizem com a realidade e se são apropriados, 44% se posicionaram com um sim, concordando com os conteúdos abordados, mas cada um tecendo sua opinião particular. 28% concordam que não, confirmando com seus comentários. Os 28% restante ficou com o mais ou menos, fazendo observações interessantes. Sobre os recursos didáticos mais adequados, os professores sugeriram que para a melhoria do ensino de Química no Ensino Fundamental devem ser incrementadas as aulas em laboratório, as aulas de campo, maior uso dos livros didáticos, uso de tecnologias educacionais e visitas.

CONCLUSÕES: Observou-se deste trabalho que se a Química nas Escolas de Ensino Fundamental for ministrada por professores que aplique melhor os recursos disponíveis, proporcionarão maior estímulo para os alunos estudarem essa disciplina. Também ficou patente o uso de aulas experimentais para facilitar a aprendizagem, como também visitas de campo para mostrar a atuação da Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, M.C.P. e MALDANER, O.A. A participação do professor na construção do currículo escolar em Ciências. Espaços da Escola. Ijuí: UNIJUÍ, n. 3, 18-28 ,1992.
BARCELLOS, Eronita S.(Coord.) Quarta série: identidade e função no currículo de primeiro grau. Ijuí: UNIJUÍ, 1990.
CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o nosso ensino de química. Espaços da Escola. Ijuí: UNIJUÍ, n. 5, p. 43-51, 1992.
________. A educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.
________. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 2 ed, Rio Grande do Sul/Ijuí: Unijuí, 2001.