TÍTULO: DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS DISCENTES NAS ESCOLAS DE BELO JARDIM, TORITAMA, SANHARÓ E CACHOEIRINHA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO.

AUTORES: LARANJEIRA, J. M. G. (FABEJA)

RESUMO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de análise quantitativa com o objetivo de apurar opiniões e atitudes explícitas dos entrevistados sobre as dificuldades dos docentes no processo de ensino-aprendizagem de Química nos municípios de Belo Jardim, Toritama, Sanharó e Cachoeirinha no Agreste de Pernambuco. Nenhum dos professores investigados tem graduação ou curso de especialização em química. As principais dificuldades relacionadas pelos professores neste estudo foram a falta de recursos e materiais didáticos e de estrutura física para o desenvolvimento de aulas práticas, indisciplina e desinteresse dos alunos pelo aprendizado de Química. A maioria dos professores aponta para a necessidade de capacitação continuada para o ensino de Química e a Faculdade de Professores de Belo Jardim poderá ser importante para a capacitação destes docentes a nível regional.



PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizado, química, dificuldades

INTRODUÇÃO: Mesmo tendo por objeto de estudo as características e transformações dos materiais que permeiam o nosso mundo físico percebe-se, claramente, que são grandes as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essas dificuldades têm sido sinalizadas pelo desinteresse dos discentes no processo de ensino-aprendizado dessa disciplina que tem sido considerada de difícil entendimento pela maioria dos mesmos. O conhecimento das causas que dificultam o processo de ensino-aprendizado de Química numa visão ampla da prática pedagógica (docente-discente) é de grande importância para o planejamento e desenvolvimento de um ensino claro, dinâmico, integrado com o saber nato da comunidade e contextualizado através de experiências realizadas em laboratório. Este estudo teve como objetivo principal investigar as dificuldades dos docentes de Química, das escolas das redes pública e particular de ensino, nos municípios de Belo Jardim, Sanharó, Toritama e Cachoeirinha e conhecer as relações entre as dificuldades levantadas pelos docentes nestes municípios, visando melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem desta disciplina.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de análise quantitativa com o objetivo de apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados sobre a problemática investigada. Foi identificado um total de 17 professores de química das escolas públicas e particulares destes municípios no agreste de Pernambuco dos quais dez participaram voluntariamente da pesquisa, o que representou uma amostra probabilística representativa de 58,8% do número de docentes de Química nestes municípios. O estudo foi feito através da aplicação de um questionário avaliativo, com identificação opcional do professor, contendo perguntas objetivas e subjetivas sobre a problemática investigada. O dados foram tabulados e analisados estatisticamente através do software Excel da Microsoft.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nenhum dos docentes tem graduação em Química, mas em Matemática (40%), Biologia (40%) e História (20%). A maioria é especialista em Matemática (30%), Biologia (20%), Geografia (10%) e Sexologia (10%). Nenhum tem curso de pós-graduação para o ensino de Química. As dificuldades vivenciadas pelos docentes foram: falta de recursos e de material didático (27%), especificamente para o desenvolvimento de aulas práticas (22%), ausência de capacitação continuada (18%) e de planejamento interdisciplinar (5%). As dificuldades relacionadas aos discentes foram: desnivelamento (9%), indisciplina (5%) e desinteresse (14%). De acordo com o estudo 50% das dificuldades se referem à falta de material didático, de estrutura física e de insumos para o desenvolvimento de atividades experimentais, demonstrando que o ensino médio de Química continua sendo eminentemente teórico. Estas atividades são importantes e devem ter o fim específico de ensinar o discente, de modo sistemático, a pensar quimicamente (PAWLICKA et al., 2000). A pesquisa aponta para a necessidade urgente do desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para a capacitação continuada dos professores de Química no Agreste de Pernambuco, evidenciada pela falta de formação específica e/ou especialização para o ensino de Química dos professores pesquisados. A ausência de atividades de laboratório e a desnivelamento dos discentes podem ter uma relação direta com o desinteresse dos discentes pela disciplina (14%) e indisciplina dos mesmos (5%). Um dos caminhos alternativos pode ser a exploração de temas atuais, fascinantes e significativos para a realidade social do discente, proporcionando, dessa forma, a renovação dos conteúdos programáticos escolares e a motivação para o processo de ensino-aprendizado de Química.



CONCLUSÕES: É essencial o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para melhoria da qualidade do ensino médio e fundamental, para a instalação e manutenção dos laboratórios de química e para a formação continuada dos professores nestas escolas. Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim poderá desempenhar um papel importante para esta capacitação na região. Também se faz necessário diagnosticar as dificuldades dos discentes no processo de ensino-aprendizado de Química nestas escolas de forma a apontar soluções democráticas para a problemática investigada.



AGRADECIMENTOS: Aos gestores e docentes das escolas participantes da pesquisa e aos docentes do primeiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FABEJA.<b

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PAWLICKA A., Silva, P. B. Filho e Curvelo, A. A. Químicos Brasileiros Esquecidos Adelino Leal – um Professor que Ensinava no Laboratório. Química Nova, v. 23, n. 4, p. 571, 2000.